NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 


 

Mês de outubro

 

 

 

Chegou outubro e com ele, o outono, trazendo consigo, dias mais curtos e noites mais longas. As árvores começam a despir-se das folhas, pintando a paisagem com tons quentes, enquanto a natureza se prepara para o inverno. 

Durante o mês, foram desenvolvidas várias atividades, com o intuito de promover a  qualidade de vida, ajudando a prolongar a autonomia e a felicidade dos idosos. Venha espreitar as nossas atividades…

 

Boletim Vida Ativa - mês de outubro

 

 


Bairro Feliz

 

 

 


 

 

 

 


 

Mês de setembro

 

setembro é o mês em que nos despedimos do verão, das longas tardes quentes e dias de praia, para darmos as boas-vindas ao outono, uma estação rica em cores e aromas. 
Setembro é, geralmente, associado aos recomeços, com o fim das férias, dos entretimentos de verão e regresso enérgico, ao trabalho, à atividade escolar e às rotinas.
Quanto a nós… o clima privilegiado da nossa ilha, ainda possibilitou, a realização de muitas atividades ao ar livre. Porém, foi igualmente, o momento de nos despedirmos de algumas atividades de verão, como a praia e os piqueniques, para retomar outras, como as aulas de música, adaptando o mapa semanal de atividades à nova estação. Fica o compromisso, de continuar a incentivar os utentes, para a vida ativa, através de uma panóplia de atividades, que promovam, a estimulação física, cognitiva e social, somadas ao entretenimento e à diversão. Venha espreitar as nossas atividades!

 

Boletim Vida Ativa - mês de setembro

 


 

Bairro Feliz

 

O Bairro Feliz é uma iniciativa Pingo Doce que ajuda os nossos bairros a serem ainda mais felizes.
A nossa causa "Acrescentar Vida Aos Anos" é uma das finalistas da 4ª edição do Bairro Feliz, em votação na loja do Pingo Doce da Ribeira Brava, e precisa da sua ajuda para ser concretizada.
Quando fizer compras nesta loja Pingo Doce, vai receber uma moeda Bairro Feliz e, para nos ajudar, só tem de a colocar no mealheiro da causa B.
Vote em nós até dia 26 de outubro!
Um gesto seu pode fazer toda a diferença. Saiba mais sobre esta iniciativa em pingodoce.pt. 


 

 

 

 

 


 

ATIVIDADE OUTDOOR - 7 de setembro

 

No âmbito do Projeto “Caminhando – Liderança e Motivação de Equipas”, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava promoveu um outdoor, no passado dia 7 de setembro, no Montado do Pereiro.

Foi um dia de muita animação, convívio, partilha e de algum exercício!!

A Equipa da Organização presenteou os presentes com vários desafios!

Foram constituídas 9 equipas e cada uma das equipas teve de executar 9 jogos. Todos eles desafiantes, dinâmicos e muito divertidos. Apesar da chuva miudinha que insistiu em permanecer.. todos se mostraram empenhados e determinados e realizar as atividades propostas.  

 

 

 

 

Após todas as atividades, seguiu-se mais um momento de confraternização, onde não faltou inúmeras iguarias que deliciaram os presentes. Foi sem dúvida um dia de Muita Alegria e Espírito de Equipa!

 

 


 

Mês de agosto

 

Agosto é o oitavo mês do calendário, para muitos, um dos mais esperados do ano, por ser época preferida para férias e de regresso dos emigrantes, que matam saudades das suas origens. É, por isso, um mês reencontros e afetos. 

No dia 11 de agosto, celebramos o 28º aniversário do Centro Social e Paroquial de São Bento, um lugar que se tornou, não apenas, uma Instituição, mas uma verdadeira CASA, repleta de afetos. Durante o mês, foram ainda realizadas outras atividades que pode ver no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de agosto 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

Julho, é o mês oficial de férias escolares e para muitas famílias, é altura de pausa, e por isso, passeios e viagens costumam a acontecer, enquanto outros, aproveitam os dias, longos, para as atividades de lazer, disfrutando da praia e das esplanadas. Nesta estação, parece que tudo flui, andamos mais leves e com um sorriso. 
Durante este mês, o bom tempo, convidou-nos à realização de atividades ao ar livre... venha espreitar o nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de julho

 


 

 

 

Atividade de Motivação - Yoga do Riso

 

No âmbito do Projeto “Caminhando – Liderança e Motivação de Equipas”, o Centro Social e Paroquial de São Bento (CSPSB) promoveu duas Sessões de Yoga do Riso, no passado dia 30 de julho, ministradas pela Terapeuta Marla Jasmins. 

O lema destas sessões foi “Tire uma hora para sorrir”! Durante as sessões, os participantes não só sorriram, como deram grandes gargalhadas, cantaram, dançaram...  Os participantes descreveram a experiência como "libertadora", "terapêutica", "divertida" e muito positiva!

Com estas atividades o CSPSB, visa o desenvolvimento e promoção do bem-estar, da melhoria contínua, bem como da promoção da qualidade de vida dos seus trabalhadores.

 

 

 

 

 


 

Mês de Junho

 

O mês de junho é sinónimo de festa em honra dos três Santos Populares: Santo António, São João e São Pedro, com tradições e festas, por todo o país, que se prologam madrugada fora. Por toda a ilha da Madeira, também se sucedem os festejos, em homenagem aos Santos Populares.

Na Instituição, também nos deixamos contagiar pelo espírito festivo dos Santos Populares, e fizemos festa, à maneira, com muita alegria e tradição!
Além dos Santos Populares, junho foi um mês repleto de atividades e comemorações!
Venha espreitar!

 

Boletim Vida Ativa - mês de junho

 

 


 

Marcha do CSPSB na festa de São Pedro

 

 

“ Caros trabalhadores,

 

Em nome da Direção, congratulamo-nos com a excelente participação do Centro nas Marchas de São Pedro, evento promovido pela Autarquia.

Mais uma vez, foi visível a dedicação e empenho na organização e, emocionante a Alegria e Boa Disposição que transmitiram enquanto desfilavam.

Obrigada a todos que participaram e que fizeram acontecer o momento.

Bem Haja!”

 

A Diretora de Serviços

Maria Carlos leitão

 

 

 

 


 

Atividade de Motivação

 

No âmbito do Projeto "Caminhando - Liderança e Motivação de Equipas" ,  foi promovido no passado dia 26 de junho, um workshop de maquilhagem ministrado pela Maquilhadora  Mary Carfora. Foi uma sessão muito enriquecedora, tendo tido um feedback muito positivo por parte de todas as  participantes.

“Estar Feliz no Trabalho é estar Feliz na Vida”. A Instituição preocupa-se com a felicidade e o bem-estar das suas Equipas, na medida em que isso permitirá alcançar melhores resultados, maior convívio e espírito de equipa.

 

 

 

 

 


 

Informação sobre o Cartão Fisioclinic

 

Relembramos a todos os trabalhadores do CSPSB, que com o cartão Fisioclinic beneficia de descontos imediatos na Fisioclinic e respetivos parceiros.

O cartão é aceite nos parceiros abaixo apresentados e poderá consultar regularmente de forma a ter conhecimento da nossa rede de parceiros e benefícios por estes oferecidos.

 

https://fisioclinic.pt/wp-content/uploads/2023/09/Guia-Fisioclinic-SITE-FEV-2022_compressed.pdf

 

 


 

 

maio é o quinto mês do calendário, tem 31 dias e herdou o nome de uma divindade romana: Maia - deusa da terra e das flores, sendo um mês em que a natureza se mostra fértil, com abundância de flores e frutos.

Na Instituição foram comemoradas diversas datas durante o mês de maio, tal como podemos ver no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - mês de maio

 

 

 

 

IV ENCONTRO DEHONIANO DE PASTORAL SOCIAL

 

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, acolheu nos passados dias 7 e 8 de maio de 2024, o IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social, com o tema "Cuidar dos Mais Frágeis Numa Nova Era". Foi um Encontro pautado pela partilha de informação, de experiências e também de convívio, tal como demonstram as imagens. 

 

 

 

 

 

 

 

IV ENCONTRO DEHONIANO DE PASTORAL SOCIAL

Cuidar dos mais frágeis numa nova era

- Mensagem final -

 

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2024 realizou-se o IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social, promovido pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação, programado e orientado pela Direção, Equipas Técnicas e Colaboradores do Centro Social Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, Madeira, em cujas instalações o mesmo decorreu.

Inspirados no tema Cuidar dos mais frágeis numa nova era, os trabalhos contaram com a participação de mais de cinco dezenas de pessoas, provenientes de diversas instituições e múltiplos organismos ligados à Pastoral Social dos Dehonianos em Portugal Continental, Madeira e Açores. Na sessão de abertura e de boas-vindas tomaram a palavra o P. José Domingos Ferreira, Presidente da Comissão acima citada, o P. João Nélio Pereira, Superior Provincial dos Dehonianos em Portugal, o Dr. Jorge Santos, Presidente Interino da Câmara Municipal da Ribeira Brava, e a Dr.ª Micaela Freitas, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, vincando todos a importância e pertinência do Encontro.

Das comunicações e partilhas, formais e informais, das visitas e outras atividades, previstas na agenda previamente estabelecida, ressaltam desafios e provocações que nos parecem relevantes para a prossecução do trabalho de promoção humana, social, cultural e espiritual das instituições e organismos que nos estão confiados.

  1. A exemplo do Padre Leão Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que sempre procurou identificar os principais problemas sociais do seu tempo e procurou dar-lhes as melhores soluções, somos hoje chamados a buscar respostas criativas e audaciosas para as maiores fragilidades e vulnerabilidades do nosso tempo.
  2. As novas tecnologias que temos ao nosso dispor, e que evoluem de forma vertiginosa, são meios extraordinários para respondermos de forma mais eficiente e rápida aos grandes problemas sociais do nosso tempo, nomeadamente as situações de solidão e de abandono que afetam muitos dos nossos idosos e outras franjas vulneráveis da nossa população. Os projetos desenvolvidos pela Madeira Quality Care e pelo Centro Social Paroquial de São Bento são exemplos de boas práticas, inovadoras e criativas.
  3. Através da intervenção do Dr. Reinaldo Santos, em sistema de videoconferência, ficámos cientes de que o trabalho se torna mais eficiente e produtivo se nele houver um ambiente de felicidade, de convívio e de partilha e incentivos de vária ordem que levem os colaboradores a “vestir a camisola” e a sentir-se parte ativa e importante na busca das respostas mais adequadas a cada situação.
  4. Com as partilhas multidisciplinares da instituição anfitriã, sentimo-nos todos responsáveis pela promoção de ambientes de trabalho mais felizes, através da implementação de sistemas de recompensa e de reconhecimento, que vão muito para além do material e monetário. Fomos igualmente incentivados a ter e a promover estilos de vida saudáveis e a cuidar da casa comum, pondo em prática medidas de proteção do meio ambiente e de utilização de energias limpas e sustentáveis.
  5. Na era de mudanças ou na mudança de era que é a nossa, assumimos a Humanitude como novo paradigma de intervenção social e de cuidado, englobando todas as dimensões da vida da pessoa a necessitar de cuidado. É de extrema importância privilegiar e estimular a autonomia, tendo presentes os três grandes pilares da Humanitude: olhar, palavra e toque, estabelecendo uma relação de confiança, em que a pessoa cuidada é sempre reconhecida e tratada como pessoa, no respeito pela sua singularidade, intimidade e dignidade.
  6. Todo o Encontro foi caraterizado por um extraordinário espírito de acolhimento, de hospitalidade e de cordialidade, que a todos fez sentir-se em casa e em família, o que nos faz acreditar que o significativo aumento de participantes neste Encontro revela o crescente interesse em estarmos juntos e juntos procurarmos novas formas de tornar este nosso mundo um pouco melhor, mais fraterno, humano e solidário.

Propomos que o V Encontro Dehoniano de Pastoral Social se realize, de preferência, em São Miguel, Açores, nos dias 19 e 20 de Maio de 2025, programado e orientado pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação e o Centro de Bem-Estar Social do Livramento, relevando o carácter muito especial do Encontro, uma vez que em 2025 celebraremos os 100 anos da morte do Padre Leão Dehon.

 

Ribeira Brava, 8 de Maio de 2024

 

Os participantes no IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social

 

 


 

 

Relatório e Contas 2023 - Centro Social Paroquial São Bento da Ribeira Brava

 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue, o Relatório e Contas referentes ao ano de 2023.

Relatório e Contas 2023 do Centro Social e Paroquial de São Bento

 

 


 

Mês de abril

 

O quarto mês do calendário tem 30 dias e o seu nome deriva do Latim “Aprilis”, que significa ABRIR, em referência ao abrir das flores, na primavera e à germinação das culturas, no hemisfério Norte.
Em Portugal, o mês de abril ficou conhecido como mês dos cravos ou da revolução, por ter sido a 25 de abril de 1974, que ocorreu o movimento militar, contra o regime ditatorial de Salazar. Este ano, em particular, comemoramos 50 anos da Democracia.

No Centro, esta data mereceu grande destaque. Porém, não deixamos de assinalar outras comemorações nacionais e internacionais. O tempo, foi bom companheiro e propício à realização de atividades ao ar livre! Venha lá espreitar…

 

Boletim Vida Ativa - mês de abril 

 


 

Mês de março  

  

O terceiro mês do ano, trouxe consigo a primavera! Nesta estação, temos dias mais ensolarados e a natureza parece ganhar uma nova vida. 
O que é certo, faça chuva ou faça sol, na nossa Instituição, há sempre muitas atividades para todos, como podemos espreitar no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - Mês de março

 

 

 


 

 

 


 

No passado dia 21 de março, comemorou-se as 100 primaveras da D. Benta. 

 

 

 


 

 

 


 


 

Dia da Mulher

 

 

 


Mês de fevereiro

 


Chegamos ao mês de fevereiro, o mês mais curtinho do ano, mas que, em 2024, conta com um dia extra, somando 29 dias.  Em fevereiro, respira-se amor.  Em todo o lado, enamorados e amigos trocam flores, cartões e presentes, para comemorar o amor e a amizade. Este mês, também comemoramos o Carnaval.

Na Instituição, demos a boas-vindas ao mês de fevereiro, pedindo para que a folia e a alegria, enfeitassem cada um dos nossos dias. E assim foi… Foi o mês mais curtinho do ano, com apenas 29 dias, mas nem por isso, com menos comemorações e atividades, como se pode verificar no Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de fevereiro


 
 
Congratulamo-nos com mais um ato de solidariedade, desta vez, da iniciativa da Missão Continente no âmbito da Campanha de Natal- " A Ajuda Mora ao Lado" e concretizada por todos os que contribuíram para grandioso resultado.
O presente donativo, para além do contributo financeiro, muito importante para as instituições, tem também  um significado, não menos importante, o  de RECONHECIMENTO do trabalho desenvolvido, todos os dias, em prol de todos os nossos utentes. Este reconhecimento é fator de motivação para todos nós, para continuarmos a Cuidar com empenho, dedicação e Amor.
A todos um grande BEM-HAJA!
A Direção.

       

   


 

Mês de janeiro

Um novo ano começou… Damos a boas-vindas a 2024, com ânimo e na expetativa de um ano repleto de realizações. 

Em cada começo de ano, há um sopro de esperança sobre o que está por vir. janeiro sinaliza um período de possibilidades, com a força das ponderações e lições do ano anterior. Inspira-nos a desfazer-nos do antigo, para nos abrirmos a uma nova jornada de conquistas, novos planos e projetos, para que mudanças e mais realizações importantes aconteçam. Na Instituição, entramos em 2024 com o pé direito, com muitas atividades de estimulação e celebração de datas comemorativas. O início de uma nova aventura que vai durar 365 dias. Pode espreitar no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - mês de janeiro

 


 

 


 

Mês de dezembro 

É o décimo segundo e último mês do ano, com a duração de 31 dias. Este mês, anuncia a chegada do inverno, que se prolonga de 22 de dezembro a 20 de março.

O mês de dezembro é, geralmente, muito acarinhado, pelas celebrações, associadas ao Natal e à chegada do Ano Novo.

Na Madeira, o Natal não é apenas uma celebração, mas uma experiência, que entrelaça o convívio familiar e um profundo apreço pela cultura, tradições e costumes. A preparação para a “Festa” começa com as decorações natalinas das casas e das ruas, onde os enfeites e as luzes coloridas, transformam a ilha e oferecem, uma visão e encanto único. As ruas e praças ganham vida, com apresentações culturais, incluindo músicas e danças tradicionais, que cativam moradores e visitantes.

Entre as tradições Madeirenses, mais apreciadas destacam-se as Missas do Parto, que ocorrem nove dias, antes da Noite de Natal, e que têm por tradição, preparar os fiéis para o Nascimento de Jesus. O convívio prolonga-se nos adros das igrejas, ao som dos instrumentos tradicionais e com as iguarias da festa.

Boletim Vida Ativa - dezembro 2023


Publicação de artigo

 

Foi publicado na Revista Ibero-Americana de Gerontologia RIAGE o artigo intitulado "Impacto da Intervenção Transdisciplinar em Pessoas com Demênciada autoria da Equipa Técnica da Unidade de Alzheimer - Dragoeiro, no âmbito do AGEINGCONGRESS 2023.

