NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 


 

Mês de outubro

 

E o mês de outubro chegou! 

Um mês abundante em significado humano e espiritual, pois foi o mês do Rosário, das missões e da celebração do Centenário da última aparição de nossa Senhora aos Pastorinhos.
Para além deste lado espiritual, tivemos também as eleições autárquicas, a comemoração do 5 de outubro – Implementação da República e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Foram ainda dinamizadas diversas atividades  que assinalaram outras comemorações, tal como nos elucida o Boletim Vida Ativa.

Boletim Vida Ativa - mês de outubro

 

 

Em 2002, o Centro Social e Paroquial de São Bento, alargou o seu âmbito de intervenção ao apoio no domicílio. Valência que desde essa data tem vindo a crescer, quer em termos de serviços, quer no âmbito da sua abrangência, sendo que tem à sua responsabilidade os concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente, Porto Moniz, Câmara de Lobos e a freguesia de São Martinho.

Para sinalizar estes 15 anos de esforço e dedicação, organizou-se um jantar convívio, no passado dia 31 de outubro, com todos os colaboradores da Valência SAD e de Apoio Social da UAID. Convívio pautado por muita alegria e animação, como é notório nas imagens que se seguem.

 


 

 

E chegou setembro, com ele veio a estação do outono, mas continuaram os dias de muito sol e bem propícios à realização das diversas atividades  promovidas pelo CSPSB, tal como pode ser verificado no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de setembro

 

Atividade  "Um Dia com a Natureza"

 

No passado dia 24 de setembro alguns dos colaboradores das diferentes valências do Centro Social e Paroquial de São Bento juntaram-se para um dia bem diferente... "um dia com a natureza!"
AAA
Apesar do outono já ter chegado, São Pedro brindou-nos com um lindo dia de sol! Após uma excelente caminhada pela Levada do Alecrim, deliciámo-nos com um piquenique nos Estanquinhos!
Foi um dia de muita Alegria, Divertimento e Partilha,  tal como podemos visualizar no video que se segue:
aaaaaaa

 

 


 

 

 

O mês de agosto  foi repleto de sabor a sol e mar,  incentivando as valências de Lar, Residência, Centros de Dia e de Convívio a  continuar com as  idas à piscina, as visitas culturais, os passeios pela região, tal como podemos observar no Boletim Vida Ativa.

Foi ainda o mês de festejar o vigésimo primeiro aniversário da nossa Instituição.

 

Boletim Vida Ativa - mês de agosto

 

 


 

Protocolo de Cooperação com o Instituto CRIAP

 

Foi estabelecida parceria com o Instituto CRIAP, dando a possibilidade de oferecer a todos os associados, profissionais e colaboradores do CSPSB, a possibilidade de usufruírem de descontos no âmbito da formação, de acordo com critérios predefinidos.  

 

 

O Instituto CRIAP, dedica-se ao ensino especializado e apresenta uma oferta formativa nas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais.

Tem um modelo de atuação que engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando dar uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que nos procuram.

Está sediado no Porto e realiza formações presencialmente em Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores. Para além disso, oferece formações à distância (e-learning) permitido levar o conhecimento cientifico além-fronteiras.”

 Para mais informações pode consultar  em  http://www.institutocriap.com/.

 

 


 

 

 

Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da colaboradora do Serviço de Ajuda Domiciliária, a Sra. Ilda Abreu! Uma pessoa cheia de energia, que muito contribuiu para o bom funcionamento deste serviço.

A Direção do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, bem como todos os colegas, endereçam sentidas condolências à sua família e amigos, neste momento particularmente difícil de pesar e dor!

 

 


 

 

 

Julho começou em grande… Com mar, sol e alegria!! 

Em pleno verão o mês revestiu-se de muito sol, calor, idas à piscina, convívios e comemorações, como podemos verificar pormenorizadamente no Boletim que se segue:

 

 

Boletim Vida Ativa - mês de julho

 


 

Mês de junho

 

Com os dias a aquecer e a lembrar já o verão, junho,  foi mês  de alegria no ar, das fogueiras e dos balões. Foi com muita animação que se celebrou e festejou os Santos Populares.

Foram ainda  dinamizadas outras atividades que contribuíram para um clima de muita festa e alegria, garantindo grande confraternização entre os idosos e os colaboradores, estando explícito no boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - Mês de junho

 


 

Mês de maio

O mês de maio caraterizou-se pela comemoração de diversas datas significativas, como o Dia do Trabalhador, o Dia da mãe, o Dia da Flor, o Dia do concelho da Ribeira Brava, entre outros, os quais pode ver mais ao pormenor no Boletim que se segue.

 

Boletim Vida Ativa - Mês de maio

 


 

Visita da Chama da Solidariedade ao concelho da Ribeira Brava

 

Foi num ambiente de festa e de muita animação que a Ribeira Brava acolheu a Chama da Solidariedade no passado dia 29 de maio.

A Chama percorreu todas as freguesias do concelho, tendo sido notória a envolvência e a união das diferentes Entidades e Instituições. De salientar que esta Chama representa valores como a união e a fraternidade, que devem nortear a intervenção das várias instituições da comunidade, com o intuito de ajudar o próximo.

De seguida apresentamos um pequeno registo da passagem da Chama pelas freguesias (Campanário, Serra de Água, Tabúa e Ribeira Brava):

 

 


 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2016.

 

CSPSB - Relatório e Contas 2016

 


XIII Festa da Solidariedade

No âmbito da XIII Festa da Solidariedade, no próximo dia 29 de maio, a Ribeira Brava terá a honra de receber a Chama da Solidariedade.

A Festa da Solidariedade é um evento, de cariz nacional, promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. A Chama da Solidariedade simboliza valores, como a união, a fraternidade, que devem nortear a intervenção das várias instituições da comunidade, com o intuito de ajudar o próximo.

Apareça e faça parte desta festa!

 

                               

                            

                            

                           

                             


 

Mês de abril

Este mês foi na verdade de encanto. Foi um mês risonho, com a comemoração do dia do sorriso e um mês gentilmente recheado de festividades, saídas culturais, entre outras atividades. 

Momentos esses retratados no Boletim Vida Ativa que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - abril

 


 

Mês de março  

O mês de março é caraterizado pelo mês da Primavera, da árvore e da mulher!

Como podemos verificar no Boletim Vida Ativa, foi um mês preenchido pelas comemorações festivas, celebrações e saídas recreativas:

 

Boletim Vida Ativa - março

 


 

 

Mês de fevereiro

O mês de fevereiro é o mais pequeno do ano, mas nem por isso menos intenso.  Como diz o ditado popular “Em fevereiro chuva, em agosto, uva.” Não sabemos o que irá acontecer no mês de agosto, mas em fevereiro fez-se jus ao adágio popular, já que o mês foi abundante em chuva, frio e em atividades, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - fevereiro

 


 

 

 E já estamos em 2017!!

janeiro foi um mês onde se sentiu ainda um “cheirinho” da "festa" , com os festejos do Dia de Reis e do Stº Amaro. Foram ainda desenvolvidas outras iniciativas, que podem ser consultadas no boletim de janeiro:

 

 Boletim Vida Ativa - Mês de janeiro 2017

 

 



 

 

   Mês de dezembro

 

 

 

Em dezembro veio o frio, veio o Natal, as missas do parto, a carne vinho e alhos, a visita às iluminações, entre outras atividades, as quais podem ser vistas no boletim "Vida Ativa" que se segue:

Boletim Vida Ativa - Mês de dezembro

 


 

Com a aproximação do Natal, e de forma a celebrar esta época festiva,  foi feito um jantar convívio entre os colaboradores do CSPSB, no dia 7 de dezembro.

Foi notória a boa disposição e a animação entre todos os participantes!  


 

 

VOTOS DE UMAS BOAS FESTAS!

 

 


 

 

Mês de novembro

 

Em novembro foram realizadas diferentes atividades que proporcionaram o reviver das tradições e das memórias de antigamente, descritas com a emblemática frase “no meu tempo era assim…”  

Foi um mês repleto de atividades, que podem ser verificadas no seguinte boletim:

 

Boletim Vida Ativa - Mês de novembro

 


 

Mês de outubro

 

Diz a sabedoria dos nossos idosos que em outubro é tempo de semear, já que o clima é favorável à renovação dos campos e ao desabrochar das plantas, oferecendo colheitas em abundância. 

E ao refletirmos no final do mês, pode mesmo dizer-se que…  A COLHEITA FOI ABUNDANTE … EM ALEGRIA, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - Mês de outubro

 


 

 

No seguimento das comemorações do 20º Aniversário do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, o Jornal da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade publicou uma noticia relativa à festa realizada para os colaboradores de todas as valências, a qual pode ser visualizada no link que se segue:

 

http://www.solidariedade.pt/site/detalhe/12806#

 


 

Mês de setembro

 

 

Foi o fim de um caloroso Verão… A temperatura, apesar de um pouco mais amena, não nos impediu de desfrutar de uma grande variedade de atividades ao ar livre, que foram recheadas de muita cumplicidade e boa disposição, tal como é visível no Boletim Vida Ativa que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - setembro 2016

 


 

Mês de agosto

 

A 11 de agosto, o Centro Social e Paroquial de S. Bento comemorou o seu 20º Aniversário!

Passaram 20 anos, desde que um grupo da comunidade Ribeirabravense uniu esforços por uma causa, em prol da população mais desfavorecida do concelho!