 

Para consulta: 

https://www.riagejournal.com/index.php/riage/article/view/100/78


 

Mensagem de Natal

 

“Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos  e deitado numa manjedoura” (Lc 2, 11)

   Estamos a celebrar este ano os 800 anos em que São Francisco de Assis fez o primeiro presépio na história, o presépio em Greccio na Itália, e alguns de nós já conhecemos o local, pois já o visitamos num dos passeios da paróquia. O nosso pensamento leva-nos à origem do presépio, onde S. Francisco fez presenciar a chegada do Salvador a este mundo na pobreza de uma gruta como em Belém. A palha é a primeira enxerga para Aquele que se há-de revelar, como o pão vivo que desceu do céu. Foi celebrada a missa, unindo assim a encarnação do verbo à eucaristia.  O coração de toda a família do Lar de São Bento, seja a nova manjedoura onde o Menino tem lugar e todos os cuidados nos fracos e indefesos, nos idosos. 

A todos invoco a sua bênção e proteção, extensivos a cuidadores, familiares e benfeitores em meu nome e em nome da Direção. 

Pe. Bernardino Trindade    

 

 


Mês de novembro

  

 

Entramos no 11º mês de 2023 e caminhamos a passos largos para o fim do Ano.

Na Instituição, para cumprir a tradição, começamos o mês, sentindo uma leve brisa natalina, provocada pelos dias mais frios e pelos trabalhos decorativos de Natal. No Atelier de Música, ouviram-se os primeiros ensaios dos cânticos natalícios.

Foi também, o momento de prepararmos os nossos licores, compotas e as broas típicas da época, para deliciar os nossos utentes e todos aqueles que já nos procuram, pelas nossas iguarias. Todos estes afazeres, de preparação para o Natal, preencheram os nossos dias de cores, aromas e melodias, que invadiram os nossos sentidos. Uma verdadeira experiência sensorial!  

Boletim Vida Ativa - novembro


Mês de outubro

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. O outono bateu à porta e instalou-se nos nossos dias, acompanhado pela mudança da hora, a 29 de outubro.
Este é um período de transição marcado por mudanças significativas no clima e na natureza.

Na Instituição, tentamos que cada utente, possa disfrutar do ambiente e experienciar o melhor que a natureza oferece, a cada estação. No outono, previlegiamos as frutas da época e os chás quentes, trocamos as roupas leves pelos casacos de lã e as mantas, que aquecem o corpo e as atividades...aconchegam a alma, como pode constatar no nosso boletim mensal.

 Boletim vida ativa - outubro


 

 Pastoral Social: Dehonianos apontam a «especial atenção aos mais carenciados e marginalizados»

 

Foto: Dehonianos

Porto, 09 nov 2023 (Ecclesia) – A província portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) promoveu entre segunda e terça-feira o seu III Encontro de Pastoral Social, assumindo preocupação com os mais “carenciados e marginalizados” da sociedade.

“Nós, Dehonianos, comprometemo-nos a prosseguir o nosso empenho em projetos que protejam e promovam a dignidade de todos os homens e mulheres, com especial atenção aos mais carenciados e marginalizados, aos que se encontram em situação de periferia existencial”, indica a mensagem final do evento, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O encontro decorreu no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, e na Obra ABC, em Rio Tinto, Diocese do Porto, por iniciativa do superior provincial e com organização da Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação.

Os participantes debateram o tema ‘Instituições sociais: viabilidade e novas oportunidades’, com a presença do padre Lino Maia, presidente da CNIS.

O programa incluiu uma visita à Obra ABC, Lar Residencial para jovens em risco.

“Este III Encontro Dehoniano de Pastoral Social reforçou a convicção da necessidade de continuarmos a promover formações conjuntas, a partilhar recursos e conhecimentos e a trabalhar em rede e parceria. O desafio é o de potenciar cada vez mais o trabalho em espírito de comunhão fraterna e de sinodalidade”, concluíram os participantes.

https://agencia.ecclesia.pt/portal/pastoral-social-dehonianos-apontam-a-especial-atencao-aos-mais-carenciados-e-marginalizados/



Precário - Produtos Alimentares


Programa "Bairro Feliz"

O programa "Bairro Feliz" é uma iniciativa promovida pelo Pingo Doce, que pretende premiar uma causa que possua impacto positivo junto da comunidade.

O Centro Social e Paroquial de São Bento, no âmbito da candidatura apresentada pela valência SAD/RRCCI, foi selecionado com a causa "A Felicidade não Envelhece", que se encontra atualmente em votação e tem como intuito a aquisição de três tablets e cinco jogos de estimulação cognitivo-sensorial, para serem entregues à valência Unidade de Apoio Integrado ao Domicílio (UAID). Tendo em consideração que este serviço está centrado na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia, considera-se que a utilização  destes jogos/equipamentos com os beneficiários deste serviço são uma mais valia, nas atividades realizadas pelas ajudantes domiciliárias, nas funções que lhes são atribuídas ao nível da Ocupação. Os cidadãos admitidos neste serviço poderão assim aceder a jogos e atividades de estimulação cognitiva-sensorial, contribuindo para a manutenção e reabilitação das capacidades cognitivas, facilitando o raciocínio, a memória, a interação social, a coordenação e destreza manual, bem como a promoção da sua autoconfiança e bem-estar.

A votação na loja Pingo Doce - Ribeira Brava decorre de 10 de outubro a 25 de novembro. 

 


Mês de setembro 

 

Setembro vem do latim “Septem”, que significa sete. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. É o mês da passagem do verão para o outono, quando as folhas se desprendem cuidadosamente das árvores... É também, o mês da “rentrée”, dos recomeços, com o regresso, enérgico, ao trabalho e às rotinas.

Nas atividades realizadas, na Instituição, percebemos o quanto a felicidade pode impactar a saúde e longevidade dos nossos utentes. Por isso, na nossa rotina, preocupamo-nos em realizar atividades que promovam direta ou indiretamente, a qualidade de vida e a felicidade dos idosos, como pode constatar no nosso boletim mensal Vida Ativa.

Boletim Vida Ativa - mês de setembro

 


Mês de agosto 

Agosto (do latimaugustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano. Falar de agosto, é falar do verão, dos dias quentes e longos, que nos convidam até à praia, à esplanada e aos piqueniques na Serra, onde não são dispensadas as bebidas refrescantes, a fruta fresca, as roupas leves e a proteção solar e do aniversário do Centro Social e Paroquial de São Bento, que celebrou este mês o seu 27º aniversário. Face às temperaturas elevadas que se têm feito sentir e lembrando que os idosos são, particularmente, vulneráveis ao calor, a Instituição, tem adotado algumas medidas para garantir o bem-estar dos utentes.

Boletim Vida Ativa - mês de agosto


 

Mês de julho

Julho... é o sétimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias e deve o seu nome ao Cônsul e ditador romano Júlio César.

Num abrir e fechar de olhos, meio ano já passou, e entramos no segundo semestre de 2023. Julho é o mês oficial das férias escolares! Para muitas famílias, é altura de pausa, passeios e viagens costumam acontecer, enquanto outros, aproveitam os dias longos para as atividades de lazer.

Permitimo-nos alterar as rotinas, disfrutar da praia, das esplanadas e intensificar laços, por vezes, descuidados, ao longo do ano. Nesta estação, parece que tudo fluí, andamos mais leves e com um sorriso.

Na Instituição, o bom tempo, convidou-nos à realização de atividades ao ar livre, mas sempre, com as devidas precauções, devido à exposição solar. Venha espreitar o nosso boletim mensal...

Boletim Vida Ativa - mês de julho


 


Mês de junho

Junho é o sexto mês do calendário e tem 30 dias. No dia 21, deste mês, ocorre o solstício de verão, o que significa o início do verão, no Hemisfério Norte, com mais horas de luz solar, enquanto é inverno no Hemisfério Sul, com menos horas de luz. O mês de junho é também sinónimo de Festa em honra de três Santos Populares: O Santo António, o São João e o São Pedro, com festas e arraiais por todo o país, que se prolongam madrugada fora.

Na Instituição, também nos deixamos contagiar pelo espírito festivo dos Santos Populares, e fizemos a festa à maneira, com muita alegria e tradição!

Boletim Vida Ativa - mês de junho


 

Mês de maio

 

Distinção Honorífica  

No dia 6  de maio de 2023, no âmbito  das comemorações do dia do concelho da Ribeira Brava, o Centro Social e Paroquial de São Bento foi agraciado com Distinção Honorífica, pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, com atribuição de medalha de Mérito Social, pela importante intervenção que desenvolve, junto da população deste concelho.

 

 

Semana da Cultura da Ribeira Brava

 

No passado dia 08 de maio de 2023, foi apresentado, no âmbito da Semana da Cultura da Ribeira Brava, o caderno “Estimulação no Alzheimer”, lançado pela Unidade de Alzheimer – Dragoeiro do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava.

Este caderno resulta do trabalho de quatro profissionais de diferentes áreas da equipa técnica, nomeadamente, psicologia, gerontologia, psicomotricidade e atividade física. Madalena Abreu, Diana Faria, Sara Teixeira e José Brazão, resolveram compilar informações técnicas sobre a doença de Alzheimer e fornecer atividades que permitem o desenvolvimento e a manutenção das capacidades cognitivas, psicomotoras e físicas. Tem a particularidade das atividades de estimulação cognitiva serem impressas em papel laminado reutilizável.

Segundo os autores, o intuito deste caderno foi dar continuidade no domicílio, ao trabalho desenvolvido na Unidade, abrindo as portas para a comunidade. Contém diversas atividades das diferentes áreas de estimulação, que podem ser adaptadas às capacidades e preferências de cada pessoa.

O livro contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava e encontra-se disponível para compra no estabelecimento da Unidade de Alzheimer – Dragoeiro.

 

 

 

  

Relatório e Contas 2022 - Centro Social Paroquial São Bento da Ribeira Brava

 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2022.

 

Relatório e Contas 2022 Centro Social Paroquial São Bento

 


 

 

Maio…. é o quinto mês do calendário gregoriano. Para os católicos romanos, este mês é dedicado especialmente à Virgem Maria, sendo que herdou o nome de uma divindade romana: Maia - deusa da terra e das flores. A deusa Maia é responsável pelo crescimento das plantas que nasceram na primavera. É um mês em que a natureza se mostra fértil, com abundância de flores e frutos.

Entre as diversas datas comemorativas do mês de maio, como o Dia do Trabalhador, o Dia da Família, as Aparições de Nossa Senhora, este mês, atribuímos particular importância ao Dia da Mãe.

 

 Boletim Vida Ativa - mês de maio


Mês de abril

 

 

 

 

 

 


 

 


 

O terceiro mês do ano, traz consigo a primavera! Nesta estação, temos dias mais ensolarados e a natureza parece ganhar uma nova vida!

Também foi neste mês, mais precisamente no dia 20, que o Governo Regional, decidiu por fim ao uso de máscaras, nos Lares de Idosos e em estabelecimentos de saúde, onde esta obrigatoriedade ainda existia. Um grande alívio para todos, agastados de lutar contra uma pandemia, que mudou as nossas vidas faz três anos.

No que concerne às atividades Institucionais, faça chuva ou faça sol, o nosso quotidiano é sempre repleto de afazeres e de boa disposição. Certo porém, que a primavera, fortalece as boas energias e reforça a vontade de fazer acontecer.

No boletim que se segue podemos ver as atividades realizadas durante este mês:

 

Boletim Vida Ativa - mês de março

 

 


 

 

 


 

 

 


 

 

fevereiro é definido como o mês do Amor e da Amizade, que podem ser expressos de várias formas, mas, são para serem vividos e celebrados, todos os dias… Este ano, o mês trouxe-nos também, o Carnaval, um período em que todos podem brincar e quase tudo é permitido! Na Instituição, demos as boas-vindas ao mês de fevereiro, pedindo para que a folia e a fantasia, enfeitassem cada um dos seus dias. É, o mês mais curtinho do ano, com apenas 28 dias, mas nem por isso, com menos comemorações e atividades, como pode espreitar no nosso Boletim mensal:

 

Boletim Vida Ativa - mês de fevereiro

 

 


 

Mês de janeiro

 

Um novo ano começou… Damos a boas-vindas a 2023, com ânimo e na expetativa de um ano repleto de realizações.  Vamos todos começar o ano, com motivação para adotar um estilo de vida mais saudável e para cumprir os nossos objetivos, que nos irão trazer bem-estar e felicidade.  Na Instituição, entramos em 2023 com o pé direito! Os 31 dias de janeiro, foram preenchidos de atividades de estimulação e celebração de datas comemorativas, como pode espreitar no nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de janeiro

 

 

 

 


 

 

 

O mês de dezembro, anuncia a chegada do inverno, mas também do Natal. Uma época repleta de bonitas tradições, desde as missas do parto, a missa do galo, as iluminações e decorações de Natal pelas ruas, os presépios ou "lapinhas", as noites do mercado, a matança do porco, as iguarias da época (bolos de mel, licores, broas, a canja e a carne vinha d´alhos) e os encontros familiares.
Relembrar o nascimento de Jesus, vem reforçar a nossa esperança, num mundo melhor, projetando e traçando objetivos para o novo ano que se avizinha.
Na Instituição as celebrações natalícias, foram recheadas de atividades e animação, como podemos verificar no Boletim mensal que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de dezembro

 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

 

 


 

Mensagem de Natal do Presidente da Direção do CSPSB

 

 

 

 

 


 

 

Estamos no 11º mês do ano de 2022 e caminhamos a passos largos para o fim do Ano... O mês que antecede o Natal, também ele, ganha outra animação e, geralmente, é quando se iniciam os preparativos para a quadra natalícia.
Na Instituição, para cumprir a tradição, começamos o mês, sentindo já, a leve brisa natalina, provocada pelos dias mais frios e pelos trabalhos decorativos de Natal.
Foi, também, o momento de prepararmos os nossos licores, compotas, e confecionármos as broas típicas da época, para deliciar os nossos utentes e todos aqueles que procuram as nossas conhecidas iguarias. 
Este mês, também comemoramos diversas datas importantes: o dia de São Martinho, dia de Todos os Santos, o Pão Por Deus, entre outras atividades e dinâmicas.
Venha espreitar as nossas atividades, no nosso boletim mensal:

 

Boletim Vida Ativa - mês de novembro

 

 


 

AÇÃO DE FORMAÇÃO “SER FELIZ NO TRABALHO”

 

             

 

No dia 10 de novembro, foi promovida uma ação de formação para os trabalhadores do Centro, com o tema: “Ser Feliz no Trabalho”. Esta formação foi realizada pelo Dr. Reinaldo Santos e dinamizada pela plataforma Zoom, para uma plateia que se reuniu no auditório da Instituição.

Felicidade é um estado de espírito e o que traz felicidade, depende de pessoa para pessoa. Quando relacionada com o trabalho, a felicidade diz respeito à satisfação com a vida profissional.

Ao longo dos anos, a Instituição tem denotado preocupação com a felicidade dos seus trabalhadores, já que, esta influi diretamente, na relação com os que nos rodeiam, na produtividade e na qualidade do serviço prestado.
Para o efeito, tem vindo a desenvolver estratégias para oferecer boas condições laborais e manter as suas equipas motivadas. Entre as quais, se destaca uma gestão e liderança assente no reconhecimento, valorização, reforço positivo, flexibilidade, humanismo, no incentivo à comunicação aberta, escuta ativa, respeito e preocupação com o bem estar psicológico, emocional, físico e familiar dos seus colaboradores. Tem ainda, implementado um sistema de recompensas e encontros de convívio e lazer, envolvendo chefias e trabalhadores.
Da formação, foi possível depreender que a felicidade não depende apenas de fatores externos ou das condições laborais, mas também, está nas nossas mãos. Ser feliz é uma escolha e um trabalho interno de cada um de nós. Sabendo que passamos a maior parte do tempo no trabalho, é importante, refletir sobre o que nos motiva e o que nos satisfaz no trabalho. É importante estabelecer compromisso com os objetivos de qualidade da Organização, criar metas e desafios alcançáveis, relações e rotinas saudáveis, pensamento positivo, e sermos capazes de reconhecer o que temos de bom na nossa vida.

 

 

 


 

outubro é o décimo mês do calendário, com 31 dias. O outono já bateu à porta e se instalou nos nossos dias, acompanhado pela mudança da hora, a 30 de outubro, que nos trouxe dias mais escuros e noites mais longas!

Iniciou-se o mês com a celebração do "Dia Internacional do Idoso",  ao longo do mês, foram desenvolvidas  diversas atividades de cariz social, cultural e religioso, as quais podem ser espreitadas no Boletim que se segue: 

 

Boletim Vida Ativa - mês de outubro

 

 


 

  


setembro é o mês da passagem do verão para o outono, é quando as folhas se desprendem cuidadosamente das árvores, e as temperaturas são mais suaves e os dias mais pequenos. É caraterizado pelo fim das colheitas de verão e o início das vindimas, para a produção de vinho.  No que diz respeito à Instituição, este mês finalizamos as idas à piscina, e por outro lado, retomamos as aulas de Expressão Musical, nas várias respostas sociais, orientadas pela professora de música.  Foram realizadas outras atividades que podemos ver no Boletim:

Boletim Vida Ativa - mês de setembro

 

 

 


 

Unidade de Alzheimer “O Dragoeiro” comemora primeiro aniversário 

Localizada no coração da Ribeira Brava, a Unidade de Alzheimer – ‘O Dragoeiro’ é uma obra singular na Região, e uma das três existentes no país. 
 
Unidade de Alzheimer “O Dragoeiro” comemora primeiro aniversário 

 

Foi com casa cheia que a Unidade de Alzheimer do Centro Social e Paroquial de São Bento, da Ribeira Brava, recebeu instituições parceiras, familiares dos utentes e convidados para as comemorações do primeiro aniversário.

Durante as comemorações, Rita Andrade, que presidiu à sessão em representação do Presidente do Governo Regional, constatou “o nível de profissionalismo e de excelência da instituição”.

Acompanhada pelo Presidente do Centro Social e Paroquial, Padre Bernardino Trindade, e pela Diretora Técnica da Unidade Alzheimer, Bina Pereira,  a Secretária Regional referiu já conhecer de perto este projeto, desde 2017: “altura em que se efetivou o pedido de financiamento para estas instalações e que foi, prontamente, aceite pelo Governo Regional pela importância e caráter nobre e visionário desta iniciativa”.

A governante enalteceu “a resiliência do Senhor Padre Bernardino e da sua equipa, pelo espírito de missão que o carateriza e a enorme disponibilidade em abraçar este desafio de ajudar as pessoas que sofrem de demência ou de alzheimer, de uma forma totalmente diferenciada.”

Rita Andrade vai mais além e explica que esta é uma reposta diferenciada das restantes, pois “cada utente requer um tipo de cuidados e de metodologias de intervenção. Temos também uma equipa de especialistas em neurologia, psicomotricidade, gerontologia. Um conjunto de especialidades que, em articulação e cooperação, dão resposta aos cuidados específicos que cada utente requer”.

Outro exemplo da diferenciação, reside nos horários mais alargados que aqueles praticados nos restantes centros de dia: “inicia às 8 da manhã e só fecha às 21 horas. É um apoio que acontece caso a família assim o deseje e funciona ao sábado e aos feriados, com os utentes a regressarem a casa já com banho tomado e refeição dada. Um apoio muito alargado que faz toda a diferença às famílias”.

A unidade Alzheimer Dragoeiro funciona em regime de Unidade de Internamento, com capacidade para 18 utentes e de Centro de Dia especializado, com capacidade para  45 utentes e com uma ocupação atual de 16 utentes.

As respostas sociais do Centro Social e Paroquial de São Bento não se esgotam nesta valência,  incluindo ainda: Estrutura Residencial para Idosos/Lar, 2 Centros de Dia (Ribeira Brava e Campanário), 3 Centros de Convívio (Campanário, Furna e Serra de Água), Casa de Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, serviço de ajuda domiciliária e emergência alimentar.

A Secretária Regional terminou por agradecer, em nome do Governo Regional, ao Centro Social e Paroquial de São Bento pelo trabalho de excelência, pela persistência e pela visão, afirmando que esta instituição está sempre “um passo à frente”.

  15-09-2022 Inclusão Social e Cidadania

 


 

 

Mês de agosto 

 

O oitavo mês do calendário, é um dos mais esperados do ano. É caraterizado como o mês das férias, da descontração e dos reencontros. Falar do mês de agosto é falar do verão, dos dias quentes e longos, que nos convidam até à praia, à esplanada e aos piqueniques na Serra. Sem esquecer, as inúmeras festas e arraiais madeirenses, que nos contagiam, com animação e vontade de conviver.
No CSPSB, viveu-se intensamente este ambiente veranil, com idas à piscina, passeios ao exterior e idas à esplanada.

Foi também um mês assinalado pela comemoração do 26º Aniversário da Instituição a 11 de agosto.

Estas atividades podem ser vistas no Boletim que se segue:

 

 

Boletim Vida Ativa - agosto 2022

 


 

 

Mês de julho

 

 

Julho é o sétimo mês do calendário. No decorrer deste mês, demos especial atenção à CULTURA, que tem um papel inclusivo muito importante. A participação em atividades culturais, permite que os idosos se sintam envolvidos e incluídos na sociedade, aumentando o seu repertório de conhecimentos e socialização.
Este mês, em particular, os idosos tiveram oportunidade de visualizar algumas exposições e museus.
Foi um mês com doses bem servidas de emoção e alegria, com homenagem especial a pessoas queridas, deixando momentos deliciosos, guardados na memória como podemos ver no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de julho

 

 


 

Unidade de Alzheimer do Lar de S. Bento - Menção honrosa

 

Unidade de Alzheimer do Lar de S. Bento - Menção honrosa

 

No passado dia 06 de Julho de 2022, no Centro Cultural de Belém, a Unidade de Alzheimer do Lar de São Bento da Ribeira Brava, recebeu uma menção honrosa do prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto.

O prémio foi atribuído mais especificamente a um projeto de musicoterapia e aromaterapia concebido na Unidade de Alzheimer, para dar maior qualidade de vida aos utentes.

O Pe. José Bernardino Trindade, presidente da direção do Lar de São Bento e o Dr. Carlos Ramos, vice-presidente, estiveram presentes no Centro Cultural de Belém, para receber o prémio em nome da Instituição.

Felicitamos a direção e toda a equipa que trabalha na Unidade de Alzheimer no Lar de São Bento da Ribeira Brava, por esta menção honrosa e por todo o trabalho que desenvolvem em benefício da população.

Pe. João Nélio scj

 

 

 

 

 

Pode aceder ao link que se segue, para ver algumas atividades desenvolvidas  no mês de julho pelo CSPSB: 

Boletim Vida Ativa - julho 2022

 

 


 Mês de junho

 

 É no mês de junho que se comemora a Festa em louvor a três Santos Populares: o Santo António no dia 13, o São João no dia 24 e o São Pedro no dia 29, com festas e arraiais, por todo o país, que se prolongam madrugada fora. Na Madeira e Porto Santo, cada paróquia vive, com mais ou menos intensidade, esta tradição. No entanto, há localidades onde, como diz o povo, a festa é mais "rija".
Hoje, tal como no passado, saiamos à rua para celebrar o verão e a vida, com muita animação!

O Centro também se deixou contagiar pelo espírito festivo dos Santos Populares, e mesmo com medidas de prevenção, fizemos a festa "à maneira"… com muita alegria e tradição!
Foi um mês com muitas outras atividades e comemorações como pode espreitar no nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de junho


 

 Encontro Anual de Comunicação do IDR dedicado ao tema “O QUE A EUROPA FAZ PELA REGIÃO

Projetos Madeira 14-20 e PO SEUR no quotidiano da Madeira e do Porto Santo"

 

 

"Foi um gosto contar com o Vosso contributo, através da comunicação apresentada pelo Senhor Padre Bernardino Trindade, na qualidade de orador no Painel 1, com a apresentação do projeto “A Unidade de Alzheimer – Dragoeiro do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava". A forma completa e esclarecida com que foi feita a comunicação, incluindo a projeção do vídeo, foi determinante para o sucesso do propósito de divulgação e informação sobre papel dos fundos europeus, através do PO Madeira 14-20, a coberto do tema promover a inclusão social e combater a pobreza.

 

Este exercício, de apresentação pública dos apoios comunitários na Região e dos seus resultados, constitui uma prática que nos apraz realizar em articulação com os Organismos Intermédios, Beneficiários e Parceiros, pela oportunidade de aprendizagem e pelo caráter informativo/formativo sobre o papel dos Fundos Europeus junto de diferentes públicos-alvo e opinião pública em geral.

  

Muito obrigada por toda a colaboração, pronta disponibilidade e simpatia.

 

 

 


 

 

 

maio é um mês em que a natureza se mostra fértil, com abundância de flores e frutos. Entre as diversas datas comemorativas do mês de maio, como o Dia do Trabalhador, o Dia da Mãe e as Aparições de Nossa Senhora de Fátima, este mês, atribuímos particular importância ao Dia Internacional da Família. Este dia, celebrado anualmente, a 15 de maio, foi implementado pela Organização das Nações Unidas e celebrado pela 1ª vez em 1994, com o intuito de salientar a importância da família e reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão, necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.

Pode aceder ao link que se segue, para ver algumas atividades desenvolvidas  no mês de maio pelo CSPSB:

 

Boletim Vida Ativa - mês de maio

 

 


 

 

Relatório e Contas 2021 - CSP São Bento da Ribeira Brava

 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2021.

 

 

 Relatório e Contas 2021 do CSP São Bento

 

 


 

 

 

 

O quarto mês do calendário tem 30 dias e o seu nome deriva do Latim “Aprilis”, que significa ABRIR, numa referência ao abrir das flores na primavera e à germinação das culturas. Em Portugal, o mês de abril, ficou conhecido como mês que fez florescer a liberdade! Neste mês celebrou-se a Páscoa, que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Na Instituição, estas foram as datas que mereceram maior destaque, pelo seu significado histórico e religioso, porém, não deixamos de assinalar outras datas e de aproveitar, os dias mais agradáveis, para realizar atividades ao ar livre! Vamos espreitar no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - mês de abril
 

 

 

O terceiro mês do ano, traz consigo a chegada da primavera… Os dias têm mais luz, o sol espreita com maior frequência, os pássaros aproveitam para entoar os seus lindos cânticos, as flores desabrocham e enchem as paisagens com as suas belíssimas cores! Por ser mês de transição do inverno para a primavera, o clima é ainda, um pouco instável, como diz o ditado popular, “março marçagão, manhã de inverno, tarde de verão”. O que é certo, é que faça chuva ou faça sol, no Centro há sempre muitas atividades para todos! Ora espreitem lá, o que andamos a fazer:

 

Boletim Vida Ativa - mês de março

 

 

 


 

Testemunho para programa de rádio - ECCLESIA

 

As Casas de Abrigo são necessárias e assumem um papel fundamental na nossa Sociedade.
Ajudam a resgatar Vidas, a realizar Sonhos. São o abraço que acolhe e conforta quando se tem que deixar para trás tudo aquilo que se conhece para ter que se confrontar com uma nova realidade (e desconhecida). São um olhar que não julga, estão recetivas às diferenças e à individualidade de cada ser humano (redescobrindo a sua essência). São uma porta aberta que deixa entrar, oferece proteção e novas oportunidades. São as amizades e os laços que se estabelecem, e que perduram para a Vida. São as gargalhadas que se soltam (até doer a barriga), sem medos, sem constrangimentos. São as brincadeiras das crianças que semeiam alegria, esperança e que nos fazem acreditar que o Futuro será bem melhor (distante de um contexto de violência). 
As Casas de Abrigo são “unidades residenciais destinadas a acolhimento temporário de vítimas de violência doméstica do mesmo sexo, acompanhadas ou não de filhos/as menores ou maiores com deficiência na sua dependência” (artigo 2.º, do Decreto Regulamentar n.º 2/2018 de 24 de janeiro). 
Têm como propósito promover a autonomia e proporcionar segurança e bem-estar às vítimas e respetivos filhos/as acolhidos/as, podendo os/as residentes beneficiarem de alojamento temporário gratuito; proteção e segurança; alimentação gratuita; acompanhamento psicossocial; promoção de competências pessoais, sociais e parentais; articulação e encaminhamento para outros serviços, tendo em vista o restabelecimento do seu equilíbrio emocional e psicológico e a sua reinserção social. 
Assim sendo, a Casa de Abrigo é um espaço no qual as mulheres podem reparar a sua identidade e construir um futuro sem violência e sem medo. Ou seja, intenta-se providenciar a proteção física e refúgio para as mulheres e para os seus filhos e, concomitantemente, preparar o seu regresso à comunidade. A este nível, transmitem-se alternativas à vivência com um parceiro violento, delineando um plano individual de apoio com cada uma das residentes para promover a sua segurança, o seu empowerment e desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais, em consonância com as suas necessidades, tendo em vista a sua autonomização definitiva.
https://agencia.ecclesia.pt/portal/mulher-vitimas-de-violencia-domestica-chegam-as-instituicoes-com-medos-vergonha-e-culpa/

 

https://agencia.ecclesia.pt/portal/o-deserto-da-proposta-a-realidade-emissao-05-03-2022/

 

 

 


 

 

 

 


 

Mês de fevereiro

 

 

O mês de fevereiro, que se adivinhava repleto de afetos e de alegria, proporcionada pelas comemorações carnavalescas e aligeiramento das medidas de contenção da pandemia, lamentavelmente, finalizou com a infeliz notícia do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, uma crise humanitária, à qual é impossível ficar indiferente... As nossas preces, vão para os que sofrem com este conflito, mantendo a esperança, quanto às negociações e a um cessar fogo. Não obstante esta tragédia, fizemos os possíveis para alegrar os nossos residentes, celebrando intensamente o São Valentim e o Carnaval, sendo estas as datas comemorativas mais relevantes de fevereiro…

Boletim Vida Ativa - mês de fevereiro 

 

 


 

 

Mês de janeiro

Começamos mais um ano! E com ele, um novo ciclo de 365 dias, de novas oportunidades, novos recomeços, novos planos, novas expectativas... 

Os 31 dias de janeiro, quase não chegaram para tanta ocupação e animação… Foi de facto, um mês intenso e preenchido de atividades de estimulação, em que também se celebrou algumas datas comemorativas! Fiquem com um cheirinho da nossas atividades e votos de um Feliz Ano!

 

Boletim Vida Ativa - mês de janeiro

 

 

 

 
 

 
Mês de dezembro

 

 Chegamos ao mês de dezembro, mês da festa, mês de magia, que mescla a realidade e a fantasia. Por outro lado, sendo o último mês do ano, é um mês nostálgico, pois obriga-nos a uma reflexão acerca do ano de 2021, todo ele repleto de imensas emoções, desafios e conquistas. Fazendo uma breve retrospetiva deste ano, em que a pandemia ainda não nos deu tréguas, conseguimos perceber quantas provações ultrapassadas, analisar as conquistas alcançadas e os desafios superados! A fé no nascimento do menino Jesus vem reforçar a nossa esperança, esperança de um mundo melhor, projetando e traçando objetivos para o novo ano de 2022, que se avizinha. As celebrações natalícias, este ano, foram realizadas internamente, promovendo o espírito natalício, através das maravilhosas decorações, da música, das iguarias, dos presentes e dos contactos familiares, através de visitas, avistamentos e vídeochamadas. Que a paz, a saúde o amor reinem neste Natal e permaneçam no Ano Novo! Um excelente ano de 2022, para todos!

 

Boletim Vida Ativa - mês de dezembro

 


 

E nesta época de Luz, Felicidade e Amor não podia faltar o nosso vídeo de Natal!

 

 

 

 


 

 

 


Mês de novembro


novembro foi um mês de grande azáfama, que foi vivida com satisfação, por ver o entusiasmo e colaboração dos idosos no nossos trabalhos.
Foi também, o momento para prepararmos os nossos licores, compotas e confecionarmos as broas, típicas da época, para fazer a delícia dos nossos utentes e de todos aqueles, que nos procuram, pelas nossas conhecidas iguarias.
Foi também um mês de comemorações: como o Pão-por-Deus, o Dia dos Fiéis Defuntos, o Dia de São Martinho, o Dia de Todos os Santos, como pode ver no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de novembro

 

 

 

Mensagem do Sr Presidente da Direção 

Aos familiares dos nossos idosos,
Venho até vós na esperança que estejais bem de saúde e mais confortados. Tivemos uma
visita inesperada e indesejada, como sabeís, no nosso Lar, o Covid-19.
Apesar de tudo estar a ser feito e estarmos a dar tudo por tudo para evitar a situação, não
conseguimos passar imunes, apesar de termos resistido neste tempo de pandemia. Neste
momento, podemos dizer que estamos bem e por mais alguns dias, vós e nós, estaremos
mais aliviados. Agradeçamos a S. Bento a sua ajuda.
Agradeço desde já, às funcionárias que tem tido uma dedicação incomum e
disponibilidade a toda a prova.
As novas normas pouco vieram alterar a visita ao vosso familiar no Lar e quando seguro
para todos, podemos voltar a ter o "avistamento" e "visita" como tem sido feito, com
teste e julgo eu, que neste momento, já estamos todos vacinados.
Venho pedir o vosso esforço, a vossa atenção e a vossa compreensão para uma situação
que é permitida, mas altamente perigosa, para a saúde e segurança sanitária dos idosos e
pessoal do Lar: Levar o idoso a passear à rua, tomar o café, o tal “dedo de conversa” e
levar fora a almoçar. Esquece-se de usar a máscara, o idoso e os familiares e tudo pode
acontecer e trazer assim, algo "altamente indesejado" para dentro do ambiente do Lar.
Venho pedir o vosso esforço que, nos tempos que ainda temos de pandemia, que tal não
fosse feito, para bem de todos nós. Sei que é doloroso, mas é uma dor bem necessária.
Conto com a boa vontade de todos.
Agradeço a vossa colaboração e compreensão. Contai com a minha e a do pessoal do Lar.
Endereço a todos vós os melhores votos de saúde e que o Menino Jesus nos proteja.
Com os melhores cumprimentos,

Pe. Bernardino Trindade, scj,

Presidente da Direção

 

 
Mês de outubro

 

 

3.ª edição do Programa Bairro Feliz

 

Um grupo de vizinhos decidiu reunir-se e participar na 3.ª edição do Programa Bairro Feliz, promovida pelo Pingo Doce, com a Causa Crescer a Brincar, tendo sido a vencedora no Super Ribeira Brava (998,42€).