Com o passar dos anos a Instituição cresceu e abraçou a política de saber fazer mais e melhor.  A qualidade, a inovação e a solidariedade são o pilar da nossa intervenção. O bem-estar daqueles que servimos e o sorriso que nos é retribuído é o nosso alento. 

No dia 19 de agosto, foi realizada uma festa para todos os colaboradores do CSPSB, tendo sido realizada uma celebração litúrgica.  A festa seguiu-se no Lar de São Bento com o beberete e socialização entre os vários elementos da direção, entidades oficiais, convidados, colaboradores e  amigos do Centro. 

 

 

 

Foi também realizado o lançamento do livro “O Pequeno Rodrigo”, da autoria de Magna Rodrigues, Diretora Técnica  da Casa de Abrigo. A história debruça-se sobre a problemática da violência doméstica e a díficil decisão de integrar uma Casa de Abrigo como forma de proteger as vítimas. De ressalvar que esta publicação contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Neste link poderá visualizar a referida historia:  O Pequeno Rodrigo

 

Além da festa comemorativa dos 20 anos da Instituição, no mês de agosto, foram desenvolvidas diversas atividades, as quais poderemos ver no Boletim Vida Ativa que se segue: 

Boletim Vida Ativa - agosto 2016

 


 

O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava está de PARABÉNS pelos seus 20 anos de existência!

 


 

Mês de julho

julho é mês de calor, de praia, de festa popular, de muita animação e descontração!!

Segue-se o boletim onde poderá verificar as principais atividades desenvolvidas, neste mês, pela nossa Instituição.

 

 Boletim julho 2016

 


 

 

Mês de junho

 Mês de junho, altura de festejar os Santos Populares e não só...

Durante o mês de junho, foi realizado um vasto leque de atividades, procurando ir sempre de acordo com as expetativas e interesses dos cidadãos envolvidos nas valências do CSPSB, como podemos verificar no Boletim que se segue: 

Boletim junho

 


 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2015 .

Relatório e Contas 2015

 


 

 

Mês de maio

O mês de maio foi repleto de comemorações e tradições.
Fizemos uma homenagem especial a todas as mães, com particular ênfase para Nossa Senhora de Fátima - nossa mãe do céu.

Segue-se o "Jornal Vida Ativa" referente ao mês de maio.

 

 Boletim maio

 


 

 

Mês de abril

 

Diz o velho ditado: "abril, águas mil!" Na nossa Instituição, pode -se dizer que: "Em abril, atividades mil, pelo vasto leque de atividades dinamizadas, tal como é possível constatar  no "Jornal Vida Ativa", que é publicado mensalmente.

Jornal Vida Ativa - 2016 Abril

 


 

 

Mês de março

Diz o adágio popular que  “março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão”.

O mês de março, nem sempre nos trouxe manhãs de inverno e tardes de verão, certo porém, foi que o mês foi preenchido de comemorações festivas e saídas recreativas. Mas a experiência vivida com maior entusiasmo, evidente no brilho dos olhos de cada um, foi a visita de um dia ao Porto Santo, em comemoração da primavera.

 

Entrega de Certificados de Formação 

Teve lugar no dia 2 de março, no Estabelecimento Vale Formoso, a entrega de certificados pela Sra Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais,  às Ajudantes de Ação Direta, admitidas recentemente para o Serviço de Ajuda Domiciliária.

Peça de Teatro -  “A Rir a que Estamos Bem" 

No dia 04 de março, os cidadãos das diversas valências, tiveram  a oportunidade de assistir à peça de teatro “A rir a que estamos bem”, em cartaz no Centro Cultural John dos Passos. Os clientes apreciaram o espectáculo e diríamos mesmo que, aproveitaram para usar e abusar de uma boa gargalhada.

 

Comemoração do Dia da Mulher

No dia 08 março, comemorou-se o dia da mulher com duas atividades: um grupo de clientes participou no karaoke musical, a convite  do Hospital João de Almada e outros, desfrutaram da visualização de um filme alusivo ao tema, “Maria Papoila”, nas instalações do Lar de São Bento.

 

Festa do Padroeiro da Ribeira Brava

No fim de semana 12 e 13 de março, realizou-se na Igreja Matriz da Ribeira Brava a festa em homenagem a São Bento. Assim, no dia 12, para iniciar as festividades, os clientes do Lar e Residência para Idosos, participaram na novena em honra do seu Padroeiro. E nesse mesmo dia, realizou-se uma sessão cultural sobre a vida e obra de São Bento.

 

Comemoração do Dia de São José e Dia do Pai 

Uma vez mais e a convite do Estabelecimento Bela Vista, alguns clientes participaram na tradicional festa e arraial de São José. Nas valências do CSPSB, o dia foi comemorado com uma oração a São José e debate muito participativo sobre a figura do Pai, que enterneceu os corações e apelou às memórias da infância. Foi também muito interessante a comparação entre as representações da figura paterna dos tempos de ontem e dos tempos de hoje.

 

Realização da I Feira da Economia Social e Solidária  

Nos dias 18 a 20 de março, o Centro Social e Paroquial de São Bento não podia deixar de se fazer representar na Primeira Feira da Economia Social e Solidária, que teve lugar no Madeira Tecnopólo, com a exposição dos trabalhos realizados pelos idosos e iguarias, tão elogiadas, por deliciarem os visitantes. Para mais informações pode aceder: http://feiraeconomiasocial.pt/feira.html

 

Visita ao Porto Santo

Este dia foi verdadeiramente muito especial para os clientes das diferentes valências, já que muitos nunca tinham viajado de barco, ou tido a oportunidade de conhecer a ilha do Porto Santo.

O dia começou bem cedo e foi notório o cansaço, ao final do dia, que foi aproveitado ao máximo. Mas, como diz o ditado: “Quem corre por gosto não cansa”. Assim foi a nossa visita, que foi vivenciada com grande entusiasmo e com deleite pelos encantos da ilha dourada, o bom tempo e amabilidade da gente da ilha.

A viagem só foi possível com a colaboração das autarquias da Ribeira Brava e Porto Santo. Um bem haja a todos aqueles que tornaram possível esta viagem e certamente, a concretização de um sonho para muitos dos clientes.

Comemoração do Dia da árvore, da água, da Floresta e da Primavera 

Entre os dias 21 e 22, comemorou-se o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Água, com visita guiada à Central Hidroelétrica da Serra de Água. Neste contexto, procurou-se dar a conhecer a importância desta energia renovável e o processo de transformação da energia hidráulica em energia elétrica.

 

Celebração da Páscoa

No dia de Páscoa, ou o “Domingo da Alegria”, alguns idosos aproveitaram para participar na missa da Ressurreição e outros clientes puderam ver a passagem da procissão nos jardins da Instituição. Depois seguiu-se  o almoço com as iguarias tradicionais da época.

No dia seguinte, os clientes das várias valências do CSPSB, tiveram oportunidade de usufruir de uma atividade intergeracional, com crianças da valência Casa de Abrigo, que “brincaram” todos juntos, à “Caça ao Ovo”,  nos jardins do Lar de São Bento. Depois de encontrarem os diferentes ovos espalhados pela casa, seguiu-se um lanche convívio, onde não faltou as tradicionais amêndoas e bombons de chocolate.

 

 


 

1ª Feira de Economia Social e Solidária

Nos dias 18,19 e 20 de março decorrerá no Tecnopolo, a 1ª Feira de Economia Social, promovida pela Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais. Na qual o Centro Social e Paroquial de S. Bento estará representado, de modo a divulgar e promover a nossa instituição.

 

www.feiraeconomiasocial.pt


  

Mês de fevereiro

 

Conforme marca o calendário, o mês de fevereiro é o que tem menos dias no ano.

Apesar disso, o mês foi vivido com muita emoção e intensidade.

 

Carnaval

Em fevereiro, os clientes das várias valências do CSPSB, integraram o “Sótão Mágico”, nome dado à trupe de foliões, que se disfarçaram de bonecos de trapos. Mas como “brincar” também dá fome, nestes dias não dispensamos os sonhos e as malassadas.

Ao iniciar o mês, mais propriamente no dia 02 de fevereiro e a convite da Fundação João Pereira, os clientes do CSPSB participaram numa tarde convívio com os clientes daquela Instituição. Foi um momento que contou com um "pézinho" de dança, ao ritmo da música carnavalesca e com muito boa disposição à mistura.

Na sexta-feira, dia 05 de fevereiro, a trupe “Sótão Mágico” desfilou no cortejo de Carnaval e animou as ruas da Ribeira Brava, juntamente com as crianças das escolas deste concelho. Durante a tarde, nos jardins do Lar de São Bento realizou-se um “baile de carnaval”, com a presença dos clientes das várias valências, trajados a rigor. Ao ambiente e som carnavalesco, foi adicionada uma boa gargalhada, que se proporcionou com uma peça de teatro, dinamizada pelas colaboradoras - “A Maria da Serra e sua filha” e como é claro, também não faltou as tradicionais malassadas com mel de cana.

Já no domingo, 07 de fevereiro, a trupe fez-se representar no cortejo trapalhão, que se realizou na Ribeira Brava, com idosos, colaboradores e alguns dos seus familiares, dando mais brilho e folia a esta tarde. No fim do desfile, fomos convidados pelo município a assistir a um momento musical e a lanchar na baixa da vila. Como dizia uma idosa,“vou dizer ao meu filho, que gostei muito de participar.”