A Causa Crescer a Brincar intenta adquirir brinquedos e jogos didáticos, a fim de serem entregues à Resposta Social Casa de Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica, do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava. Esta Resposta Social destina-se ao acolhimento temporário de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não pelos seus filhos/as menores ou maiores com deficiência na sua dependência.

O acolhimento surge, muitas vezes, de forma repentina, e implica uma enorme mudança na vida destas crianças/jovens. É ter de deixar para trás tudo aquilo que se conhece para ter que se confrontar com uma nova realidade, nomeadamente um espaço desconhecido e partilhado com famílias de hábitos diferentes; uma mudança de estabelecimento de ensino; o não poder estar com o seu grupo de pares; e os seus pertences (como os seus brinquedos) terem de permanecer na casa de morada de família (na qual, muitas das vezes, ficou a residir o alegado agressor).

Tudo isto pode ser muito assustador e angustiante para estas crianças/jovens, pelo que consideramos que estas merecem um olhar de cuidado da Comunidade. Os brinquedos e, por consequente, o ato de Brincar poderá ajudar as crianças/jovens acolhidas em Casa de Abrigo a amenizar os efeitos de um impacto negativo de uma experiência de violência. É extremamente marcante para uma criança ou jovem assistir a um episódio de violência, no qual as duas pessoas que ela/e mais ama (os seus pais e/ou outros cuidadores), e que deveriam protegê-la, estão a se agredir e a agredi-la (direta ou indiretamente).

Aproveitamos, uma vez mais, para agradecer ao Pingo Doce por esta excelente iniciativa, e a todos os que votaram nesta Causa, e contribuíram para a concretização da mesma. A brincar as nossas crianças são mais felizes.

 

                          

 


 

outubro é o décimo mês do calendário... as manhãs e as tardes tornam-se mais frescas, os dias ficam cada vez mais pequenos e pode-se observar o cair silencioso das folhas secas, que tomam a paisagem!

Durante o mês comemorou-se diversas datas especiais,  o "Dia Internacional do Idoso", o "Dia Mundial da Música", o "Dia Mundial da Alimentação", o "Dia do Halloween", dias assinalados com diversas atividades como podemos verificar no Boletim mensal.

 

Boletim Vida Ativa - mês de outubro

 

 
Mês de setembro
 
No mês de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Mundial do Sonho... O mês não poderia ser mais apropriado, já que a Instituição viu um dos seus sonhos ser concretizado, a 14 de setembro, com a implementação do seu mais recente projeto e resposta social: A Unidade de Alzheimer – Dragoeiro. Citando as palavras do Presidente da Direção, Pe. José Bernardino da Trindade, “O objetivo desta Unidade é acolher, proteger e cuidar os doentes de Alzheimer, assim como, apoiar as suas famílias, quer através de Unidade de Dia, ou Internamento”.
Esta Unidade tem capacidade total para 63 clientes, dos quais, 18 clientes em Resposta Social de Internamento e 45 clientes em Resposta Social Unidade de Dia.

 

 

Foi um mês, onde se assinalou datas como " o dia mundial do sonho",  o " dia mundial do coração"  e  tantas outras atividades, tal como pode ver no nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de setembro

 
 

 
Mês de agosto

 

O mês de agosto foi, para nós, muito especial, já que, o Centro Social e Paroquial de São Bento comemorou a 11 de agosto, o seu 25º aniversário!

25 ANOS DE HISTÓRIA, nada mais nada menos, que um quarto de século...

 

 

“Celebramos esta efeméride com gratidão, memória e sonho. Continuamos empenhados na missão desta Casa: Acolher, proteger e cuidar, sob o ideário de São Bento: Ora et Labora. Ideário de progresso e de desenvolvimento. Gratos aos que, na 1ª hora, arrancaram com esta iniciativa, capitaneados pelo Pe. Gil Coelho. A ele, a nossa gratidão e reconhecimento pela lucidez da iniciativa, dando início à marca São Bento, a 11 de agosto de 1996, com a sua inauguração.

Decorridos 25 anos, continuamos a crescer em responsabilidade solidária e em parceria com todos os que abraçaram e abraçam a nossa missão. Contamos com uma GRANDE EQUIPA de 205 trabalhadores, apoiando 1432 utentes, através das nossas respostas sociais.
Em retrospetiva, foram 25 anos muito RICOS... em histórias de vida, em conquistas, desafios e também, em momentos de crise, mas sobretudo, de fortalecimento da nossa capacidade de resposta. (...)

Que possamos continuar a construir o nosso álbum de histórias, repletas de união e de momentos felizes, olhando para a frente com determinação e otimismo.
Que as dificuldades passadas, nos inspirem a caminhar com mais firmeza; que os problemas se transformem em grandes oportunidades futuras; e nos incentivem dar continuidade à nossa MISSÃO, oferecendo sempre os melhores cuidados.
Que possamos continuar a aumentar o nosso LUCRO SOCIAL, fazendo da nossa MARCA um contributo positivo para a sociedade e fazendo a DIFERENÇA na vida das pessoas.(Presidente da Direção, Exmo. Sr. Padre Bernardino da Trindade e  Assessora da Direção, Dra. Maria Carlos Figueiredo)

 

A par das comemorações dos 25 anos, foram desenvolvidas outras atividades, que abrilhantaram ainda mais os dias de muito sol que agosto nos presenteou, os quais podem ver no Boletim que se segue:

 

 Boletim Vida Ativa - mês de agosto


 

 

E chegamos ao segundo semestre de 2021! julho, foi um mês de muito sol e calor… Aproveitando as sombrinhas e a leve brisa de verão, foram realizadas atividades prazerosas, ao ar livre, que foram muito apreciadas pelos nossos residentes. Julho foi também, um mês em que os idosos aproveitaram para estar com as suas famílias, o que lhes suscita, sempre, muita alegria, ainda que, com cuidados de prevenção, dando trégua às saudades e reforçando os laços familiares. Mês bonito e cheio de boas vibrações tal como podemos apreciar no Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de julho

 

 

 

 


 
Mês de junho

junho, o mês  dos santos populares, época de  alegria e animação. Foi ainda o mês que recebemos com grande emoção a notícia de que os idosos já podiam sair ao exterior da instituição, passam a poder realizar pequenos passeios com os seus familiares, ou deslocar-se ate à igreja ou à beira mar. A felicidade e a alegria era visível no rosto de cada idoso, tal como podemos observar no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de junho

 


 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2020.

 

 Relatório e Contas 2020

 


 

E chegou maio...com aromas primaveris e jardins cheios de cores! Na nossa Instituição, também se viveu o ambiente de primavera… recheado de inúmeras atividades e comemorações, como ilustra o nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de maio


 

 

 

E chegamos ao quarto mês do ano, ao mês de abril… Em Portugal, é um dos meses com grande história e significado, já que, relembra a força e luta do nosso povo, pela liberdade!  abril foi um mês de reencontros, pois, o Governo Regional determinou a retoma das visitas familiares às Estruturas Residências para Idosos. A alegria de rever os seus familiares e/ou amigos, foi também partilhada pelos trabalhadores, que acompanharam os idosos, tendo sido muitas as emoções e sentimentos vividos, por todos os envolvidos!

Foi ainda um mês repleto de muitas atividades, tal como podemos ver no Boletim que se segue:

  

Boletim Vida Ativa - mês de abril

 

 

 

 

APOIO MUNICIPAL ÀS IPSS’S DO CONCELHO DA RIBEIRA BRAVA

 

O Centro Social e Paroquial de São Bento foi uma das IPSS’S apoiadas pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, tendo sido contemplada com uma verba de 39.910,44€, que será utilizada para fazer face às suas despesas, que foram acrescidas, aquando da pandemia, mas também para comparticipar algumas das atividades que se encontram em curso.

Segundo o Presidente da Direção, Padre Bernardino Trindade, trata-se de “um complemento que vem em boa altura e que representa uma boa ajuda para as várias Valências do Centro Social e Paroquial”.

Esta Instituição agrega 7 Valências: Lar e Residência para Idosos; Centros de Dia, Centros de Convívio; Serviço de Ajuda Domiciliária (SAD); Apoio Social da UAID-RRCCI; e Casa de Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica. No ano de 2021, contará com a abertura de uma nova Valência, a Unidade de Alzheimer - Dragoeiro.

Estamos gratos pelo reconhecimento da qualidade dos serviços prestados e pela confiança depositada em nós, por parte da autarquia, na promoção das respostas sociais e em prol do bem-estar da Comunidade. Temos procurado intervir de forma empreendedora, implementando respostas adequadas às necessidades identificadas. Para além disso, temos assumido como política institucional, a valorização do desenvolvimento de competências dos nossos trabalhadores, apostando fortemente na atualização constante das estratégias e práticas de atuação.

 

 

 

 


 

Mês de março

 

 

março é o mês da chegada da primavera, das flores, do cantar dos pássaros…

Reinam fragâncias doces e intensas, que nos conferem sensação de bem-estar e paz… Ressurge a vontade de sair, de estar ao ar-livre, de contactar com a natureza ... e, o tempo  mais soalheiro, propiciou  algumas atividades no exterior que contribuíram para uma maior alegria e animação!

 

Boletim Vida Ativa - mês de março

 

 


 

 

 


 

Mês de fevereiro

 

Chegou fevereiro… Neste mês, o frio fez-se sentir, tendo caído inclusive neve, nas zonas mais altas da ilha. Nesta época, chega também o Carnaval, igualmente designado por Entrudo, uma ocasião de festa e alegria contagiante, em que saem à rua, os foliões, com as suas máscaras e fantasias.   Apesar do confinamento, a animação e a folia bateram à porta e nós, deixámo-las entrar! Espreitem lá, a alegria contagiante que se viveu este mês:

 

Boletim Vida Ativa - fevereiro

 


 

Mês de janeiro

 

Iniciamos 2021, com maior vontade e capacidade de superação, e com um vislumbre do fim desta catástrofe global, motivado pela chegada das primeiras vacinas à Região  e concretamente aos idosos do nosso Lar e trabalhadores das Valências Lar, Centros de Dia/Convívio, foram vacinados contra a Covid-19.

Foi um mês recheado de muitas atividades, tal como nos indica o Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - janeiro 2021

 

 

 


 

 




 

 

Dezembro é um mês em que a magia se mistura com a realidade e todos nós, adultos e crianças, vivemos este mês muito intensamente.  Ao contrário dos outros anos, em que a festa era vivida dentro e fora da Instituição, celebramos a época natalícia internamente, mas muito intensamente… É que, os nossos idosos, tal como nós, adoram o Natal! Procuramos, mais do que nunca, que estes sentissem o espírito natalício, promovendo um ambiente aconchegante, através das nossas maravilhosas decorações, da música, das iguarias, dos presentes e dos contactos com as famílias, ainda que por videochamada, mas sobretudo… através de muito calor humano, como pode verificar no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de dezembro

 

 


 

 

 


 

O Natal é por excelência a época da família, este ano pelas restrições que todos vivemos, ainda não é possível "voltar à normalidade", no entanto, procurou-se  "aproximar" um pouco mais os cidadãos integrados nas estruturas residênciais das suas famílias.

Aqui fica um "cheirinho" do espirito Natalício vivenciado na nossa Instituição:

                                                                 

 

 

 

 


 

 

Chegou o mês de novembro, este ano veio acompanhado de frio e chuva, relembrando-nos, por um lado, que estamos em pleno Outono, disseminando, por outro, o aroma a Inverno e a Natal. É tão bom o cheirinho das primeiras chuvas!...
Foi um mês vivido com muita intensidade,  recheado de muitas atividades, como ilustra o nosso Boletim:

 

Boletim Vida Ativa - mês de novembro

 


 

Mês de outubro

 

Chegado o mês de outubro, começa-se a sentir o arrefecimento da temperatura, dão-se as primeiras chuvas, as mantas e os casacos começam a fazer-se necessários, e, com os dias mais pequenos, o aconchego do LAR torna-se mais convidativo… Na nossa Instituição, continuamos a sentir o calor humano, e outubro, ainda nos presenteou com algumas  conquistas, como o alargamento do horário das visitas (9h-18h, 2x por semana, com a duração de 30 min) foram ainda desenvolvidas outras atividades tal como podemos ver no Boletim que se segue:

 

Boletim Vida Ativa - mês de outubro

 

 


 

Mês de setembro

 

 

Eis que chegou setembro,  e com ele o  início do outono, ao qual a nossa Instituição não ficou alheia, tendo sido decorada a preceito para receber esta estação.

Por todos os recantos da casa encontram-se arranjos que dão um ar alegre e que anima quem aqui vive e trabalha!  

 

Durante o mês foram realizadas diversas atividades, as quais podem ser consultadas no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - setembro

 

 


 

Mês de agosto

 

Agosto é sinónimo de dias grandes e quentes! Este ano, trouxe-nos a liberdade de sentir as ruas e lugares um pouco mais espaçosos. Mesmo que diferente, uma coisa é certa… agosto oferecerá, sempre, doces lembranças, com aroma a praia, viagens, arraiais e piqueniques na serra. Apesar do quadro pandémico, agosto foi, na nossa Instituição, um mês com sabor a verão!

 

Boletim Vida Ativa - mês de agosto

 


 

Comemoração do  24º Aniversário do CSPSB

 

Ainda que em confinamento e com os cuidados de prevenção, não deixamos de assinalar esta data, através de um pequeno convívio interno, no Lar de São Bento, entre idosos e trabalhadores ao serviço.
Muitos Parabéns a todos os trabalhadores do CSPSB, por este aniversário e o nosso obrigada pelos anos de dedicação e entrega à nossa CAUSA.

 

 

 


 

Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2019.

Relatório e Contas - Ano 2019 Centro Social e Paroquial de São Bento

 

 


 
O  mês de julho foi para nós, repleto de atividades e a alegria marcou presença constante. O contexto é difícil, mas sabendo que, viver é uma arte que nos desafia todos os dias, vamos contornar as pedras e seguir caminho. 

A Importância das Tecnologias para as Organizações Sociais

 

 


 

Atribuição da Insígnia Autonómica de Bons Serviços – Cordão, pelo Governo Regional da Madeira ao Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava

 

https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/pR_MIO_2020.png_final.jpg

 

Nós, Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, a direção, os colaboradores, os clientes (idosos), os familiares e os benfeitores desta IPSS, estamos agradecidos pela Atribuição da Insígnia Autonómica de Bons Serviços – Cordão, pelo Governo Regional da Madeira ao Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava.

É com satisfação que vemos reconhecidos o trabalho e o contributo dado à comunidade, não só na Ribeira Brava, mas também a uma boa parte da Região Autónoma da Madeira. Mais reconhecidos estamos por recebermos a Insígnia no dia da Madeira e Comunidades Madeirenses.

Estamos para celebrar os 24 anos no terreno na resposta social ao idoso cuja fundação ocorreu a 13 de maio de 1993 e a inauguração do Lar a 11 de agosto de 1996. Aceitamos o repto de sermos parceiros do Governo Regional em projetos inéditos à terceira idade e prometemos continuar.

Estamos cientes da responsabilidade acrescida que a Insígnia nos exige e prometemos continuar o trabalho e o serviço que nos é pedido no âmbito da missão da Instituição. Uma vez que somos reconhecidos por parte da sociedade civil e querendo o Governo Regional da Madeira fazer eco do «nosso bem ser para o bem-fazer», queremos ser merecedores desta distinção, continuando o trabalho na defesa dos mais débeis e frágeis nesta franja da sociedade.

Bem-haja ao Governo Regional e todos que colaboram, a dedicação, o empenho, o humanismo e até amor que a Equipa de São Bento coloca no desenvolvimento e concretização da sua missão, pois é este o nosso espírito. Votos de bom trabalho e sucesso em favor de todos nós. A nossa distinção fundamenta-se no «ora et labora» que se traduz no acolher, defender, proteger e cuidar os nossos clientes/utentes.

Obrigado e bem hajam.

O Presidente, Pe. Bernardino Trindade,scj

 

 


 

Mês de junho

 

Chegou o mês de junho, o mês dos dias quentes, de arranque do verão, de início de férias para muitos e dos primeiros mergulhos. Junho é também conhecido como o “mês dos santos populares”  ainda que, um pouco mais atípico, face à continuidade das medidas de contingência.  Neste mês assistimos a algum desconfinamento, ainda que modesto, com a reabertura dos Centros de Dia e Centros de Convívio, bem como, a retoma das visitas dos familiares ao Lar e Residência para Idosos. Foi emocionante testemunhar a alegria de todos estes reencontros!

 

Boletim Vida Ativa - mês de junho

 

 


 

 

 

 


 

E chegou maio!

Apesar do contexto atual, as nossas atividades continuaram com o mesmo empenho e alegria, cumprindo sempre, as medidas de prevenção e distanciamento social. Ainda que, em confinamento, maio foi para nós, um mês agradável e prazeroso, propício à realização de diversas atividades, como pode verificar no nosso Boletim:

 Boletim Vida Ativa - mês de maio

 


 

 

 

No mês de abril continuamos de porta fechada, para a proteção de todos, mas temos imensas janelas abertas para o mundo, com a convicção que o trabalho de todos irá fazer renascer um mundo melhor.

E dentro da Instituição foram realizadas inúmeras atividades como podemos ver no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de abril

 


 

Vai Ficar Tudo Bem

 

 

 


FUNDO DE EMERGÊNCIA PARA APOIO SOCIAL

 

A propagação da doença COVID-19 à escala global, originou a Declaração de Emergência de Saúde Pública no âmbito internacional, qualificada atualmente pela Organização Mundial de Saúde como pandemia.

No contexto desta situação excecional que se vive a nível global e a que a Região Autónoma da Madeira não é alheia, tem vindo a mostrar-se necessária a adoção de medidas extraordinárias de mitigação do impacto negativo.

Neste sentido, o Conselho de Governo, através da Resolução n.º 134/2020, de 23 de março, aprovou um Fundo de Emergência para Apoio Social, destinado ao apoio social da população das ilhas da Madeira e do Porto Santo.

O Fundo de Emergência para Apoio Social pretende fazer chegar a ajuda financeira adequada e necessária às pessoas e famílias que se encontrem numa situação de emergência e vulnerabilidade social provocadas pela presente pandemia.

Os beneficiários destes apoios são pessoas ou famílias residentes na Região Autónoma da Madeira, que se encontrem em emergência social temporária, provocada pela pandemia de COVID-19.

Para saber mais sobre este apoio clique na imagem (EDITAL) que se segue:

 

 

 


 

Mês de março, do ano 2020, uma data que ficará marcada nas nossas memórias e certamente, fará parte da nossa História,pelo aparecimento do COVID-19, que veio mudar a vida e a rotina de todos nós. 
Apesar das circunstâncias, sente-se dentro das Instalações um ambiente de segurança,  inspirado num sólido Plano de Contingência e nas rigorosas medidas de prevenção, tomadas pela Instituição.

De modo a aligeirar o isolamento social que o contexto atual obriga, têm sido desenvolvidas diversas atividades, tal como pode verificar no Boletim Mensal.

Boletim Vida Ativa - março 2020

 


 

fevereiro…..quisemos dar as boas vindas ao mês, que é marcado pelas festas e pela diversidade de cores e deixámo-nos levar pela sua alegria e folia. Sendo o mês mais curto do ano, é conhecido pela celebração do Carnaval e dos enamorados, tendo sido várias as atividades desenvolvidas neste âmbito, como pode ser consultado no nosso boletim mensal.

Boletim Vida Ativa - fevereiro 2020

 


 

JaneiroNasceu um novo ano…vamos dar as Boas vindas a 2020 e recebê-lo de coração aberto, abraçando o futuro com otimismo.

O ano começou e já idealizamos planos, para o Carnaval, a Festa da Flor, a Páscoa, enfim…. mais um ano recheado de surpresas, tendo sempre como meta: manter os idosos ativos e envolvidos na sociedade, mas sobretudo, garantir bem-estar e diversão.

Boletim Vida Ativa - Janeiro 2020

 


Assinatura de contrato de empreitada de construção da Unidade de Alzheimer da Ribeira Brava, ocorrida a 24 de janeiro.
 

 


 

Dezembro…

Mês de festa, de alegria, de luz, de união, de esperança e de muito amor, tudo isto em comemoração do Nascimento do Menino Jesus.

Neste mês especial, destaca-se a tradicional ida dos idosos ao circo (antestreia do Circo Mundial), o almoço convívio para a população sénior do concelho promovida pelo município, bem como a participação em atividades e celebrações religiosas alusivas à quadra, como poderá ser consultado no boletim mensal.

Boletim Vida Ativa - Dezembro 2019

 




 

Mês de novembro

 

 

E assim num ápice, 11 meses já lá foram... E apesar de já se fazer sentir algum frio, preenchemos os 30 dias de novembro com muitas atividades, afazeres e comemorações, vivendo-os com calor e a alegria, que já nos é conhecida, como pode constatar no nosso boletim mensal… 

 

Boletim Vida Ativa Novembro 2019


 

Mês de outubro

 

 

Outubro é o mês das castanhas, das nozes e dos figos. O mês das folhas pelo chão…do cheiro das primeiras chuvas e dos dias mais curtos……

 Foi também, um mês em que se assinalaram datas e eventos importantes no âmbito do Dia da Saúde Mental, o mês das Missões de Nossa Senhora do Rosário, o Dia da Luta Contra o Cancro da Mama, o Dia do Animal, o Dia do Idoso, entre outras, como pode ser consultado no nosso boletim mensal.

 

 Boletim Vida Ativa Outubro 2019


 

 

 

Atividade  "Caminhada das Queimadas"

No dia 29 de setembro de 2019, o CSPSB promoveu uma atividade de convívio com os trabalhadores das diversas valências do Centro. Após auscultação dos trabalhadores optou-se por realizar uma caminhada em Santana (Levada das Queimadas). Desenvolveram-se, de igual modo, algumas dinâmicas de grupo, visando integrar, apresentar, divertir, refletir, aprender e promover o conhecimento entre as pessoas. Terminámos com um lanche partilhado. O feedback dos trabalhadores foi muito positivo.  

“O Trabalho em Equipa é o segredo que faz com que gente comum consiga resultados pouco comuns” (Ifeanyi Onuoha). 
De seguida apresentamos um breve vídeo que reflete esses momentos fantásticos:
                                                                           
 

 
Mês de setembro
 
 
Setembro, nono mês do ano, marca o fim do verão e o início do outono. Na nossa Instituição foi um mês repleto de atividades, das quais se destacam a visita ao Museu de Fotografia da Madeira e Exposição das Vindimas, as idas à piscina, ações de informação e os nossos habituais atelieres, como poderá consultar no nosso boletim mensal.
 
Boletim Vida Ativa Setembro 2019
 

 
Mês de agosto
 
Agosto……. rico em sabores, porque nos provocam os gelados e a frutas da época, tais como, as uvas, os figos, as ameixas, os tabaibos e a melancia, proporcionou também, alguns passeios, idas à piscina e à esplanada, visitas de familiares emigrados (…. ) não faltando as comemorações, em particular, do 23º aniversário do Centro Social e Paroquial de São Bento, que podem ser consultados no nosso boletim mensal:
Boletim Vida Ativa - mês de agosto

Mês de julho
julho
Julho, mês de banhos de sol e mar……. Apesar da sabedoria popular afirmar que “Julho quente, seco e ventoso, trabalho sem repouso”, foi um mês repleto de atividades ao ar livre, boa disposição e diversão.  Destacam-se o almoço-convívio (Chão dos Louros), as idas à piscina e visita ao Mudas – Museu de Arte Contemporânea, entre outras atividades realizadas pela instituição e que pode consultar no nosso boletim:
Boletim Vida Ativa - mês de julho

Mês de junho
https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/grupo_2019.jpg
Junho é o mês dos Santos Populares, onde as ruas enchem-se com balões e arcos de papel, às cores.
Na Instituição, também preparamos estas festividades, com muitos afazeres e convívios como pode observar no Boletim:
Boletim Vida Ativa - mês de junho
 

 
Maio é o mês das "flores", o mês das "mães", o mês em que os dias crescem e o sol aquece para começarmos a preparar o verão.
Na Instituição, aproveitou-se o bom tempo e durante todo o mês, realizaram-se atividades ao ar livre, aproveitando a luz solar e as boas energias, tal como podemos ver no nosso Boletim:
Boletim Vida Ativa - mês de maio
 

 
 
 

   
Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2018.
 
Relatório e Contas - Ano 2018 CSP Sâo Bento
 

 
Mês de abril
Abril foi um mês propício a diversas atividades, designadamente a celebração da Páscoa, a comemoração do dia da Liberdade, um passeio ao Porto Santo, entre outros, tal como podemos verificar no Boletim:
 
Boletim Vida Ativa - mês de abril
 

 
 Mês de março
https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/mar_o_2019.png
Em março reinou a folia e o espírito de Carnaval no Centro Social e Paroquial de São Bento. Ficou marcado pelo inicio da Primavera, tendo sido um mês rico em atividades, celebrações e comemorações, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - mês de março
 

 
Mês de fevereiro
 
Chegou o segundo mês do ano, fevereiro,  que apesar de ser o mais pequeno, foi rico em atividades e comemorações, tanto religiosas como profanas, não fosse o mês do amor e da amizade!  Foi ainda um mês  de muita animação e empenho na preparação do Carnaval.
 
Boletim Vida Ativa - mês de fevereiro
 

 
Mês de janeiro de 2019
 
 
E cá estamos nós no início de mais um ano!
Fazemos votos que seja um ano de muitas alegrias para todos aqueles que fazem parte desta grande família que é o Centro Social e Paroquial de São Bento!
Começamos o ano com muitas comemorações, não fosse o mês de janeiro, o mês das "cantorias dos Reis e do Santo Amaro". Além destas festividades, foram realizadas outras atividades, tal como pode constatar no Boletim: 
Boletim Vida Ativa - janeiro 2019

 
 
O último mês do ano,  chegou cheio de luz e repleto de alegria, pois é o mês da festa, o mês do nascimento do Menino Jesus, o mês da família e da celebração da união e do amor.
Há semelhança do que se passou ao longo do ano, foi também um mês repleto de inúmeras atividades, tal como podemos observar no Boletim que se segue:
Boletim Vida Ativa - dezembro
 

 
 

 
 
 
Foi no passado dia 8 de dezembro, que decorreu o jantar de Natal de algumas valências do CSPSB. Ainda que o tema  deste ano tivesse sido "O Inverno", podemos garantir que além da decoração que foi feita a preceito, pela Equipa da Ocupação, durante o jantar o clima foi bem quente de emoções, gargalhadas, boa disposição e muita animação!
 
 
 
 
 
Foi aproveitado o momento para apresentar  o Livro "Relembrando As Receitas d´Outrora, uma iniciativa da Equipa Técnica do Lar/ Residência para Idosos e Centros de Dia e Convívio. Este livro tem como propósito ser uma homenagem a todos os idosos do CSPSB, perpetuando as receitas d`outrora, partilhadas pelos idosos que frequentam as referidas valências, garantindo a preservação de receitas caseiras.
 

 
Votos de Umas Festas Felizes e um Próspero Ano Novo 
 
 
 

 
Mês de novembro 2018
 
Caminhando a passos largos para o final do ano, neste penúltimo mês, procurou-se iniciar os preparativos para mais um Natal, foi hora de confecionar os licores, as broas e os bolos de mel, que irão fazer o deleite dos nossos familiares e amigos.

Além da preparação da  Menino Jesus…foram realizadas diversas atividades em comemoração das festividades do mês de novembro, como é o caso do Pão por Deus e do São Martinho, que foram vividas com grande intensidade e as quais poderão visualizar no Boletim:
 
Boletim Vida Ativa - mês de novembro
 

 
Mês de outubro 2018
https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/Imagem_outubro.jpg
 
E chegou o mês de outubro e com ele a chuva! Foi um mês em que se assinalou diversas datas, desde  o Dia Internacional do Idoso, o Dia Mundial da Saúde Mental, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Dia Mundial do Animal, tal como podemos ver no Boletim: 

Boletim Vida Ativa - outubro 2018
 
 

 
Mês de Setembro de 2018
 
Setembro é o mês que marca o início da estação do outono, no entanto, o calor e o bom tempo mantiveram-se, tendo permitido a realização de inúmeras atividades.
Boletim Vida Ativa - mês de setembro
 
 
 Passeio de Catamaran - 28 de setembro
No passado dia 28 de setembro, e à semelhança do que acontece todos os anos, o CSPSB organizou uma atividade que visou promover o convívio e a união entre os trabalhadores deste Centro. Após auscultação dos trabalhadores, decidiu-se realizar um passeio de Catamaran (Sunset).
Tal como foi repetidamente verbalizado pelos trabalhadores, esta foi  um "experiência fantástica"! Além de  termos sido brindados  com um excelente pôr do sol e com a presença de inúmeros golfinhos, o espírito criado a bordo contribuiu para o propósito desta atividade.
De seguida apresentamos um breve vídeo sobre alguns desses momentos:
 
 
 

 
Lista final de candidatas admitidas para ajudantes de ação direta de 3ª por concelho 
 
Na sequência do concurso aberto para seleção de ajudantes de ação direta de 3ª, na vertente de prestação de apoio ao domicílio , somos a informar que após o processo de avaliação, que consistiu na análise/avaliação curricular e entrevista oral e escrita, vimos pelo presente, apresentar as candidatas admitidas, por concelho.
Para ver clique no link 
 
Lista Final de Candidatas Admitidas
 
 

https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/agosto1.jpg
O mês de agosto é o mês do calor, das festas, dos passeios e também do aniversário da nossa Instituição, que no passado dia 11, comemorou o seu 22º ano de existência. 
No Boletim pode verificar as diversas atividades que foram desenvolvidas durante este mês.
Boletim Vida Ativa - mês de agosto
 
 
 

 
CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA - Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava
 Clique para ver
 

 
Mês de julho 2018
  julho foi um mês de muito calor, cheio de atividades frescas, dinâmicas e alegres, que animaram todos aqueles que fazem parte desta Instituição, tal como podemos apreciar no Boletim que se segue:
Boletim Vida Ativa - mês de julho
 

 
 
Clicar para ver o Regulamento
Ficha de Inscrição
 
 

 
Mês de junho 2018
https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/junho.jpg
Com o mês de junho, veio o calor e  as Festas dos Santos Populares, tendo-se celebrando com intensidade, na nossa freguesia,  a Festa em honra de São Pedro. À semelhança dos outros meses, junho foi repleto de atividades tal como é visível no Boletim Vida Ativa:
 
Boletim Vida Ativa - Mês de junho

 
https://img.comunidades.net/csp/cspsaobento/maio_2018.png
 
Maio, o mês conhecido, por ser o "de Maria",  "o das flores",  "o dos amores" e da "família"...  neste mês  assinalou-se e festejou-se o "Dia da Família",  o "Dia da Mãe"o "Dia dos Museus", tendo ainda sido desenvolvidas outras atividades, que podem ser vistas no boletim que se segue.
 
Boletim Vida Ativa - maio 2018
 

 
Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2017.
 
Relatório e Contas - Ano 2017 CSP Sâo Bento
 
 
 

 
Mês de  abril  2018 
 
Abril  conhecido como o mês "de águas mil”, fez jus a este ditado, tendo a chuva  caído em abundância. Tendo sido igualmente abundante as atividades e comemorações desenvolvidas pelo CSPSB, no decorrer destes alegres 30 dias, tal como é possível verificar no Boletim que se segue:
Boletim Vida Ativa - mês de abril
 
Neste mês de prevenção de maus-tratos na infância e juventude, o Centro Social e Paroquial de São Bento solidarizou-se com esta causa, tendo sido realizados alguns laços azuis, que foram colocados nas diferentes estruturas da Instituição, de modo a sensibilizar a população para esta problemática.  
 
 

 
Mês de março 2018
 
O mês de março veio confirmar, uma vez mais, a sabedoria popular, pois este foi um mês marcado por dias muito chuvosos, o que não impediu a realização de diversas atividades, como é visível no Boletim que se segue. De salientar que foi o mês da chegada da Primavera, da comemoração do Dia Internacional da Mulher, do dia  Árvore, da Poesia, dia do Pai e de São Bento, além de outras celebrações e saídas recreativas.
 
Boletim Vida Ativa - março
 

 
Feliz Páscoa
 

 
 
 
Mês de fevereiro 2018
 
 fevereiro foi um mês mais pequeno, mas repleto de muita alegria e de folia. Foi altura de festejar o Carnaval, com bailes e cortejo, bem como o dia de São Valentim, onde se procurou celebrar a Amizade e o Amor.
A par destas destas, destacaram-se ainda outros eventos, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:
 
https://www.docdroid.net/iLBnWz7/boletim-vida-ativa-fevereiro-2.pdf
 

 
 
E chegou 2018!!
E com ele, a vontade de renovar sentimentos positivos e fazer desta passagem um recomeço de tudo o que é bom!
Assim, a Direção do CSPSB deseja a TODOS um Ano bem Feliz! Que seja um ano de Realizações, Sucesso e Muita Prosperidade!
E foi com este espírito que se desenrolou o mês de janeiro, repleto de muitas atividades, tal como é possível verificar no Boletim que se segue:
Boletim Vida Ativa - janeiro
 
 

 
 
Mês de dezembro 2017
 
Chegamos ao último mês do ano de 2017, o mês da festa e da comemoração do Nascimento de Jesus, que nos inspira paz, amor, esperança e união. Foi um mês repleto de inúmeras atividades, tal como é visível no Boletim que se segue:

Boletim Vida Ativa - mês de dezembro
 
 
 
Votos de uma Boas Festas
Postal de Natal 2017
 

 
Jantar de Natal 
No passado dia 8 de dezembro realizou-se mais um jantar de Natal, o qual contou com a boa disposição de todos os funcionários presentes, bem como dos elementos da Direção.
Foi num ambiente decorado a preceito pela Equipa da Ocupação do CSPSB  que decorreu momentos de muita animação e convívio.
 