 

A festa continuou pela semana fora, já que a 12 de fevereiro, fomos convidados a sambar mais um bocadinho, desta vez, no Lar de São Francisco, na Festa Grega, com o tema: “Deuses do Olimpo”. Foi com grande orgulho que vimos a nossa fantasia de boneca de trapos ser premiada com o terceiro lugar, no concurso de trajes.

Quarta -feira de cinzas

Depois da euforia do Carnaval, o dia 10 foi marcado pelo início das comemorações religiosas relacionadas com a Quaresma, sendo neste contexto, que alguns idosos assistiram à missa de quarta-feira de cinzas.

Dia da amizade

Neste mês, não deixamos também, de recordar o dia do doente (11 de fevereiro), onde se fez uma oração e visita aos clientes acamados da nossa Instituição, expressando assim, o nosso apoio e dando algum ânimo àqueles que encontram no leito o seu conforto.

O dia 14 de fevereiro é dedicado ao amor e à amizade, assim os clientes ajudaram nas decorações dos espaços e decidiram oferecer “corações” com quadras alusivas ao tema a alguns elementos da comunidade.

Visita de Nossa Senhora de Fátima à Madeira - Ribeira Brava

O mês de fevereiro também ficou emocionalmente e espiritualmente marcado pela presença da Imagem Peregrina na Igreja da Ribeira Brava, nos dias 20 e 21. Esta visita foi recebida com muito entusiasmo por parte dos idosos que quiseram participar na missa, ou simplesmente ir até à beira da imagem para vê-la mais de perto e fazer uma oração. Esta atividade contou com a presença e apoio de familiares, amigos, colaboradores e grupo de escuteiros que prontamente ajudaram os idosos na deslocação dos mesmos até à Igreja.

Dia de Passeio

O mês caminha para o fim, mas não sem antes falarmos do nosso passeio em grande grupo, com clientes das diferentes valências.

A ideia seria ver a neve, mas como algumas estradas ainda se encontravam encerradas ao trânsito devido à neve e como o dia nos decidiu brindar com o sol e o bom tempo, optou-se por dar um passeio entre a Calheta e Rabaçal, com paragem para o almoço nos Lamaceiros, no Porto Moniz. Seguiu-se viagem até São Vicente para uma breve paragem na marginal para “apanhar ar e esticar as pernas” e finalizamos o passeio com um lanche no Centro de Convívio do Campanário. Foi mais um dia repleto de boa disposição, acompanhado de um sol maravilhoso.

 


 

Carnaval 2016

 

 

Jornal da Madeira, 08 de fevereiro de 2016


 

 

Mês de Janeiro

O mês de janeiro, cheira ao restinho dos licores e broas de mel, cheira a cantigas e a “brincadeiras”, cheira aos Reis e ao Santo Amaro. Foi assim que demos início ao ano de 2016 e nos despedimos da quadra natalícia.

 

Comemoração do dia de Reis

No dia 06 de janeiro, o Lar de São Bento recebeu a visita das crianças do Infantário e  dos clientes do CAO, que animaram os idosos com músicas referentes à quadra festiva.

O Lar de São Bento também comemorou esta data, através de um concerto musical, promovido pelo grupo “Flôr da Idade”, que se realizou ao final do dia, com a presença dos familiares dos nossos utentes.

Quisemos assim, brindar os presentes, com músicas tradicionais madeirenses, alusivas a esta época. Os cânticos apresentados e tão entusiasticamente ensaiados, advieram da sabedoria e das memórias dos nossos idosos, que os cantavam quando iam à missa do galo, quando participavam em romagens, ou quando, iam de porta em porta, por altura dos Reis e do Santo Amaro.

Tudo isto foi possível, com o empenho de toda a equipa, do apoio de voluntários e da alegria das famílias, que ajudaram na animação.

Além de disfrutarmos do momento musical, o mais importante foi estarmos juntos, para louvar e partilhar, a alegria do nascimento do menino Jesus.

Um bem haja a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Visita a Presépios

Como manda a tradição Madeirense, os idosos das diferentes valências, tiveram a oportunidade, de visitar dois presépios fora do concelho (no dia 08 de janeiro). Desta vez, fomos visitar o presépio do Porto da Cruz e o presépio do Jardim da Serra.  A 11 de janeiro, alguns idosos visitaram também os presépios, expostos no quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava.

 

 

Comemoração do Santo Amaro

Não poderíamos deixar de recordar uma vez mais, a festa do Santo Amaro, bem como toda a alegria, boa disposição e descontração que este dia  oferece. É tradição, os idosos visitarem algumas instituições da freguesia para desejarem um bom ano e ajudarem a limpar os armários com a vassoura e pá em punho. E como diz a cantiga:  

“Eu trago a vassoura,

também trago a pá,

senhor abra- me a porta,

 quero varrer já”.

Fomos muito bem recebidos pelas entidades e como agradecimento oferecemos uma pequena vassoura com uma dedicatória ao Santo Amaro, feita pelos idosos.

No dia 17, o Grupo de Ação Católica da Ribeira Brava veio cantar o Santo Amaro ao Lar de São Bento, promovendo muita alegria e animação.

 

 

Visita dos idosos da Associação do Porto Moniz

No dia 21 de janeiro, recebemos a visita dos idosos da Associação do Porto Moniz, que preencheram a tarde de cânticos populares e tradicionais. Foram verdadeiros momentos de alegria e convívio entre os visitantes e os idosos do CSPSB.

 

 

Centro de Convívio do Campanário - nova valência do CSPSB

A partir do mês de janeiro o Centro Social e Paroquial de São Bento assumiu a gestão do Centro de Convívio do Campanário, através de acordo estabelecido com o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM.

Também os idosos desta valência comemoraram o dia de Reis, o dia de Santo Amaro e visitaram os presépios do Curral das Freiras e Jardim da Serra.

 

 


 

 

Lista final de candidatas admitidas para ajudantes de ação direta de 3ª por concelho 

 

Na sequência do concurso aberto para seleção de ajudantes de ação direta de 3ª, para o Serviço de Apoio Domiciliário, somos a informar que após o processo de avaliação, que consistiu na análise/avaliação curricular e entrevista oral e escrita, vimos pelo presente, apresentar as candidatas admitidas, por concelho.

Para ver clique no link abaixo

     

          Lista final de candidatas 

 


  

Mês de dezembro    

Já diz a cantiga popular:  

“Ó meu menino Jesus,

Dizei-me que noite é esta,

Hoje é noite de Natal,

Amanhã dia de festa.”

 

Na nossa Instituição, não foi só o dia de Natal motivo de festa, mas todo o mês de dezembro, que se destacou pelo vasto leque de atividades, todas elas, envolvidas e preenchidas de espírito Natalício.

 

 

 

Almoço convívio - restaurante “Encumeada”

No dia 09 de dezembro, foi promovido pelo Município da Ribeira Brava em parceria com a ADRAMA, um almoço convívio no restaurante “Encumeada”, dirigido à população idosa a frequentar os Centros de Convívio da RAM.

Nesta iniciativa, que contou com a presença da Exma. Senhora Secretária da Inclusão e Assuntos Sociais e outras edilidades, participaram também, os idosos que integram as valências do CSPSB: Centros de Convívio da Serra de Água, Furna e Centro de Dia.

Os idosos agradecem o convite e o momento de grande animação!

 

Simulacro – Evacuação em Situação de Inundação

No dia 10, no âmbito do Plano de Emergência Municipal, foi realizado um simulacro, no Lar de São Bento, visando preparar os colaboradores para a atuar em situação de catástrofe.

O exercício, realizado em colaboração com a autarquia e a Proteção Civil, consistiu no auxílio e saída dos idosos em segurança, do Lar de São Bento, uma vez que a Vila da Ribeira Brava estaria inundada, bem como, a realização de transporte e instalação num Centro de Acolhimento Temporário, localizado no Campanário.

 

Circo

A 10 de dezembro, os utentes das várias valências do CSPSB tiveram a oportunidade de assistir a um verdadeiro espectáculo do Circo Mundial, na Praia Formosa. Esta foi, sem dúvida, uma experiência mágica e uma novidade para a maioria.

Festa - “Era do Gelo”

A tarde do dia 11, foi passada entre o gelo, os esquimós e iglus vindos diretamente da Gronelândia.   

Em ambiente de festa, que se realizou no Lar São Francisco, imperou uma certa surpresa, quando os visitantes se confrontavam com as magníficas estátuas de gelo em exposição. Foram momentos de grande animação, descontração e convívio entre os idosos do Lar São Francisco e idosos do Lar São Bento.

 

“Natal dos Hospitais”

Os idosos do CSPSB foram convidados a assistir ao tradicional espectáculo “Natal dos Hospitais”, no dia 11 de dezembro, na sala de congressos do Casino da Madeira. O evento juntou vários artistas e idosos oriundos dos diversos equipamentos sociais da Região e enriqueceu ainda mais, o espírito natalício, através das suas mensagens de esperança e solidariedade.

 

 

Jantar de Natal

Natal também significa momentos de encontro, alegria e partilha.

Foi esse o espírito colhido e dividido, no jantar de Natal, entre a Direção e os colaboradores do CSPSB, que se realizou no dia 12 de dezembro, no restaurante “Cantinho do Lugar de Baixo”.

O momento agradou pela boa comida, animação e acima de tudo, pela confraternização, entre todos os participantes.

Um bem-haja à Direção do CSPSB por mais esta iniciativa, realizada para os colaboradores.

 

 

Missa do Parto

Já diz o povo, que o friozinho da época, o levantar de madrugada para ir à Missa do Parto é que lembra o Natal. E como, o povo quando fala tem razão, assim fizeram alguns idosos e colaboradores. Fomos todos a Missa do Parto, no dia 15, às 6h da manhã.

Depois da missa, seguiu-se um convívio no Lar de São Bento, onde não faltou a típica canjinha, as sandes de galinha, os licores e a poncha para aquecer. O convívio foi animado pelos cantares da época.  

 

 

Exposição no Museu Etnográfico da Madeira

Ainda no dia 16, os idosos foram à inauguração da exposição intitulada: “Artesanato urbano ou moderno, presépios madeirenses”, no Museu Etnográfico da Madeira. Aproveitamos o momento, para apreciar a exposição de árvores de Natal elaboradas com material reciclado, uma delas, pelos idosos do Lar de São Bento.

 

 

Convívio com os alunos da Escola Básica Padre Manuel Álvares

No dia 17, alguns alunos da EBS da Ribeira Brava, supreenderam os idosos com um espetáculo de animação musical, apresentado no Lar de São Bento, onde foram interpretadas músicas alusivas à época e números de dança. O ambiente foi repleto de alegria e convívio entre alunos, professores e colaboradores do Lar.

 

Feira de Natal

Entre os dias 19 e 20, participamos na tradicional noite do mercado, promovida pelo município da Ribeira Brava. Procuramos assim, deliciar a população que nos visitou, com as iguarias tradicionais da época: poncha, licores de vários sabores, tartes, doces de frutos regionais e as broas.

 

 

Iluminação e Decoração de Natal

Na época natalícia, as cidades e vilas vestem-se de grandiosas iluminações para receberem o Menino Jesus, Salvador e Redentor da Humanidade.

No dia 22 de dezembro, os idosos foram até ao Funchal, onde foram contagiados pela  animação e surpreendidos pela beleza das decorações da cidade, que como alguém dizia “parece um céu aberto”.

 

Missa dos avós e netos

Como já é hábito, no dia 24 de dezembro, ao meio dia, a paróquia da Ribeira Brava dinamiza a “missa dos avós e netos”. Esta missa procura promover um encontro de gerações (avós e netos), que teriam dificuldade em deslocar-se à tradicional missa do galo, dando-lhes a possibilidade de assistirem a um ato de natal. Os nossos idosos contaram com a ajuda, muito prestativa, do grupo de Escuteiros da Ribeira Brava na deslocação até à igreja.

 

Romagens de Natal

Nos dias 25 e 27 de Dezembro, como já é tradição, o Lar recebeu a visita de vários grupos de cantares (da Ponta do Sol, Tabua, da Ave Maria e freguesia da Ribeira Brava). É de louvar a iniciativa destes elementos da comunidade, que compõem as romagens e animam habitualmente a missa do galo, procurando alegrar os nossos idosos com essas músicas.

Foram momentos de muita emoção e de recordação, por parte dos idosos, dos tempos em que alguns, também iam à missa do galo e ouviam os mesmos cantares.

 

Votos de Feliz Ano 2016

A Direção do CSPSB deseja a todos um Feliz Ano Novo, repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.

 

 


 

Abertura-Concurso de Admissão

Clicar para ver o Regulamento

Ficha de Inscrição


 

Votos de Umas Boas Festas

 

 


 

Mês de novembro

 

O mês de novembro é mês das castanhas e como diz a cantiga:

“Quem quer quentes e boas, quentinhas?

A estalarem cinzentas, na brasa.

Quem quer quentes e boas, quentinhas?

Quem compra, leva mais calor p'ra casa.”

                                      (Carlos do Carmo)

                                       http://www.vagalume.com.br/carlos-do-carmo/homem-das-castanhas.html

 

Assim, como manda a tradição, em novembro não faltaram as castanhas, o vinho, as cantigas e a brincadeira.

 

Comemoração do Pão Por Deus

A 02 de novembro, comemorou-se no Lar São Bento, o dia de Todos os Santos e o Pão por Deus, com a presença dos idosos das diferentes valências, onde se explicou a origem e as diferentes vivencias destas tradições.  Foi com muito entusiasmo que os idosos procuraram identificar as imagens dos santos que lhes foram apresentadas e realizaram um cartaz alusivo ao Pão por Deus. Finalizou-se a atividade com um lanche convívio, onde se partilharam os frutos da época.

Dia dos Fieís Defuntos

No dia 03 de novembro, não quisemos deixar de lembrar os fiéis defuntos. Assim sendo, alguns idosos assistiram à missa em memória dos seus familiares e amigos, tendo depois se dirigido até ao cemitério da freguesia da Ribeira Brava, para visitar campas, colocar flores e fazer uma oração por todos os que fizeram parte da “família” do CSPSB e que já  partiram para a eternidade.

 

Comemoração do São Martinho (11 novembro)

Como diz o provérbio:“No dia de São Martinho vai à adega e prova o teu vinho”

Certamente que não foi possível ir à adega para provar o vinho, mas, conseguimos brindar com vinho novo e comer “quentes e boas”, num magusto que se realizou no Lar de São Bento, entre os colaboradores e idosos das diferentes valências, num ambiente de grande alegria e confraternização.

 

Visita da Primeira Dama de Portugal

O mês ía a meio, mais concretamente, no dia 16, quando…

Recebemos a visita da Primeira Dama de Portugal, Dra. Maria Cavaco Silva.

Esta visita teve lugar por ocasião da 7ª Jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, promovida pelo Presidente da República na Região Autónoma da Madeira.

Na sua visita, que muito nos honrou, a Dra. Maria Cavaco Silva privilegiou o diálogo com o nossos utentes.

Foram momentos que a todos emocionou e que ficarão retidos na memória de cada um.

Para mais informações visite o site:

http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/?idc=32&idi=97997&idt

 

Dia da Mundial da Diabetes

Em comemoração do Dia Mundial da Diabetes a Enfermeira do CSPSB, realizou uma ação de sensibilização, onde procurou explicar, aos idosos, as características da doença, a forma de prevenção e como viver com esta patologia.

Sendo o exercício físico e a alimentação saudável, os alicerces de prevenção e combate da doença, aproveitou-se para fazer uma caminhada até à beira mar.

 

Torneio de Bóccia

A 30 de novembro, em comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, organizou-se no Lar de São Bento, um torneio de Bóccia, entre os idosos do CSPSB e os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava, que contou com a presença dos professores de ginástica de ambas as Instituições.

O torneio foi marcado pela competição e preenchido de entusiasmo.

 

Confecção de broas

E como o mês do Natal se aproxima…

Alguns idosos e colaboradores tiveram a oportunidade de confecionar vários tipos de broas, numa das padarias do concelho, para nos delíciarmos no mês da festa.

 

 


 

 Mês de outubro

 

Já os antigos diziam que:

“No mês das nozes sejamos velozes.” “É preciso o trigo guardar e o frio não apanhar”.

O mês de outubro passou na verdade muito rápido, tendo-se procurado acompanhar este ritmo sem esquecer as datas assinaláveis e as nossas tradições.

 

Comemoração do Dia do Idoso – 01 de outubro

Celebramos o dia do idoso no Pedregal, na freguesia do Campanário, a convite da Adbrava, onde se aproveitou a tarde para o convívio com idosos das diferentes freguesias do concelho.

A tarde foi rica em atividades, que tiveram lugar após a Eucaristia, dando aos participantes a oportunidade de desfrutar de uma aula de aeróbica, um desfile de moda – “Chapéu Criativo” e um lanche convívio.

Os nossos chapéus, previamente confeccionados pelos idosos, com material reciclado, alegraram o desfile e evidenciaram-se pela originalidade.

 

 

Celebração da Festa da Vida

No dia 15 de outubro, fomos novamente convidados, no âmbito das Comemorações do Dia do Idoso, a participar na Festa da Vida, organizada pela União das IPSS, no Complexo Desportivo da Água de Pena.

Este evento, que se iniciou com a celebração Eucarística e continuou pela tarde fora com muita animação, foi vivido com alegria e proporcionou momentos de confraternização entre os idosos dos diferentes equipamentos sociais dispersos um pouco por toda a Região.

 

 

Formação aos Colaboradores do CSPSB

Foi proporcionado a 127 colaboradores do CSPSB, formação por um Enfermeiro, intitulada "Cuidados de Higiene à Pessoa com Incapacidade", permitindo deste modo efetuar uma "reciclagem" dos conhecimentos dos profissionais que direta ou indiretamente prestam este tipo de apoio.

 

Visita da Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais ao CSPSB

No dia 20, fomos prendados com a visita, que muito nos honrou, da Exma. Senhora Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, a Dra. Rubina Leal.

A Sra. Secretária procurou conhecer o âmbito de intervenção da Instituição, tendo aproveitado o momento, para conversar com os idosos e inteirar-se de algumas atividades desenvolvidas.

 

Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 outubro)

A caminhar para o fim do mês e já no dia 22, não quisemos deixar de falar na importância de uma alimentação saudável, como forma de garantir bem-estar e evitar diversos problemas de saúde, pelo que se promoveu uma acção de sensibilização junto dos idosos, que se revelou muito participativa.

A roda dos alimentos, os cuidados a ter no caso de determinadas doenças como a Diabetes, ou Doença Renal, foram alvo de reflexão e debate.