Foi ainda homenageada a funcionária Helena Rodrigues, a primeira colaboradora do CSPSB  a aposentar-se, tendo sido destacado o seu profissionalismo e dedicação durante todo o seu percurso na Instituição.
 
 
 
Visita do Sr Presidente do Governo Regional ao Lar de São Bento
 
No passado dia 7 de dezembro, o Lar de São Bento recebeu a visita do Sr Presidente do Governo Regional, Drº Miguel Albuquerque, acompanhado da Sra Secretaria da Inclusão Social, Dra Rita Andrade e da Sra Presidente do Conselho Diretivo do ISSM - IP,RAM  Dra Augusta Aguiar, bem como das entidades concelhias que vieram desejar votos de Feliz Natal aos utentes e funcionários desta Instituição.
 
 

Mês de novembro 2017
 
O mês de novembro foi o mês das castanhas e dos magustos, das nozes e dos marmelos maduros, foi ainda mês de muitas dinâmicas e atividades, tal como pode constatar no boletim que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - mês de novembro
 

 
Mês de outubro 2017
 
E o mês de outubro chegou! 
Um mês abundante em significado humano e espiritual, pois foi o mês do Rosário, das missões e da celebração do Centenário da última aparição de nossa Senhora aos Pastorinhos.
Para além deste lado espiritual, tivemos também as eleições autárquicas, a comemoração do 5 de outubro – Implementação da República e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Foram ainda dinamizadas diversas atividades  que assinalaram outras comemorações, tal como nos elucida o Boletim Vida Ativa.
Boletim Vida Ativa - mês de outubro
 
 
Em 2002, o Centro Social e Paroquial de São Bento, alargou o seu âmbito de intervenção ao apoio no domicílio. Valência que desde essa data tem vindo a crescer, quer em termos de serviços, quer no âmbito da sua abrangência, sendo que tem à sua responsabilidade os concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente, Porto Moniz, Câmara de Lobos e a freguesia de São Martinho.
Para sinalizar estes 15 anos de esforço e dedicação, organizou-se um jantar convívio, no passado dia 31 de outubro, com todos os colaboradores da Valência SAD e de Apoio Social da UAID. Convívio pautado por muita alegria e animação, como é notório nas imagens que se seguem.
 

 
 
E chegou setembro, com ele veio a estação do outono, mas continuaram os dias de muito sol e bem propícios à realização das diversas atividades  promovidas pelo CSPSB, tal como pode ser verificado no Boletim que se segue:
Boletim Vida Ativa - mês de setembro
 
 
 
 
 
 
 
Atividade  "Um Dia com a Natureza"

 

No passado dia 24 de setembro alguns dos colaboradores das diferentes valências do Centro Social e Paroquial de São Bento juntaram-se para um dia bem diferente... "um dia com a natureza!"
AAA
Apesar do outono já ter chegado, São Pedro brindou-nos com um lindo dia de sol! Após uma excelente caminhada pela Levada do Alecrim, deliciámo-nos com um piquenique nos Estanquinhos!
Foi um dia de muita Alegria, Divertimento e Partilha,  tal como podemos visualizar no video que se segue:
 
aaaaaaa
 
 
 

 
 
 
O mês de agosto  foi repleto de sabor a sol e mar,  incentivando as valências de Lar, Residência, Centros de Dia e de Convívio a  continuar com as  idas à piscina, as visitas culturais, os passeios pela região, tal como podemos observar no Boletim Vida Ativa.
Foi ainda o mês de festejar o vigésimo primeiro aniversário da nossa Instituição.
 
Boletim Vida Ativa - mês de agosto
 
 

 
Protocolo de Cooperação com o Instituto CRIAP
 
Foi estabelecida parceria com o Instituto CRIAP, dando a possibilidade de oferecer a todos os associados, profissionais e colaboradores do CSPSB, a possibilidade de usufruírem de descontos no âmbito da formação, de acordo com critérios predefinidos.  
 
 
O Instituto CRIAP, dedica-se ao ensino especializado e apresenta uma oferta formativa nas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais.
Tem um modelo de atuação que engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando dar uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que nos procuram.
Está sediado no Porto e realiza formações presencialmente em Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores. Para além disso, oferece formações à distância (e-learning) permitido levar o conhecimento cientifico além-fronteiras.”
 Para mais informações pode consultar  em  http://www.institutocriap.com/.
 
 

 
 
 
Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da colaboradora do Serviço de Ajuda Domiciliária, a Sra. Ilda Abreu! Uma pessoa cheia de energia, que muito contribuiu para o bom funcionamento deste serviço.
A Direção do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, bem como todos os colegas, endereçam sentidas condolências à sua família e amigos, neste momento particularmente difícil de pesar e dor!
 
 

 
 
 
Julho começou em grande… Com mar, sol e alegria!! 
Em pleno verão o mês revestiu-se de muito sol, calor, idas à piscina, convívios e comemorações, como podemos verificar pormenorizadamente no Boletim que se segue:
 
 
Boletim Vida Ativa - mês de julho
 

 
Mês de junho
 
Com os dias a aquecer e a lembrar já o verão, junho,  foi mês  de alegria no ar, das fogueiras e dos balões. Foi com muita animação que se celebrou e festejou os Santos Populares.
Foram ainda  dinamizadas outras atividades que contribuíram para um clima de muita festa e alegria, garantindo grande confraternização entre os idosos e os colaboradores, estando explícito no boletim que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - Mês de junho
 

 
Mês de maio
O mês de maio caraterizou-se pela comemoração de diversas datas significativas, como o Dia do Trabalhador, o Dia da mãe, o Dia da Flor, o Dia do concelho da Ribeira Brava, entre outros, os quais pode ver mais ao pormenor no Boletim que se segue.
 
Boletim Vida Ativa - Mês de maio
 

 
Visita da Chama da Solidariedade ao concelho da Ribeira Brava
 
Foi num ambiente de festa e de muita animação que a Ribeira Brava acolheu a Chama da Solidariedade no passado dia 29 de maio.
A Chama percorreu todas as freguesias do concelho, tendo sido notória a envolvência e a união das diferentes Entidades e Instituições. De salientar que esta Chama representa valores como a união e a fraternidade, que devem nortear a intervenção das várias instituições da comunidade, com o intuito de ajudar o próximo.
De seguida apresentamos um pequeno registo da passagem da Chama pelas freguesias (Campanário, Serra de Água, Tabúa e Ribeira Brava):
 
 

 
Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2016.
 
CSPSB - Relatório e Contas 2016
 

XIII Festa da Solidariedade
No âmbito da XIII Festa da Solidariedade, no próximo dia 29 de maio, a Ribeira Brava terá a honra de receber a Chama da Solidariedade.
A Festa da Solidariedade é um evento, de cariz nacional, promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. A Chama da Solidariedade simboliza valores, como a união, a fraternidade, que devem nortear a intervenção das várias instituições da comunidade, com o intuito de ajudar o próximo.
Apareça e faça parte desta festa!
 
                               
                            
                            
                           
                             

 
Mês de abril
Este mês foi na verdade de encanto. Foi um mês risonho, com a comemoração do dia do sorriso e um mês gentilmente recheado de festividades, saídas culturais, entre outras atividades. 
Momentos esses retratados no Boletim Vida Ativa que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - abril
 

 
Mês de março  
O mês de março é caraterizado pelo mês da Primavera, da árvore e da mulher!
Como podemos verificar no Boletim Vida Ativa, foi um mês preenchido pelas comemorações festivas, celebrações e saídas recreativas:
 
Boletim Vida Ativa - março
 

 
 
Mês de fevereiro
O mês de fevereiro é o mais pequeno do ano, mas nem por isso menos intenso.  Como diz o ditado popular “Em fevereiro chuva, em agosto, uva.” Não sabemos o que irá acontecer no mês de agosto, mas em fevereiro fez-se jus ao adágio popular, já que o mês foi abundante em chuva, frio e em atividades, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - fevereiro
 

 
 
 E já estamos em 2017!!
janeiro foi um mês onde se sentiu ainda um “cheirinho” da "festa" , com os festejos do Dia de Reis e do Stº Amaro. Foram ainda desenvolvidas outras iniciativas, que podem ser consultadas no boletim de janeiro:
 
 Boletim Vida Ativa - Mês de janeiro 2017
 
 


 
 
   Mês de dezembro
 
 
 
Em dezembro veio o frio, veio o Natal, as missas do parto, a carne vinho e alhos, a visita às iluminações, entre outras atividades, as quais podem ser vistas no boletim "Vida Ativa" que se segue:
Boletim Vida Ativa - Mês de dezembro
 

 
Com a aproximação do Natal, e de forma a celebrar esta época festiva,  foi feito um jantar convívio entre os colaboradores do CSPSB, no dia 7 de dezembro.
Foi notória a boa disposição e a animação entre todos os participantes!  

 
 
VOTOS DE UMAS BOAS FESTAS!
 
 

 
 
Mês de novembro
 
Em novembro foram realizadas diferentes atividades que proporcionaram o reviver das tradições e das memórias de antigamente, descritas com a emblemática frase “no meu tempo era assim…”  
Foi um mês repleto de atividades, que podem ser verificadas no seguinte boletim:
 
Boletim Vida Ativa - Mês de novembro
 

 
Mês de outubro
 
Diz a sabedoria dos nossos idosos que em outubro é tempo de semear, já que o clima é favorável à renovação dos campos e ao desabrochar das plantas, oferecendo colheitas em abundância. 
E ao refletirmos no final do mês, pode mesmo dizer-se que…  A COLHEITA FOI ABUNDANTE … EM ALEGRIA, tal como podemos constatar no Boletim que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - Mês de outubro
 

 
 
No seguimento das comemorações do 20º Aniversário do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, o Jornal da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade publicou uma noticia relativa à festa realizada para os colaboradores de todas as valências, a qual pode ser visualizada no link que se segue:
 
http://www.solidariedade.pt/site/detalhe/12806#
 

 
Mês de setembro
 
 
Foi o fim de um caloroso Verão… A temperatura, apesar de um pouco mais amena, não nos impediu de desfrutar de uma grande variedade de atividades ao ar livre, que foram recheadas de muita cumplicidade e boa disposição, tal como é visível no Boletim Vida Ativa que se segue:
 
Boletim Vida Ativa - setembro 2016
 

 
Mês de agosto
 
A 11 de agosto, o Centro Social e Paroquial de S. Bento comemorou o seu 20º Aniversário!
Passaram 20 anos, desde que um grupo da comunidade Ribeirabravense uniu esforços por uma causa, em prol da população mais desfavorecida do concelho!
Com o passar dos anos a Instituição cresceu e abraçou a política de saber fazer mais e melhor.  A qualidade, a inovação e a solidariedade são o pilar da nossa intervenção. O bem-estar daqueles que servimos e o sorriso que nos é retribuído é o nosso alento. 
No dia 19 de agosto, foi realizada uma festa para todos os colaboradores do CSPSB, tendo sido realizada uma celebração litúrgica.  A festa seguiu-se no Lar de São Bento com o beberete e socialização entre os vários elementos da direção, entidades oficiais, convidados, colaboradores e  amigos do Centro. 
 
 
 
Foi também realizado o lançamento do livro “O Pequeno Rodrigo”, da autoria de Magna Rodrigues, Diretora Técnica  da Casa de Abrigo. A história debruça-se sobre a problemática da violência doméstica e a díficil decisão de integrar uma Casa de Abrigo como forma de proteger as vítimas. De ressalvar que esta publicação contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
Neste link poderá visualizar a referida historia:  O Pequeno Rodrigo
 
Além da festa comemorativa dos 20 anos da Instituição, no mês de agosto, foram desenvolvidas diversas atividades, as quais poderemos ver no Boletim Vida Ativa que se segue: 
Boletim Vida Ativa - agosto 2016
 

 
O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava está de PARABÉNS pelos seus 20 anos de existência!
 

 
Mês de julho
julho é mês de calor, de praia, de festa popular, de muita animação e descontração!!
Segue-se o boletim onde poderá verificar as principais atividades desenvolvidas, neste mês, pela nossa Instituição.
 
 Boletim julho 2016
 

 
 
Mês de junho
 Mês de junho, altura de festejar os Santos Populares e não só...
Durante o mês de junho, foi realizado um vasto leque de atividades, procurando ir sempre de acordo com as expetativas e interesses dos cidadãos envolvidos nas valências do CSPSB, como podemos verificar no Boletim que se segue: 
Boletim junho
 

 
Na sequência da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2015/M, de 2 de dezembro, que alterou e republicou o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o qual obriga à publicitação das contas no sítio institucional eletrónico, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, apresenta no link que se segue,  o Relatório e Contas referente ao ano de 2015 .
Relatório e Contas 2015
 

 
 
Mês de maio
O mês de maio foi repleto de comemorações e tradições.
Fizemos uma homenagem especial a todas as mães, com particular ênfase para Nossa Senhora de Fátima - nossa mãe do céu.
Segue-se o "Jornal Vida Ativa" referente ao mês de maio.
 
 Boletim maio
 

 
 
Mês de abril
 
Diz o velho ditado: "abril, águas mil!" Na nossa Instituição, pode -se dizer que: "Em abril, atividades mil, pelo vasto leque de atividades dinamizadas, tal como é possível constatar  no "Jornal Vida Ativa", que é publicado mensalmente.
Jornal Vida Ativa - 2016 Abril
 

 
 
Mês de março
Diz o adágio popular que  “março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão”.
O mês de março, nem sempre nos trouxe manhãs de inverno e tardes de verão, certo porém, foi que o mês foi preenchido de comemorações festivas e saídas recreativas. Mas a experiência vivida com maior entusiasmo, evidente no brilho dos olhos de cada um, foi a visita de um dia ao Porto Santo, em comemoração da primavera.
 
Entrega de Certificados de Formação 
Teve lugar no dia 2 de março, no Estabelecimento Vale Formoso, a entrega de certificados pela Sra Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais,  às Ajudantes de Ação Direta, admitidas recentemente para o Serviço de Ajuda Domiciliária.
Peça de Teatro -  “A Rir a que Estamos Bem" 
No dia 04 de março, os cidadãos das diversas valências, tiveram  a oportunidade de assistir à peça de teatro “A rir a que estamos bem”, em cartaz no Centro Cultural John dos Passos. Os clientes apreciaram o espectáculo e diríamos mesmo que, aproveitaram para usar e abusar de uma boa gargalhada.
 
Comemoração do Dia da Mulher
No dia 08 março, comemorou-se o dia da mulher com duas atividades: um grupo de clientes participou no karaoke musical, a convite  do Hospital João de Almada e outros, desfrutaram da visualização de um filme alusivo ao tema, “Maria Papoila”, nas instalações do Lar de São Bento.
 
Festa do Padroeiro da Ribeira Brava
No fim de semana 12 e 13 de março, realizou-se na Igreja Matriz da Ribeira Brava a festa em homenagem a São Bento. Assim, no dia 12, para iniciar as festividades, os clientes do Lar e Residência para Idosos, participaram na novena em honra do seu Padroeiro. E nesse mesmo dia, realizou-se uma sessão cultural sobre a vida e obra de São Bento.
 
Comemoração do Dia de São José e Dia do Pai 
Uma vez mais e a convite do Estabelecimento Bela Vista, alguns clientes participaram na tradicional festa e arraial de São José. Nas valências do CSPSB, o dia foi comemorado com uma oração a São José e debate muito participativo sobre a figura do Pai, que enterneceu os corações e apelou às memórias da infância. Foi também muito interessante a comparação entre as representações da figura paterna dos tempos de ontem e dos tempos de hoje.
 
Realização da I Feira da Economia Social e Solidária  
Nos dias 18 a 20 de março, o Centro Social e Paroquial de São Bento não podia deixar de se fazer representar na Primeira Feira da Economia Social e Solidária, que teve lugar no Madeira Tecnopólo, com a exposição dos trabalhos realizados pelos idosos e iguarias, tão elogiadas, por deliciarem os visitantes. Para mais informações pode aceder: http://feiraeconomiasocial.pt/feira.html
 
Visita ao Porto Santo
Este dia foi verdadeiramente muito especial para os clientes das diferentes valências, já que muitos nunca tinham viajado de barco, ou tido a oportunidade de conhecer a ilha do Porto Santo.
O dia começou bem cedo e foi notório o cansaço, ao final do dia, que foi aproveitado ao máximo. Mas, como diz o ditado: “Quem corre por gosto não cansa”. Assim foi a nossa visita, que foi vivenciada com grande entusiasmo e com deleite pelos encantos da ilha dourada, o bom tempo e amabilidade da gente da ilha.
A viagem só foi possível com a colaboração das autarquias da Ribeira Brava e Porto Santo. Um bem haja a todos aqueles que tornaram possível esta viagem e certamente, a concretização de um sonho para muitos dos clientes.
Comemoração do Dia da árvore, da água, da Floresta e da Primavera 
Entre os dias 21 e 22, comemorou-se o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Água, com visita guiada à Central Hidroelétrica da Serra de Água. Neste contexto, procurou-se dar a conhecer a importância desta energia renovável e o processo de transformação da energia hidráulica em energia elétrica.
 