Esta atividade contou com a presença da nossa Chefe da Cozinha, que explicou as ementas elaboradas e confecionadas na Instituição, de forma a promover uma alimentação saudável.

Neste mesmo encontro, fez-se alguns jogos de estimulação sensorial com o objetivo dos idosos identificarem, com os olhos vendados e auxílio do tacto /olfacto, os frutos ou legumes apresentados.

 

Festa do Halloween

Para terminar o mês, comemoramos o Halloween, aperaltando a nossas instalações com decorações alusivas à época.

Foi notório o entusiasmo manifestado pelos idosos com a preparação das decorações e com a ornamentação de um cesto de doces para receber a criançada, que todos os anos, no dia 31 de Outubro vêm brincar à doçura ou travessura.

Foi mais um momento de partilha e de animada brincadeira.

 

 


 

Para comemorar o Dia do Idoso, a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS), juntamente com o apoio de algumas Instituições da RAM, está a organizar a III Festa da Vida, agendada para o próximo dia 15 de outubro, pelo que todos os idosos estão convidados a participar nesta que será a sua festa!

 

 

 


 

 

Diz a sabedoria popular que “corra o ano como for, haja em Agosto e Setembro calor”.

A sabedoria popular foi assertiva. Em setembro foram realizadas algumas atividades em jeito de despedida do verão e de boas vindas ao outono já que o bom tempo, que se perpetuou ao longo do mês, quis assim permitir.

 

Atividade de motivação profissional “ Convívio e Brincadeira D´Outrora”

- A atividade motivacional realizada no dia 05 de setembro, já há muito estava programada, mas, o dia prometia!

Com alguma chuva à mistura, os colaboradores do CSPSB deslocaram-se até ao Montado do Pereiro para uma atividade convívio, proporcionada anualmente pela Instituição com o objetivo de promover a confraternização e a união entre os seus colaboradores.

A brincadeira começou com uma Gincana de Jogos tradicionais onde as várias equipas tiveram de disputar os 3 lugares do pódio.

Seguiu-se um almoço convívio que deliciou os presentes e finalizou-se o dia com uma aula de aeróbica.

A boa disposição, a gargalhada, o ambiente agradável de companheirismo foi a tónica permanente deste encontro.

Um bem-haja a todos aqueles que participaram e aqueles que se empenharam na realização de mais esta atividade.

 

Passeio em grupo

Nada melhor que um passeio pela Região, que se realizou no dia 11 de setembro e que contou com a participação dos cidadãos das diferentes valências do CSPSB.

A primeira paragem foi no Paul do Mar onde aproveitamos para fazer uma pequena promenade, seguindo-se depois o almoço nos Lamaceiros, no concelho do Porto Moniz. Depois seguimos o nosso destino, rumo à Ribeira Brava, parando ainda no Posto Florestal da Malhadinha para um breve lanche. Foi um dia recheado de muito convívio e boa disposição entre todos os presentes.

 

Piscina

- Neste mês, foi ainda possível efetuar algumas “brincadeiras” na piscina e para finalizar a nossa época balnear, no dia 15, uma vez que o tempo ficou mais fresco, fomos tomar café à esplanada da piscina, onde nos despedimos do verão, mas ficou a promessa de para o ano voltarmos a repetir a experiência.

 

 

 

Almoço Havaiano

- No dia 17 de setembro, os idosos do Centro de Convívio da Serra de Água participaram num almoço Havaiano, a convite do Lar de São Francisco.

A animação e convívio estenderam-se pela tarde e fizeram recordar as belas praias havaianas com as maravilhosas ondas para prática de surf e os cocktais maravilhosos, servidos ao som do Hula Hula.

 

 

Dia Mundial do Alzheimer

- Em comemoração do dia Mundial do Alzheimer, foram realizados a 21 de setembro, com os idosos das diferentes valências, jogos de estimulação cognitiva e sensorial, por meio dos 5 sentidos, seguindo-se uma ação de sensibilização sobre a temática, promovida pela Enfermeira da Instituição. Nesta acção, procurou-se dar a conhecer as características da demência e sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo como forma de prevenir a doença.

 

 

 


Início do Outono

Para comemorar a chegada do Outono, os idosos coloriram, no atelier de expressão plástica, vários desenhos alusivos à época.

 

 

Visita do Srº Presidente do Governo Regional  ao Centro Social e Paroquial de S. Bento

No dia 29 de setembro, tivemos a honra de receber a visita do Sr Presidente do Governo Regional - Drº Miguel Albuquerque.  Foi feita uma visita ao Lar de S. Bento, tendo ainda sido informado sobre o funcionamento de todas as valências do CSPSB e os serviços prestados. De salientar que teceu elogios à nossa instituição e à forma como se encontra organizada e gerida.

 


 

Mês de agosto

Agosto foi um mês repleto de animação, confraternização e experiências muito enriquecedoras.

 

Comemoração dos 25 anos de Sacerdócio – Pe. Bernardino da Trindade

- No dia 08 de agosto, celebrou-se, em conjunto com a Paróquia da Ribeira Brava, os 25 anos de Sacerdócio do presidente do CSPSB e pároco da Ribeira Brava. A festa, realizada nas instalações do Lar de São Bento e direcionada a toda a comunidade, contou com a presença de várias entidades locais e da cantora madeirense Vânia Fernandes. Foram momentos de muito júbilo e animação.

 Um bem haja, ao Sr. Padre Bernardino pelos 25 anos de serviço realizado em prol da comunidade!

 

 

 

19º Aniversário do CSPSB

- A 11 de agosto, o CSPSB celebrou mais um aniversário.

Passaram-se 19 anos desde que um grupo da comunidade Ribeirabravense se juntou no sentido de criar respostas em favor da população mais desfavorecida do seu concelho. Foram 19 anos, ao longo dos quais, a Instituição se desenvolveu, aumentou o número de respostas sociais, criou postos de trabalho e procurou garantir um serviço de excelência à população.

Nada disto seria possível, sem a dedicação dos colaboradores, motivados por uma Direção empenhada e com vontade de fazer mais e melhor.

Para comemoração do aniversário realizou-se uma missa de Ação de Graças e um almoço convívio, no Lar de São Bento, entre os diferentes elementos desta “Família” (idosos, colaboradores e Direção).

 

 

Dia Mundial do Folclore

- No dia 22, celebrou-se o dia mundial do folclore, com a presença e atuação do grupo de folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava, no Lar de São Bento, que proporcionou momentos de alegria e convivência.

 

Noite de Cinema

Já no dia 27, os clientes do CSPSB e seus familiares foram convidados para uma noite de cinema ao ar livre, com o filme de animação em cartaz “Saúdem todos o Rei Julien”, onde não faltaram as pipocas acompanhadas de uma boa gargalhada!

Jardim das Ervas de Chá

- Neste mês, além da identificação das ervas de chá, do jardim do Lar de São Bento, procurou-se também, dar a conhecer a riqueza do aroma, sabor e efeitos benéficos de cada planta, conhecimento este, encontrado no baú da memória de cada idoso do CSPSB.  

 

Promenades e Piscina

- Este mês foi repleto de muito “gostinho” pela piscina, pelo sol e pequenas promenades à beira mar, experiências marcadas pela boa disposição e descontração.


 

Mês de julho

Já diz o velho ditado: “Por muito que julho queira ser, pouco há-de chover”.

Bem que é verdade este provérbio!

 

Piscina

Os clientes do CSPSB aproveitaram o bom tempo para irem à piscina, junto à praia da Ribeira Brava. Esta experiência, que se tem proporcionado uma vez por semana, tem sido vivenciada com grande entusiamo.  

 

 

“Gincana da Amizade”

No dia 17, os idosos das diferentes valências participaram, uma vez mais, numa Gincana de Jogos Tradicionais, que decorreu no Lar de São Bento.

Foi uma tarde passada com muita boa disposição e alegria, onde se reviveu os jogos da infância e juventude.

 

 

Grupo Folclórico

No dia 22 , os idosos foram brindados pelo Município da Ribeira Brava com música tradicional portuguesa, promovida pelo Grupo Folclórico de Leiria.

 

 

Passeios

No dia 23, alguns idosos aproveitam para passear até São Vicente, onde lancharam e realizaram uma promenade.

Já no dia 30, outros idosos deslocaram-se até ao Porto Moniz para participarem nas comemorações da semana do mar, que estavam a decorrer neste concelho.

 

 


 

Mês de Junho

 

junho é o mês de celebrar os Santos Populares, mês da sardinha assada e mês das marchas populares.

- No dia 11 de junho comemorou-se o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizou-s uma peça de teatro “ O milagre das rosas da Rainha Santa Isabel”, tendo como convidados os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava, que após a nossa atuação, juntaram-se à  festa com animação musical.

- Já no dia 20, algumas crianças e catequistas do 5º ano de catequese, da Paroquia da Ribeira Brava, visitaram o Lar de São Bento e apresentaram igualmente, algumas músicas e orações trabalhadas ao longo do ano de catequese.

 

O São João foi festejado, no Lar São Bento, com um almoço típico desta  festividade (sardinha,  atum, feijão, batatas, salada, massarocas e cerejas), para todos os clientes, colaboradores e os elementos da Direção. Momento muito agradável, acompanhado de animação musical com o grupo “Flor da Idade”, grupo pertencente ao Lar de São Bento.