Celebração da Páscoa
No dia de Páscoa, ou o “Domingo da Alegria”, alguns idosos aproveitaram para participar na missa da Ressurreição e outros clientes puderam ver a passagem da procissão nos jardins da Instituição. Depois seguiu-se  o almoço com as iguarias tradicionais da época.
No dia seguinte, os clientes das várias valências do CSPSB, tiveram oportunidade de usufruir de uma atividade intergeracional, com crianças da valência Casa de Abrigo, que “brincaram” todos juntos, à “Caça ao Ovo”,  nos jardins do Lar de São Bento. Depois de encontrarem os diferentes ovos espalhados pela casa, seguiu-se um lanche convívio, onde não faltou as tradicionais amêndoas e bombons de chocolate.
 
 

 
1ª Feira de Economia Social e Solidária
Nos dias 18,19 e 20 de março decorrerá no Tecnopolo, a 1ª Feira de Economia Social, promovida pela Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais. Na qual o Centro Social e Paroquial de S. Bento estará representado, de modo a divulgar e promover a nossa instituição.
 
www.feiraeconomiasocial.pt

  
Mês de fevereiro
 
Conforme marca o calendário, o mês de fevereiro é o que tem menos dias no ano.
Apesar disso, o mês foi vivido com muita emoção e intensidade.
 
Carnaval
Em fevereiro, os clientes das várias valências do CSPSB, integraram o “Sótão Mágico”, nome dado à trupe de foliões, que se disfarçaram de bonecos de trapos. Mas como “brincar” também dá fome, nestes dias não dispensamos os sonhos e as malassadas.
Ao iniciar o mês, mais propriamente no dia 02 de fevereiro e a convite da Fundação João Pereira, os clientes do CSPSB participaram numa tarde convívio com os clientes daquela Instituição. Foi um momento que contou com um "pézinho" de dança, ao ritmo da música carnavalesca e com muito boa disposição à mistura.
Na sexta-feira, dia 05 de fevereiro, a trupe “Sótão Mágico” desfilou no cortejo de Carnaval e animou as ruas da Ribeira Brava, juntamente com as crianças das escolas deste concelho. Durante a tarde, nos jardins do Lar de São Bento realizou-se um “baile de carnaval”, com a presença dos clientes das várias valências, trajados a rigor. Ao ambiente e som carnavalesco, foi adicionada uma boa gargalhada, que se proporcionou com uma peça de teatro, dinamizada pelas colaboradoras - “A Maria da Serra e sua filha” e como é claro, também não faltou as tradicionais malassadas com mel de cana.
Já no domingo, 07 de fevereiro, a trupe fez-se representar no cortejo trapalhão, que se realizou na Ribeira Brava, com idosos, colaboradores e alguns dos seus familiares, dando mais brilho e folia a esta tarde. No fim do desfile, fomos convidados pelo município a assistir a um momento musical e a lanchar na baixa da vila. Como dizia uma idosa,“vou dizer ao meu filho, que gostei muito de participar.”
 
A festa continuou pela semana fora, já que a 12 de fevereiro, fomos convidados a sambar mais um bocadinho, desta vez, no Lar de São Francisco, na Festa Grega, com o tema: “Deuses do Olimpo”. Foi com grande orgulho que vimos a nossa fantasia de boneca de trapos ser premiada com o terceiro lugar, no concurso de trajes.
Quarta -feira de cinzas
Depois da euforia do Carnaval, o dia 10 foi marcado pelo início das comemorações religiosas relacionadas com a Quaresma, sendo neste contexto, que alguns idosos assistiram à missa de quarta-feira de cinzas.
Dia da amizade
Neste mês, não deixamos também, de recordar o dia do doente (11 de fevereiro), onde se fez uma oração e visita aos clientes acamados da nossa Instituição, expressando assim, o nosso apoio e dando algum ânimo àqueles que encontram no leito o seu conforto.
O dia 14 de fevereiro é dedicado ao amor e à amizade, assim os clientes ajudaram nas decorações dos espaços e decidiram oferecer “corações” com quadras alusivas ao tema a alguns elementos da comunidade.
Visita de Nossa Senhora de Fátima à Madeira - Ribeira Brava
O mês de fevereiro também ficou emocionalmente e espiritualmente marcado pela presença da Imagem Peregrina na Igreja da Ribeira Brava, nos dias 20 e 21. Esta visita foi recebida com muito entusiasmo por parte dos idosos que quiseram participar na missa, ou simplesmente ir até à beira da imagem para vê-la mais de perto e fazer uma oração. Esta atividade contou com a presença e apoio de familiares, amigos, colaboradores e grupo de escuteiros que prontamente ajudaram os idosos na deslocação dos mesmos até à Igreja.
Dia de Passeio
O mês caminha para o fim, mas não sem antes falarmos do nosso passeio em grande grupo, com clientes das diferentes valências.
A ideia seria ver a neve, mas como algumas estradas ainda se encontravam encerradas ao trânsito devido à neve e como o dia nos decidiu brindar com o sol e o bom tempo, optou-se por dar um passeio entre a Calheta e Rabaçal, com paragem para o almoço nos Lamaceiros, no Porto Moniz. Seguiu-se viagem até São Vicente para uma breve paragem na marginal para “apanhar ar e esticar as pernas” e finalizamos o passeio com um lanche no Centro de Convívio do Campanário. Foi mais um dia repleto de boa disposição, acompanhado de um sol maravilhoso.
 

 
Carnaval 2016
 
 
Jornal da Madeira, 08 de fevereiro de 2016

 
 
Mês de Janeiro
O mês de janeiro, cheira ao restinho dos licores e broas de mel, cheira a cantigas e a “brincadeiras”, cheira aos Reis e ao Santo Amaro. Foi assim que demos início ao ano de 2016 e nos despedimos da quadra natalícia.
 
Comemoração do dia de Reis
No dia 06 de janeiro, o Lar de São Bento recebeu a visita das crianças do Infantário e  dos clientes do CAO, que animaram os idosos com músicas referentes à quadra festiva.
O Lar de São Bento também comemorou esta data, através de um concerto musical, promovido pelo grupo “Flôr da Idade”, que se realizou ao final do dia, com a presença dos familiares dos nossos utentes.
Quisemos assim, brindar os presentes, com músicas tradicionais madeirenses, alusivas a esta época. Os cânticos apresentados e tão entusiasticamente ensaiados, advieram da sabedoria e das memórias dos nossos idosos, que os cantavam quando iam à missa do galo, quando participavam em romagens, ou quando, iam de porta em porta, por altura dos Reis e do Santo Amaro.
Tudo isto foi possível, com o empenho de toda a equipa, do apoio de voluntários e da alegria das famílias, que ajudaram na animação.
Além de disfrutarmos do momento musical, o mais importante foi estarmos juntos, para louvar e partilhar, a alegria do nascimento do menino Jesus.
Um bem haja a todos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Visita a Presépios
Como manda a tradição Madeirense, os idosos das diferentes valências, tiveram a oportunidade, de visitar dois presépios fora do concelho (no dia 08 de janeiro). Desta vez, fomos visitar o presépio do Porto da Cruz e o presépio do Jardim da Serra.  A 11 de janeiro, alguns idosos visitaram também os presépios, expostos no quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava.
 
 
Comemoração do Santo Amaro
Não poderíamos deixar de recordar uma vez mais, a festa do Santo Amaro, bem como toda a alegria, boa disposição e descontração que este dia  oferece. É tradição, os idosos visitarem algumas instituições da freguesia para desejarem um bom ano e ajudarem a limpar os armários com a vassoura e pá em punho. E como diz a cantiga:  
“Eu trago a vassoura,
também trago a pá,
senhor abra- me a porta,
 quero varrer já”.
Fomos muito bem recebidos pelas entidades e como agradecimento oferecemos uma pequena vassoura com uma dedicatória ao Santo Amaro, feita pelos idosos.
No dia 17, o Grupo de Ação Católica da Ribeira Brava veio cantar o Santo Amaro ao Lar de São Bento, promovendo muita alegria e animação.
 
 
Visita dos idosos da Associação do Porto Moniz
No dia 21 de janeiro, recebemos a visita dos idosos da Associação do Porto Moniz, que preencheram a tarde de cânticos populares e tradicionais. Foram verdadeiros momentos de alegria e convívio entre os visitantes e os idosos do CSPSB.
 
 
Centro de Convívio do Campanário - nova valência do CSPSB
A partir do mês de janeiro o Centro Social e Paroquial de São Bento assumiu a gestão do Centro de Convívio do Campanário, através de acordo estabelecido com o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM.
Também os idosos desta valência comemoraram o dia de Reis, o dia de Santo Amaro e visitaram os presépios do Curral das Freiras e Jardim da Serra.
 
 

 
 
Lista final de candidatas admitidas para ajudantes de ação direta de 3ª por concelho 
 
Na sequência do concurso aberto para seleção de ajudantes de ação direta de 3ª, para o Serviço de Apoio Domiciliário, somos a informar que após o processo de avaliação, que consistiu na análise/avaliação curricular e entrevista oral e escrita, vimos pelo presente, apresentar as candidatas admitidas, por concelho.
Para ver clique no link abaixo
     
          Lista final de candidatas 
 

  
Mês de dezembro    
Já diz a cantiga popular:  
“Ó meu menino Jesus,
Dizei-me que noite é esta,
Hoje é noite de Natal,
Amanhã dia de festa.”
 
Na nossa Instituição, não foi só o dia de Natal motivo de festa, mas todo o mês de dezembro, que se destacou pelo vasto leque de atividades, todas elas, envolvidas e preenchidas de espírito Natalício.
 
 
 
Almoço convívio - restaurante “Encumeada”
No dia 09 de dezembro, foi promovido pelo Município da Ribeira Brava em parceria com a ADRAMA, um almoço convívio no restaurante “Encumeada”, dirigido à população idosa a frequentar os Centros de Convívio da RAM.
Nesta iniciativa, que contou com a presença da Exma. Senhora Secretária da Inclusão e Assuntos Sociais e outras edilidades, participaram também, os idosos que integram as valências do CSPSB: Centros de Convívio da Serra de Água, Furna e Centro de Dia.
Os idosos agradecem o convite e o momento de grande animação!
 
Simulacro – Evacuação em Situação de Inundação
No dia 10, no âmbito do Plano de Emergência Municipal, foi realizado um simulacro, no Lar de São Bento, visando preparar os colaboradores para a atuar em situação de catástrofe.
O exercício, realizado em colaboração com a autarquia e a Proteção Civil, consistiu no auxílio e saída dos idosos em segurança, do Lar de São Bento, uma vez que a Vila da Ribeira Brava estaria inundada, bem como, a realização de transporte e instalação num Centro de Acolhimento Temporário, localizado no Campanário.
 
Circo
A 10 de dezembro, os utentes das várias valências do CSPSB tiveram a oportunidade de assistir a um verdadeiro espectáculo do Circo Mundial, na Praia Formosa. Esta foi, sem dúvida, uma experiência mágica e uma novidade para a maioria.
Festa - “Era do Gelo”
A tarde do dia 11, foi passada entre o gelo, os esquimós e iglus vindos diretamente da Gronelândia.   
Em ambiente de festa, que se realizou no Lar São Francisco, imperou uma certa surpresa, quando os visitantes se confrontavam com as magníficas estátuas de gelo em exposição. Foram momentos de grande animação, descontração e convívio entre os idosos do Lar São Francisco e idosos do Lar São Bento.
 
“Natal dos Hospitais”
Os idosos do CSPSB foram convidados a assistir ao tradicional espectáculo “Natal dos Hospitais”, no dia 11 de dezembro, na sala de congressos do Casino da Madeira. O evento juntou vários artistas e idosos oriundos dos diversos equipamentos sociais da Região e enriqueceu ainda mais, o espírito natalício, através das suas mensagens de esperança e solidariedade.
 
 
Jantar de Natal
Natal também significa momentos de encontro, alegria e partilha.
Foi esse o espírito colhido e dividido, no jantar de Natal, entre a Direção e os colaboradores do CSPSB, que se realizou no dia 12 de dezembro, no restaurante “Cantinho do Lugar de Baixo”.
O momento agradou pela boa comida, animação e acima de tudo, pela confraternização, entre todos os participantes.
Um bem-haja à Direção do CSPSB por mais esta iniciativa, realizada para os colaboradores.
 
 
Missa do Parto
Já diz o povo, que o friozinho da época, o levantar de madrugada para ir à Missa do Parto é que lembra o Natal. E como, o povo quando fala tem razão, assim fizeram alguns idosos e colaboradores. Fomos todos a Missa do Parto, no dia 15, às 6h da manhã.
Depois da missa, seguiu-se um convívio no Lar de São Bento, onde não faltou a típica canjinha, as sandes de galinha, os licores e a poncha para aquecer. O convívio foi animado pelos cantares da época.  
 
 
Exposição no Museu Etnográfico da Madeira
Ainda no dia 16, os idosos foram à inauguração da exposição intitulada: “Artesanato urbano ou moderno, presépios madeirenses”, no Museu Etnográfico da Madeira. Aproveitamos o momento, para apreciar a exposição de árvores de Natal elaboradas com material reciclado, uma delas, pelos idosos do Lar de São Bento.
 
 
Convívio com os alunos da Escola Básica Padre Manuel Álvares
No dia 17, alguns alunos da EBS da Ribeira Brava, supreenderam os idosos com um espetáculo de animação musical, apresentado no Lar de São Bento, onde foram interpretadas músicas alusivas à época e números de dança. O ambiente foi repleto de alegria e convívio entre alunos, professores e colaboradores do Lar.
 
Feira de Natal
Entre os dias 19 e 20, participamos na tradicional noite do mercado, promovida pelo município da Ribeira Brava. Procuramos assim, deliciar a população que nos visitou, com as iguarias tradicionais da época: poncha, licores de vários sabores, tartes, doces de frutos regionais e as broas.
 
 
Iluminação e Decoração de Natal
Na época natalícia, as cidades e vilas vestem-se de grandiosas iluminações para receberem o Menino Jesus, Salvador e Redentor da Humanidade.
No dia 22 de dezembro, os idosos foram até ao Funchal, onde foram contagiados pela  animação e surpreendidos pela beleza das decorações da cidade, que como alguém dizia “parece um céu aberto”.
 
Missa dos avós e netos
Como já é hábito, no dia 24 de dezembro, ao meio dia, a paróquia da Ribeira Brava dinamiza a “missa dos avós e netos”. Esta missa procura promover um encontro de gerações (avós e netos), que teriam dificuldade em deslocar-se à tradicional missa do galo, dando-lhes a possibilidade de assistirem a um ato de natal. Os nossos idosos contaram com a ajuda, muito prestativa, do grupo de Escuteiros da Ribeira Brava na deslocação até à igreja.
 
Romagens de Natal
Nos dias 25 e 27 de Dezembro, como já é tradição, o Lar recebeu a visita de vários grupos de cantares (da Ponta do Sol, Tabua, da Ave Maria e freguesia da Ribeira Brava). É de louvar a iniciativa destes elementos da comunidade, que compõem as romagens e animam habitualmente a missa do galo, procurando alegrar os nossos idosos com essas músicas.
Foram momentos de muita emoção e de recordação, por parte dos idosos, dos tempos em que alguns, também iam à missa do galo e ouviam os mesmos cantares.
 
Votos de Feliz Ano 2016
A Direção do CSPSB deseja a todos um Feliz Ano Novo, repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.
 
 

 
Abertura-Concurso de Admissão
Clicar para ver o Regulamento
Ficha de Inscrição

 
Votos de Umas Boas Festas
 
 

 
Mês de novembro
 
O mês de novembro é mês das castanhas e como diz a cantiga:
“Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra, leva mais calor p'ra casa.”
                                      (Carlos do Carmo)
                                       http://www.vagalume.com.br/carlos-do-carmo/homem-das-castanhas.html
 
Assim, como manda a tradição, em novembro não faltaram as castanhas, o vinho, as cantigas e a brincadeira.
 
Comemoração do Pão Por Deus
A 02 de novembro, comemorou-se no Lar São Bento, o dia de Todos os Santos e o Pão por Deus, com a presença dos idosos das diferentes valências, onde se explicou a origem e as diferentes vivencias destas tradições.  Foi com muito entusiasmo que os idosos procuraram identificar as imagens dos santos que lhes foram apresentadas e realizaram um cartaz alusivo ao Pão por Deus. Finalizou-se a atividade com um lanche convívio, onde se partilharam os frutos da época.
Dia dos Fieís Defuntos
No dia 03 de novembro, não quisemos deixar de lembrar os fiéis defuntos. Assim sendo, alguns idosos assistiram à missa em memória dos seus familiares e amigos, tendo depois se dirigido até ao cemitério da freguesia da Ribeira Brava, para visitar campas, colocar flores e fazer uma oração por todos os que fizeram parte da “família” do CSPSB e que já  partiram para a eternidade.
 