 

 

- No dia 23 deste mês, e a convite da Direção da Unidade Drº João de Almada, no Funchal, participamos nas marchas populares. No dia 26 realizou-se um encontro de Marchas no Lar São Bento, onde tivemos a presença da Marcha do Centro de Dia da Ponta do Pargo e da Madalena do Mar.

 

Na noite do dia 28 a marcha do Lar do CSPSB saiu à rua para festejar o São Pedro,  onde a alegria e a folia encheu as ruas da Ribeira Brava.

“Há uma noite no ano 

Que alegra o meu coração 

O dia 28 de junho 

Com sua alegria e diversão.” 

 

 


 

 Testemunho de Participação da Equipa de S. Bento

no Projeto "Um Dia pela Vida"

 

 

Esta foi uma experiência inesquecível permitindo a cada um de nós desenvolver, ainda mais, o espírito de solidariedade e de empatia pelos que sofrem da doença. As equipas têm a força de multiplicar sorrisos, vitórias e alimentar a esperança! O cancro não pode nem deve ser percecionado apenas no conceito da doença. Esta é uma luta conjunta que envolve os doentes, os seus familiares, amigos e a própria sociedade. Por vezes, são os momentos menos bons que nos servem de lição, nos dão energia e nos fazem despertar para a vida. Uma manhã por nascer cinzenta nada a impede de vir a transformar-se numa linda tarde de sol! Todas as vidas têm dificuldades, inúmeros obstáculos. A forma como os encaramos e lidamos com eles é que faz toda a diferença. Citando Manuel Forjaz "poderei morrer da doença mas a doença não me matará".

 

“Desespero numa noite escura

Dissipa-se ao amanhecer

O teu apoio é a minha cura

O teu sorriso é o meu viver.

Realizarei todos os meus sonhos

Não é o desalento que me irá deter

Ainda terei momentos risonhos

Tudo farei para mais uns segundos sobreviver.

 

Nem por um ápice desistirei

Força e esperança a cada dia irei ter

À dor, ao sofrimento renunciarei

Porque amanhã quero voltar a viver.

 

Não imaginas como as tuas palavras

São as asas para o meu corpo acreditar

Lágrimas e dor entrelaçadas

Acredito que tudo posso superar.”                                                                 

 


 

 

Festa de Encerramento do Projeto "Um Dia Pela Vida"

 

A festa de encerramento do  Projeto "Um dia pela Vida", no concelho da Ribeira Brava, teve lugar no fim de semana de 6 e 7 de junho. Foi com muito entusiasmo e dedicação que a nossa equipa, uma vez mais, deu o seu contributo, tendo participado ativamente nas atividades desenvolvidas, designadamente na "Marcha pela Vida", na "Passadeira da Vida" e ainda na venda de comes e bebes, em que o saldo revertia na integra para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Um bem haja a todos pela colaboração neste projeto!


 

Mês de maio

 

O Lar de São Bento implementou um espaço para prática de floricultura, acessível a cidadãos com mobilidade reduzida. Este espaço, repleto de cor e fragrâncias, pela grande diversidade de flores (não me deixes, cravos, rosas, entre outras), tem sido alvo de grande vigilância e cuidados, garantidos pelos idosos.

 

Aparições de Fátima

Ao longo do mês foram celebradas as aparições de Nossa Senhora de Fátima, com a recitação da oração mariana, na capela do Lar de São Bento, que contou com a presença de algumas instituições convidadas, nomeadamente, o Lar Intergeracional da Santíssima Trindade,  a Fundação João Pereira e a Escola Básica da Ribeira Brava. Neste contexto, além da dimensão espiritual, foram proporcionados momentos de lazer e convívio, com a visualização do filme “o dia em que o sol bailou” e animação musical.

Dia do Trabalhador

O dia do trabalhador (1 de maio), foi relembrado com um debate muito participativo sobre as profissões de outrora e da atualidade.

 

Dia da Mãe

No dia 2 de maio, de modo a homenagear e celebrar o dia da mãe, os idosos partilharam experiências sobre os privilégios e desafios de serem mães e sobretudo de serem filhos.

 

Feira de Stocks

A 9 e 10 de maio, a convite do município da Ribeira Brava, o CSPSB participou na "Feira de Stocks", comercializando e partilhando iguarias e especialidades de pastelaria, que se realizou no adro da igreja paroquial e deliciou os visitantes.

 

Dia dos Museus

No dia 18, a convite do Museu Etnográfico da Madeira alguns cidadãos tiveram a oportunidade, de visitar este museu e o seu jardim de ervas aromáticas.

 

Divino Espírito Santo

A 25 de maio, o Lar de São Bento recebeu a visita do Divino Espírito Santo, momento muito aguardado e apreciado por todos os residentes e colaboradores.

Encontro de Idosos

No dia 21 fomos convidados pela Associação “Garouta do Calhau” a participarmos ativamente no VI Encontro de Idosos, no Jardim Municipal. Neste contexto, foi dinamizada, pelos idosos, uma peça de teatro de cariz histórico, sobre o milagre das rosas da Rainha Santa Isabel.

 

Abertura do Desporto Escolar

Não deixamos o mês de maio, sem relembrar a participação dos idosos do Ensino Recorrente, na abertura do desporto escolar, com uma coreografia de dança, que se realizou no dia 25 de maio, a convite da Secretaria da Educação. 


 

Homenagem ao Centro Social e Paroquial de São Bento

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento foi alvo de homenagem pelo Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na sessão de abertura das comemorações da Segurança Social, que se realizou a 08 de maio,no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira.

Nesta cerimónia, que contou com a presença da Exma. Sra.Secretária Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rubina Leal e do Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo do ISSM, IP-RAM, foi reconhecido publicamente o trabalho de três Instituições de Solidariedade Social na Região:

Na intervenção com os idosos foi contemplado o Centro Social e Paroquial de São Bento; na área da comunidade e família, o Centro Social e Paroquial de Santo António; na Infância e Juventude, a Fundação Aldeia da Paz.

É com grande orgulho e satisfação que o Centro Social e Paroquial de São Bento vê reconhecidos 19 anos de intervenção junto da população idosa, solidamente assentes em valores e principios éticos: Solidariedade; Humanização; Individualidade; Dignidade humana; Qualidade e Inovação.

A Direção do CSPSB manifesta o seu apreço a todos os colaboradores, que tornaram possível o presente reconhecimento público e agradece a distinção.

 

Para mais informação consultar:

http://www.jornaldamadeira.pt/artigos/apoios-sociais-ser%C3%A3o-monitorizados-na-regi%C3%A3o

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/515316-governo-aposta-no-apoio-integrado-aos-cidadaos-mais-necessitados

 


 

Jantar 2 de maio - Liga Portuguesa Contra o Cancro

 

No dia 2 de maio decorreu o jantar promovido pela Equipa de “S. Bento Por uma Causa”, no restaurante Encumeada, com o intuito de angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Foi com imensa satisfação que verificamos uma grande adesão por parte da população a este evento, refletindo a solidariedade para com a Causa.  

Foi um momento pautado pela boa disposição e convívio, misturado com muita animação musical. Com a aproximação do “Dia da Mãe” e atendendo à Causa do evento, foi homenageada uma mãe que partiu vítima de cancro, tendo sido alargada esta homenagem a todas as mães presentes (entregue uma flor pelos voluntários).

O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro Dr. Ricardo Sousa esteve presente, tendo dirigido umas palavras de apreço e de esperança a todos os presentes, bem como o Presidente da Direção do CSPSB Sr. Padre Bernardino.

A Equipa de “S. Bento por Uma Causa” agradece a todos quanto colaboraram connosco, permitindo que o jantar fosse memorável, bem como aos participantes e ainda a alguns colaboradores e amigos, que mesmo não estando presentes fizeram questão de contribuir para a Liga, tendo-nos sido possível arrecadar 1243 euros, que certamente farão a diferença na vida de alguém!

A todos os voluntários da equipa Bem Hajam por todo o Esforço e Dedicação!

 

 


 

Atividade Desenvolvidas no Mês de abril

 

Diz o velho ditado: “Abril, águas mil”

Na nossa Instituição pode-se dizer-se que: “Em abril, atividades mil”, pelo vasto leque de atividades dinamizadas.

 

Semana Santa

Na Semana Santa, os clientes tiveram oportunidade de participar nas diversas celebrações religiosas, bem como, numa “caça ao ovo”, que envolveu os cidadãos das diferentes valências.

No dia de Páscoa, não podiam faltar algumas iguarias: o cabrito e as amêndoas deliciaram os nossos clientes, tendo-lhes sido também oferecido, uma pequena lembrança alusiva à época

 

 

Dia Mundial da Saúde

Já nos dias 06 e 07 de abril, em comemoração do Dia Mundial da Saúde, foi realizada uma caminhada entre a avenida do mar e o cais do Funchal, onde estes puderam observar os magníficos cruzeiros ancorados na baía e desfrutaram de um piquenique no parque de Santa Catarina.

A convite do município da Ribeira Brava, para festejar a mesma data, participou-se numa aula de ginástica sénior, que ocorreu a 10 de abril, nos paços do concelho.

 

 

 Dia da Liberdade – 25 de abril   

Não poderíamos esquecer o dia da Liberdade e como tal, os clientes tiveram a oportunidade de visualizar o filme: “Os Capitães de Abril”, seguindo-se um debate, muito participativo, alusivo ao tema: “O tempo da ditadura e a liberdade”.

 

Dia Mundial do Sorriso  

Caminhando para o fim do mês, mais concretamente no dia 28, realizou-se uma atividade de estimulação cognitiva, em comemoração do dia do sorriso, na qual, apartir da apresentação fotográfica de diversos sorrisos, os clientes deveriam identificar a quem perteciam: “Adivinhem de quem é este sorriso?”

 

 

Dia Mundial da Dança

Não poderíamos deixar passar o Dia Mundial da Dança sem um pezinho de Zumba,que se proporcionou a 29 de abril, sob orientação da Professora de Educação Física,no pátio do Lar São Bento. 

 


 

Projeto "Um Dia Pela Vida"  

 

O Centro Social e Paroquial de S. Bento (CSPSB) associou-se ao  Projeto "Um Dia Pela Vida", tendo constituído uma equipa, "S. Bento Por Uma Causa", composta por vinte voluntários. O projeto está a ser desenvolvido no concelho da Ribeira Brava, tendo como principal propósito sensibilizar/prevenir a doença do cancro, bem como angariar fundos para reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para deste modo poderem apoiar todos aqueles que necessitam. 

Neste âmbito a "Equipa S. Bento Por Uma Causa" organizou uma ação de sensibilização, direcionada para os colaboradores desta instituição.  E está a providenciar um jantar no Restaurante Encumeada, no próximo dia 2 de maio, aberto a toda a comunidade, com o intuito de angariar os  fundos para a Causa.

 

Ação de Sensibilização, desenvolvida no dia 9 de abril. Contou com a colaboração da Enfermeira Cátia, tendo estado presente nesta ação noventa colaboradores do CSPSB.

 

 

 


 

Atividades Desenvolvidas no Mês de março de 2015

 

MARÇO foi um mês de comemorações e homenagens que não poderiam ficar esquecidas:

 

- Dia Internacional da MULHER (08 Março)

Foi promovido, a 08 de março, um debate com os idosos, sobre a igualdade de género e de oportunidades, os direitos da mulher e a sua evolução ao longo dos tempos.

As diferenças entre a mulher de outrora e a mulher contemporânea, foram sendo entusiasticamente enumeradas pelos idosos.

Em jeito de homenagem, foi oferecido a cada mulher uma porta chaves reciclado, em forma de flor.

 

 

 

- Dia do PAI e de SÃO JOSÉ (19 de março)

O dia do pai, foi repleto de reflexão e partilha de experiências sobre a figura paterna. Foi igualmente, momento de oração, a São José.

Alguns idosos participaram também,com grande entusiasmo, no arraial de São José, dinamizado pelo Lar da Bela Vista.

 

 

- Dia Mundial da PRIMAVERA, da ÁRVORE e da FLORESTA (21 de março)

Em ode à Natureza, foi promovido, a 25 de março, um passeio intergeracional, envolvendo os cidadãos das várias valências da Instituição e alguns jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

Estes foram enriquecidos, com os conhecimentos transmitidos pelos guias do Núcleo dos Dragoeiros e do Parque Ecológico do Funchal, sobre as árvores endémicas da Laurissilva da Madeira, o trabalho desenvolvido para proteção do parque ecológico (exposição fotográfica), seguindo-se de uma caminhada guiada por um dos trilhos do parque.

No Lar de São Bento, não se poderia também deixar de comemorar esta data, que foi assinalada com a plantação de uma árvore de fruto (ameixeira), no jardim da Instituição, com a colaboração dos idosos, que assumiram o compromisso de a cuidar.

 

 

 

 

- Dia Mundial da JUVENTUDE (28 de março)

Celebrou-se o dia da juventude com a presença e testemunho de alguns jovens, que partilharam experiências, sonhos, expetativas para o futuro e desafios da atualidade.

Promoveu-se ainda, o debate sobre as diferentes tribos urbanas, com visualização fotográfica de diversas modas e estilos adotados pelos jovens de hoje, que despertou o interesse e a curiosidade dos espectadores.

AINDA NESTE MÊS…

- Alguns idosos, deram ASAS À CRIATIVIDADE, colaborando na elaboração de um objeto decorativo (arranjo floral), com material reciclado, que foi digno de exposição nas instalações da Câmara Municipal da Ribeira Brava (“Exposição Eco-criativa”).

 

- Enquanto adeptos experienciados, dos benefícios do SNOEZELEN, alguns residentes não quiseram faltar à exposição, promovida pelo CAO, no Museu Etnográfico da Madeira, sobre este tipo de Terapia.

 

 


 

Consignação IRS

 

 

SEJA SOLIDÁRIO E APOIE DOANDO 0,5 % DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI!

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava informa a todos os interessados que no presente ano, poderão contribuir com 0,5% do imposto líquido no IRS.

 

O seu contributo pode fazer a diferença!

Estará a colaborar na aquisição de bens e serviços propiciadores de qualidade de vida aos cidadãos que usufruem dos nossos serviços.


Esta ação não tem quaisquer custos para si:

O Estado permite que 0,5% do imposto total de cada contribuinte que iria para os seus cofres, revertam para uma Instituição, sem prejuízo do valor que lhe será devolvido, caso tenha direito ao reembolso do referido imposto.

Como contribuir?
Preencha o quadro 9 do anexo H, na sua declaração anual de IRS (modelo 3), com o nome da instituição:

“CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SÃO BENTO DA RIBEIRA BRAVA”

e no campo destinado ao NIPC, coloque: “511058110”

A Instituição agradece a vossa generosidade!

 

  


 

Fevereiro foi o mês do Entrudo, das malassadas, de S. Valentim e “afinal é Carnaval ninguém leva a mal!”

Associado a estes eventos, o CSPSB definiou como tema do Carnaval a “Trupe dos Afetos”, pelo que ao longo do mês os idosos ajudaram na confeção dos seus trajes e tiveram vários ensaios da coreografia.

No dia 11, fomos convidados a participar num convívio promovido pelo Centro de Dia da Encarnação.  

No dia 13, participamos no cortejo de carnaval promovido pelas escolas do concelho. No dia 15, fomos até ao Funchal para animar o cortejo trapalhão.

No dia 16, o grupo da “Associação de Idosos do Porto Moniz e Ribeira da Janela”, fez-nos uma visita, tendo-nos proporcionado momentos de animação com as suas cantigas populares.

Finalizamos as animações de Carnaval e o dia de São Valentim no dia 18, com um concurso de quadras alusivas à época, promovendo um convívio entre idosos das diferentes valências do CSPSB e do Centro de Dia da Madalena do Mar. 

 

Confeção dos Trajes de Carnaval

 

CConvívio no Centro de Dia da Encarnação

 

Cortejo de Carnaval

 

Animação com os idosos da Associaçao do Porto Moniz

 

Convívio entre idosos das valências do CSPSB e do C. de Dia da Madalena do Mar

 


 

 

Jogo de Bóccia

 

Realizou-se a 16/01/2015, um encontro com o Lar da Ponta Delgada para um jogo de Boccia, sendo este um momento de confraternização entre os idosos de ambas as instituições. 

 

 


 

 

Santo Amaro

 

Os idosos das diferentes valências do CSPSB foram cantar o Santo Amaro e “varrer os armários” em diferentes instituições do concelho.  

 

 

 


 

 

Bodas de Platina

 

Comemorou-se a 08/01/2015, os 65 anos de Matrimónio do casal Manuel Lobo e Maria Conceição Abreu, com a celebração eucarística e um convívio, onde estiveram presentes alguns familiares e amigos do casal. 

 

 

 


 

Dia de Reis

 

Proporcionou-se o convívio e o Cantar dos Reis com a visita, ao Lar de São Bento, do infantário “O Balão” e do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava.

 

 

 


 

Visita Presépios

 

Os idosos das diferentes valências do CSPSB tiveram a oportunidade de visitar o presépio do Curral das Freiras e o do Galeão em São Roque. 

 

 


 

O mês da “Festa”

 

Várias foram as atividades desenvolvidas no mês de dezembro, de modo a comemorar o “Mês da Festa”.

Os idosos ajudaram na preparação dos enfeites natalícios, na ornamentação de uma árvore de Natal que se encontra exposta no Museu Etnográfico da Madeira.

O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Ribeira Brava convidou-nos a assistir ao espetáculo das comemorações da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais.

Atuamos na festa de Natal do Lar da Ponta Delgada com o nosso grupo de animação musical “Flôr da Idade”.

No dia 24 de dezembro participamos na “missa dos avós”.

Os idosos tiveram ainda a oportunidade, de assistir ao “Circo Mundial”, ao “Natal dos Hospitais” e ver a Iluminação/ Decoração na cidade do Funchal alusivas à época Natalícia.


 

Noite do Mercado

 

A noite do mercado da Ribeira Brava decorreu nos dias 20 e 21 de dezembro, na qual o Centro Social e Paroquial de S. Bento participou, com uma feira de venda de produtos decorativos (realizados pelos residentes da Instituição), broas e licores. Teve ainda uma "quermesse" em que foram sorteados vários prémios. Contou com o apoio de vários colaboradores que disponibilizaram-se para contribuir nas vendas que depois revertem a favor dos residentes.

 


  

 Missa do Parto

 

No passado dia 16 de dezembro, foi celebrada uma "missa do parto", onde estiveram presentes alguns residentes e colaboradores do Centro Social e Paroquial de S. Bento. Deste modo, foi possível reviver e participar numa cerimónia tão apreciada nesta época festiva. Após a missa houve muita animação no Lar, acompanhada de uma canja, cacau e sandes, bem típico da nossa tradição madeirense.


 

 Decorações de Natal 

 

As valências do Centro Social e Paroquial de S. Bento estão decorados a preceito, de modo a que os residentes, colaboradores, famílias e visitantes tenham o espírito da época Natalícia  bem presente.

 


 

Jantar de Natal - 13 de dezembro

 

Foi no passado dia 13 de dezembro que decorreu o jantar de Natal entre os colaboradores do Centro Social e Paroquial de S. Bento. Este encontro tem como principal objetivo fomentar o convívio e estreitar os laços entre os colaboradores desta instituição, celebrando deste modo a época natalícia.

O divertimento e a animação entre todos os colaboradores foi visível ao longo de todo o jantar. Foi feito um sorteio de prémios aos colaboradores (oferecidos pelos fornecedores do Centro Social e Paroquial de S. Bento). A noite terminou com karaoke e muita dança que deliciou os presentes. 

 

 

  

 

 

  


 

 Preparativos para a "Festa" - Broas

 

Foi num ambiente de muita animação e entreajuda que alguns residentes e colaboradores  do Centro Social e Paroquial de S. Bento se reuniram com o intuito de confecionar as "broas para a festa". Foram feitas broas de laranja com côco, broas de mel e salgadinhos. 

 

 


 

Votos de umas Boas Festas

  

 


 

S. Martinho

 

Neste mês de novembro, o CSPSB festejou o São Martinho, com a realização de um magusto, que implicou a preparação e o assar das castanhas, com a ajuda dos idosos. Neste convívio, que envolveu as diferentes valências do CSPSB, falou-se sobre a lenda de São Martinho e como manda a tradição, não deixou de faltar:

“São Martinho Castanhas e Vinho!”

 

 


 

 Formação aos Colaboradores do CSPSB

 

Atendendo à importância que a formação assume para a garantia de um serviço de excelência e para a qualidade dos cuidados prestados, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, promoveu junto dos seus colaboradores, nos meses de julho e de outubro, duas Acções de Formação intituladas “Trabalho em Equipa e Gestão de Conflitos” e “Primeiros Sinais de Demência”, repartidas por oito sessões, tendo abrangido cerca de 110 colaboradores em cada uma das temáticas. 

 


 

Dia da Música e do Halloween

 

No dia 31 de outubro celebramos o "dia da Música" e do "Halloween", dia em que brincamos às bruxas e aos fantasmas. Momentos de muita animação e de boa disposição. Tivemos a participação dos nossos residentes, assim como, dos cidadãos das valências dos centros de convívio da Furna e da Serra de Água. 



 

Dia Mundial da Terceira Idade

 

No dia 28 de outubro, participamos na comemoração do “Dia Mundial da Terceira Idade”, promovido pelo Museu Etnográfico da Madeira.

Foi uma tarde muito animada, em que se promoveu o convívio entre os idosos de diferentes instituições do concelho. Foram desenvolvidas várias atividades, desde a leitura de poemas de autores portugueses, cantigas, dança de músicas populares e ainda jogos de dominó e cartas. No fim os participantes receberam um certificado de participação. 

 


 

DESFILE SÉNIOR - “ Reciclar para usar”

 

No dia 01 de outubro, participamos no desfile sénior “ Reciclar para usar” promovido pela ADBRAVA no átrio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Foi um momento de convívio e de muita animação entre todos os presentes. 

 

 


 

Terapia Hortícola

 

O Lar de São Bento, criou desde junho deste ano, uma horta biológica, procurando garantir uma terapia lúdica aos seus residentes. Pretende-se deste modo, que lhes seja proporcionada ocupação e a satisfação de colher os produtos agrícolas para consumo próprio.

 

 

 


 

 

Entrevista do CSPSB ao Jornal Solidariedade - março 2014

 

Pode aceder à notícia, através do link (págs 20-21):

http://issuu.com/solidariedade/docs/03soli01-24_9f3c8e1c636d65

 

 


  

Participação no Cortejo de Carnaval - 2014

 

 

À semelhança de anos anteriores, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, participou nos desfiles alegóricos, que decorrereram a 28 de fevereiro e a 02 de março, na Vila da Ribeira Brava, no ãmbito nas festividades Carnavalescas do município.

 

 

A nossa Trupe “brincou” à arte e aos pintores, numa festa cheia de folia e animação!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Votos de Boas Festas

  

 

 


 

     

Jantar de Natal - 14 de dezembro de 2013

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento organizou um Jantar de Natal, com o intuito de promover o convívio o espírito natalício entre os seus colaboradores, que se realizou a 14 de dezembro, no Restaurante Lugar de Baixo.

 

 

 

 


 

 

Exposição: "O Nascimento do Menino, nos nosso dias..."

 

 

 

Foi inaugurada a 22 de Novembro, pelas 17 horas, no Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava a Exposição: “O Nascimento do Menino, nos nossos dias…”, proveniente da coleção particular de Ludovina Pereira.

 

A colecionadora, nascida a 25 de novembro de 1962, no concelho do Funchal, é casada, tem dois filhos e reside no concelho de Ribeira Brava. Ludovina iniciou esta coleção em 1985, com um presépio adquirido de uma prenda monetária aquando do seu casamento. Mais tarde, ao serviço do CSPSB, frequentou uma formação de Artes Decorativas, onde iniciou a pintura de pequenas imagens e presépios, desenvolvendo especial gosto pelos últimos, dado o seu simbolismo. O gosto manifestado é tal, que a Família e Amigos têm contribuído com grande entusiasmo para o crescimento desta coleção, que já ultrapassa os 200 presépios.

 

Assim, com o aproximar da época Natalícia o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava abre portas à comunidade e promove a ocupação e interação dos seus clientes com a mesma e respetivas famílias.

 A exposição estará aberta ao público, nas instalações do Lar de São Bento, no período entre 22 de novembro e 23 de janeiro de 2014, com o horário compreendido entre as 10:00 – 13:00 e as 14:00 - 17:00h.

 

 


 

 

Comemoração de 100º Aniversário 

 

 

“Graças a Deus por chegar a esta Idade, Estou tão feliz”

– frase proferida pela Sra. Maria de Jesus Gomes, aquando da comemoração do seu ANIVERSÁRIO NATALÍCIO (100 anos), a 24 de outubro, com a presença de familiares, amigos, clientes e coloboradores do Centro Social Paroquial de São Bento, Instituição da qual usufrui do apoio do Serviço de Ajuda Domiciliária.

Ao perguntarmos à cliente como chegar a esta idade com tamanha autonomia, vivacidade e alegria, a mesma respondeu-nos:

“Todos os dias vou à fazenda, rezo um terço a S. João para o bom juízo e um terço a  N. S. Da Piedade para não ficar entravada”.

 

Esta experiência transmite-nos claramente um ensinamento:

Mais do que acrescentar "anos à vida" importa acrescentar "vida aos anos".

 

Que Viver mais signifique também viver melhor!

 


 

Tarde de Convívio e Animação Musical

 

Foi dinamizada, no dia 21 de Setembro de 2013, uma tarde de Convívio, no Centro de Convívio da Eira do Mourão (Ribeira Brava), visando proporcionar a todos os colaboradores do Centro Social e Paroquial de São Bento, um momento de descontração e convívio.

  

   Descrição da Atividade:

   - Almoço (oferecido pela Instituição)

   - Tarde de Animação (Música, Dança e Karaoke)

 

 


  

"Serenata ao Luar" 

 

Foi realizada uma Noite de Fados, a 13 de Setembro de 2013,  no Jardim do Lar de São Bento da Ribeira Brava, pelas 20:00, com a participação dos Idosos, familiares e colaboradores  desta valência. 

 

 

 


 

17º Aniversário -  Centro Social e Paroquial de São Bento

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento celebrou o seu 17.º Aniversário, a 11 de agosto de 2013, com as seguintes atividades:

- Celebração da Eucaristia (na Igreja da Ribeira Brava)

- Almoço Convívio

- Animação Musical, desenvolvida pelos Idosos do Lar de São Bento.

 


 

Dia dos Avós / Dia Internacional da Amizade

 

 O Lar de São Bento comemorou, a 31 de julho de 2013,  o Dia dos Avós e o Dia Internacional da Amizade com atividades direcionadas aos idosos e familiares:

- "Gincana da Amizade";

- Lanche convívio.  

 


 

28 junho de 2013 - Marchas de São Pedro na vila da Ribeira Brava

 

Os colaboradores e idosos do Lar de São Bento da Ribeira Brava participaram, uma vez mais, no desfile de Marchas Populares da Ribeira Brava, que se realizou a 28 de Junho de 2013, por ocasião das Festas de São Pedro.

 

 


 

 

Michael Birt, Bailiff de Jersey visita Lar de São Bento

 

Michael Birt, Bailiff de Jersey, na sua visita à Região Autónoma da Madeira visitou e almoçou nas instalações do Lar de São Bento da Ribeira Brava, a 13/06/2013, cuja ampliação, contou com a ajuda de um donativo dos habitantes de Jersey, depois da catástrofe do 20 de Fevereiro 2010.

 

 

 


 

 

 

 Fonte: http://www.dehonianos.org/portal/noticias_ver.asp?noticiaid=796

 

Convívio Comemorativo - Condecoração Pe Bernardino da Trindade

(Presidente da Direção do CSPSB e Pároco da Ribeira Brava)

 

  

 

  

 

topo