Comemoração do São Martinho (11 novembro)
Como diz o provérbio:“No dia de São Martinho vai à adega e prova o teu vinho”
Certamente que não foi possível ir à adega para provar o vinho, mas, conseguimos brindar com vinho novo e comer “quentes e boas”, num magusto que se realizou no Lar de São Bento, entre os colaboradores e idosos das diferentes valências, num ambiente de grande alegria e confraternização.
 
Visita da Primeira Dama de Portugal
O mês ía a meio, mais concretamente, no dia 16, quando…
Recebemos a visita da Primeira Dama de Portugal, Dra. Maria Cavaco Silva.
Esta visita teve lugar por ocasião da 7ª Jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, promovida pelo Presidente da República na Região Autónoma da Madeira.
Na sua visita, que muito nos honrou, a Dra. Maria Cavaco Silva privilegiou o diálogo com o nossos utentes.
Foram momentos que a todos emocionou e que ficarão retidos na memória de cada um.
Para mais informações visite o site:
http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/?idc=32&idi=97997&idt
 
Dia da Mundial da Diabetes
Em comemoração do Dia Mundial da Diabetes a Enfermeira do CSPSB, realizou uma ação de sensibilização, onde procurou explicar, aos idosos, as características da doença, a forma de prevenção e como viver com esta patologia.
Sendo o exercício físico e a alimentação saudável, os alicerces de prevenção e combate da doença, aproveitou-se para fazer uma caminhada até à beira mar.
 
Torneio de Bóccia
A 30 de novembro, em comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, organizou-se no Lar de São Bento, um torneio de Bóccia, entre os idosos do CSPSB e os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava, que contou com a presença dos professores de ginástica de ambas as Instituições.
O torneio foi marcado pela competição e preenchido de entusiasmo.
 
Confecção de broas
E como o mês do Natal se aproxima…
Alguns idosos e colaboradores tiveram a oportunidade de confecionar vários tipos de broas, numa das padarias do concelho, para nos delíciarmos no mês da festa.
 
 

 
 Mês de outubro
 
Já os antigos diziam que:
“No mês das nozes sejamos velozes.” “É preciso o trigo guardar e o frio não apanhar”.
O mês de outubro passou na verdade muito rápido, tendo-se procurado acompanhar este ritmo sem esquecer as datas assinaláveis e as nossas tradições.
 
Comemoração do Dia do Idoso – 01 de outubro
Celebramos o dia do idoso no Pedregal, na freguesia do Campanário, a convite da Adbrava, onde se aproveitou a tarde para o convívio com idosos das diferentes freguesias do concelho.
A tarde foi rica em atividades, que tiveram lugar após a Eucaristia, dando aos participantes a oportunidade de desfrutar de uma aula de aeróbica, um desfile de moda – “Chapéu Criativo” e um lanche convívio.
Os nossos chapéus, previamente confeccionados pelos idosos, com material reciclado, alegraram o desfile e evidenciaram-se pela originalidade.
 
 
Celebração da Festa da Vida
No dia 15 de outubro, fomos novamente convidados, no âmbito das Comemorações do Dia do Idoso, a participar na Festa da Vida, organizada pela União das IPSS, no Complexo Desportivo da Água de Pena.
Este evento, que se iniciou com a celebração Eucarística e continuou pela tarde fora com muita animação, foi vivido com alegria e proporcionou momentos de confraternização entre os idosos dos diferentes equipamentos sociais dispersos um pouco por toda a Região.
 
 
Formação aos Colaboradores do CSPSB
Foi proporcionado a 127 colaboradores do CSPSB, formação por um Enfermeiro, intitulada "Cuidados de Higiene à Pessoa com Incapacidade", permitindo deste modo efetuar uma "reciclagem" dos conhecimentos dos profissionais que direta ou indiretamente prestam este tipo de apoio.
 
Visita da Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais ao CSPSB
No dia 20, fomos prendados com a visita, que muito nos honrou, da Exma. Senhora Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, a Dra. Rubina Leal.
A Sra. Secretária procurou conhecer o âmbito de intervenção da Instituição, tendo aproveitado o momento, para conversar com os idosos e inteirar-se de algumas atividades desenvolvidas.
 
Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 outubro)
A caminhar para o fim do mês e já no dia 22, não quisemos deixar de falar na importância de uma alimentação saudável, como forma de garantir bem-estar e evitar diversos problemas de saúde, pelo que se promoveu uma acção de sensibilização junto dos idosos, que se revelou muito participativa.
A roda dos alimentos, os cuidados a ter no caso de determinadas doenças como a Diabetes, ou Doença Renal, foram alvo de reflexão e debate.
Esta atividade contou com a presença da nossa Chefe da Cozinha, que explicou as ementas elaboradas e confecionadas na Instituição, de forma a promover uma alimentação saudável.
Neste mesmo encontro, fez-se alguns jogos de estimulação sensorial com o objetivo dos idosos identificarem, com os olhos vendados e auxílio do tacto /olfacto, os frutos ou legumes apresentados.
 
Festa do Halloween
Para terminar o mês, comemoramos o Halloween, aperaltando a nossas instalações com decorações alusivas à época.
Foi notório o entusiasmo manifestado pelos idosos com a preparação das decorações e com a ornamentação de um cesto de doces para receber a criançada, que todos os anos, no dia 31 de Outubro vêm brincar à doçura ou travessura.
Foi mais um momento de partilha e de animada brincadeira.
 
 

 
Para comemorar o Dia do Idoso, a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS), juntamente com o apoio de algumas Instituições da RAM, está a organizar a III Festa da Vida, agendada para o próximo dia 15 de outubro, pelo que todos os idosos estão convidados a participar nesta que será a sua festa!
 
 
 

 
 
Diz a sabedoria popular que “corra o ano como for, haja em Agosto e Setembro calor”.
A sabedoria popular foi assertiva. Em setembro foram realizadas algumas atividades em jeito de despedida do verão e de boas vindas ao outono já que o bom tempo, que se perpetuou ao longo do mês, quis assim permitir.
 
Atividade de motivação profissional “ Convívio e Brincadeira D´Outrora”
- A atividade motivacional realizada no dia 05 de setembro, já há muito estava programada, mas, o dia prometia!
Com alguma chuva à mistura, os colaboradores do CSPSB deslocaram-se até ao Montado do Pereiro para uma atividade convívio, proporcionada anualmente pela Instituição com o objetivo de promover a confraternização e a união entre os seus colaboradores.
A brincadeira começou com uma Gincana de Jogos tradicionais onde as várias equipas tiveram de disputar os 3 lugares do pódio.
Seguiu-se um almoço convívio que deliciou os presentes e finalizou-se o dia com uma aula de aeróbica.
A boa disposição, a gargalhada, o ambiente agradável de companheirismo foi a tónica permanente deste encontro.
Um bem-haja a todos aqueles que participaram e aqueles que se empenharam na realização de mais esta atividade.
 
Passeio em grupo
Nada melhor que um passeio pela Região, que se realizou no dia 11 de setembro e que contou com a participação dos cidadãos das diferentes valências do CSPSB.
A primeira paragem foi no Paul do Mar onde aproveitamos para fazer uma pequena promenade, seguindo-se depois o almoço nos Lamaceiros, no concelho do Porto Moniz. Depois seguimos o nosso destino, rumo à Ribeira Brava, parando ainda no Posto Florestal da Malhadinha para um breve lanche. Foi um dia recheado de muito convívio e boa disposição entre todos os presentes.
 
Piscina
- Neste mês, foi ainda possível efetuar algumas “brincadeiras” na piscina e para finalizar a nossa época balnear, no dia 15, uma vez que o tempo ficou mais fresco, fomos tomar café à esplanada da piscina, onde nos despedimos do verão, mas ficou a promessa de para o ano voltarmos a repetir a experiência.
 
 
 
Almoço Havaiano
- No dia 17 de setembro, os idosos do Centro de Convívio da Serra de Água participaram num almoço Havaiano, a convite do Lar de São Francisco.
A animação e convívio estenderam-se pela tarde e fizeram recordar as belas praias havaianas com as maravilhosas ondas para prática de surf e os cocktais maravilhosos, servidos ao som do Hula Hula.
 
 
Dia Mundial do Alzheimer
- Em comemoração do dia Mundial do Alzheimer, foram realizados a 21 de setembro, com os idosos das diferentes valências, jogos de estimulação cognitiva e sensorial, por meio dos 5 sentidos, seguindo-se uma ação de sensibilização sobre a temática, promovida pela Enfermeira da Instituição. Nesta acção, procurou-se dar a conhecer as características da demência e sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo como forma de prevenir a doença.
 
 
 

Início do Outono
Para comemorar a chegada do Outono, os idosos coloriram, no atelier de expressão plástica, vários desenhos alusivos à época.
 
 
Visita do Srº Presidente do Governo Regional  ao Centro Social e Paroquial de S. Bento
No dia 29 de setembro, tivemos a honra de receber a visita do Sr Presidente do Governo Regional - Drº Miguel Albuquerque.  Foi feita uma visita ao Lar de S. Bento, tendo ainda sido informado sobre o funcionamento de todas as valências do CSPSB e os serviços prestados. De salientar que teceu elogios à nossa instituição e à forma como se encontra organizada e gerida.
 

 
Mês de agosto
Agosto foi um mês repleto de animação, confraternização e experiências muito enriquecedoras.
 
Comemoração dos 25 anos de Sacerdócio – Pe. Bernardino da Trindade
- No dia 08 de agosto, celebrou-se, em conjunto com a Paróquia da Ribeira Brava, os 25 anos de Sacerdócio do presidente do CSPSB e pároco da Ribeira Brava. A festa, realizada nas instalações do Lar de São Bento e direcionada a toda a comunidade, contou com a presença de várias entidades locais e da cantora madeirense Vânia Fernandes. Foram momentos de muito júbilo e animação.
 Um bem haja, ao Sr. Padre Bernardino pelos 25 anos de serviço realizado em prol da comunidade!
 
 
 
19º Aniversário do CSPSB
- A 11 de agosto, o CSPSB celebrou mais um aniversário.
Passaram-se 19 anos desde que um grupo da comunidade Ribeirabravense se juntou no sentido de criar respostas em favor da população mais desfavorecida do seu concelho. Foram 19 anos, ao longo dos quais, a Instituição se desenvolveu, aumentou o número de respostas sociais, criou postos de trabalho e procurou garantir um serviço de excelência à população.
Nada disto seria possível, sem a dedicação dos colaboradores, motivados por uma Direção empenhada e com vontade de fazer mais e melhor.
Para comemoração do aniversário realizou-se uma missa de Ação de Graças e um almoço convívio, no Lar de São Bento, entre os diferentes elementos desta “Família” (idosos, colaboradores e Direção).
 
 
Dia Mundial do Folclore
- No dia 22, celebrou-se o dia mundial do folclore, com a presença e atuação do grupo de folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava, no Lar de São Bento, que proporcionou momentos de alegria e convivência.
 
Noite de Cinema
Já no dia 27, os clientes do CSPSB e seus familiares foram convidados para uma noite de cinema ao ar livre, com o filme de animação em cartaz “Saúdem todos o Rei Julien”, onde não faltaram as pipocas acompanhadas de uma boa gargalhada!
Jardim das Ervas de Chá
- Neste mês, além da identificação das ervas de chá, do jardim do Lar de São Bento, procurou-se também, dar a conhecer a riqueza do aroma, sabor e efeitos benéficos de cada planta, conhecimento este, encontrado no baú da memória de cada idoso do CSPSB.  
 
Promenades e Piscina
- Este mês foi repleto de muito “gostinho” pela piscina, pelo sol e pequenas promenades à beira mar, experiências marcadas pela boa disposição e descontração.

 
Mês de julho
Já diz o velho ditado: “Por muito que julho queira ser, pouco há-de chover”.
Bem que é verdade este provérbio!
 
Piscina
Os clientes do CSPSB aproveitaram o bom tempo para irem à piscina, junto à praia da Ribeira Brava. Esta experiência, que se tem proporcionado uma vez por semana, tem sido vivenciada com grande entusiamo.  
 
 
“Gincana da Amizade”
No dia 17, os idosos das diferentes valências participaram, uma vez mais, numa Gincana de Jogos Tradicionais, que decorreu no Lar de São Bento.
Foi uma tarde passada com muita boa disposição e alegria, onde se reviveu os jogos da infância e juventude.
 
 
Grupo Folclórico
No dia 22 , os idosos foram brindados pelo Município da Ribeira Brava com música tradicional portuguesa, promovida pelo Grupo Folclórico de Leiria.
 
 
Passeios
No dia 23, alguns idosos aproveitam para passear até São Vicente, onde lancharam e realizaram uma promenade.
Já no dia 30, outros idosos deslocaram-se até ao Porto Moniz para participarem nas comemorações da semana do mar, que estavam a decorrer neste concelho.
 
 

 
Mês de Junho
 
junho é o mês de celebrar os Santos Populares, mês da sardinha assada e mês das marchas populares.
- No dia 11 de junho comemorou-se o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizou-s uma peça de teatro “ O milagre das rosas da Rainha Santa Isabel”, tendo como convidados os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava, que após a nossa atuação, juntaram-se à  festa com animação musical.
- Já no dia 20, algumas crianças e catequistas do 5º ano de catequese, da Paroquia da Ribeira Brava, visitaram o Lar de São Bento e apresentaram igualmente, algumas músicas e orações trabalhadas ao longo do ano de catequese.
 
O São João foi festejado, no Lar São Bento, com um almoço típico desta  festividade (sardinha,  atum, feijão, batatas, salada, massarocas e cerejas), para todos os clientes, colaboradores e os elementos da Direção. Momento muito agradável, acompanhado de animação musical com o grupo “Flor da Idade”, grupo pertencente ao Lar de São Bento.
 
 
- No dia 23 deste mês, e a convite da Direção da Unidade Drº João de Almada, no Funchal, participamos nas marchas populares. No dia 26 realizou-se um encontro de Marchas no Lar São Bento, onde tivemos a presença da Marcha do Centro de Dia da Ponta do Pargo e da Madalena do Mar.
 
Na noite do dia 28 a marcha do Lar do CSPSB saiu à rua para festejar o São Pedro,  onde a alegria e a folia encheu as ruas da Ribeira Brava.
“Há uma noite no ano 
Que alegra o meu coração 
O dia 28 de junho 
Com sua alegria e diversão.” 
 
 

 
 Testemunho de Participação da Equipa de S. Bento
no Projeto "Um Dia pela Vida"
 
 
Esta foi uma experiência inesquecível permitindo a cada um de nós desenvolver, ainda mais, o espírito de solidariedade e de empatia pelos que sofrem da doença. As equipas têm a força de multiplicar sorrisos, vitórias e alimentar a esperança! O cancro não pode nem deve ser percecionado apenas no conceito da doença. Esta é uma luta conjunta que envolve os doentes, os seus familiares, amigos e a própria sociedade. Por vezes, são os momentos menos bons que nos servem de lição, nos dão energia e nos fazem despertar para a vida. Uma manhã por nascer cinzenta nada a impede de vir a transformar-se numa linda tarde de sol! Todas as vidas têm dificuldades, inúmeros obstáculos. A forma como os encaramos e lidamos com eles é que faz toda a diferença. Citando Manuel Forjaz "poderei morrer da doença mas a doença não me matará".
 
“Desespero numa noite escura
Dissipa-se ao amanhecer
O teu apoio é a minha cura
O teu sorriso é o meu viver.
Realizarei todos os meus sonhos
Não é o desalento que me irá deter
Ainda terei momentos risonhos
Tudo farei para mais uns segundos sobreviver.
 
Nem por um ápice desistirei
Força e esperança a cada dia irei ter
À dor, ao sofrimento renunciarei
Porque amanhã quero voltar a viver.
 
Não imaginas como as tuas palavras
São as asas para o meu corpo acreditar
Lágrimas e dor entrelaçadas
Acredito que tudo posso superar.”                                                                 
 

 
 
Festa de Encerramento do Projeto "Um Dia Pela Vida"
 
A festa de encerramento do  Projeto "Um dia pela Vida", no concelho da Ribeira Brava, teve lugar no fim de semana de 6 e 7 de junho. Foi com muito entusiasmo e dedicação que a nossa equipa, uma vez mais, deu o seu contributo, tendo participado ativamente nas atividades desenvolvidas, designadamente na "Marcha pela Vida", na "Passadeira da Vida" e ainda na venda de comes e bebes, em que o saldo revertia na integra para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um bem haja a todos pela colaboração neste projeto!

 
Mês de maio
 
O Lar de São Bento implementou um espaço para prática de floricultura, acessível a cidadãos com mobilidade reduzida. Este espaço, repleto de cor e fragrâncias, pela grande diversidade de flores (não me deixes, cravos, rosas, entre outras), tem sido alvo de grande vigilância e cuidados, garantidos pelos idosos.
 
Aparições de Fátima
Ao longo do mês foram celebradas as aparições de Nossa Senhora de Fátima, com a recitação da oração mariana, na capela do Lar de São Bento, que contou com a presença de algumas instituições convidadas, nomeadamente, o Lar Intergeracional da Santíssima Trindade,  a Fundação João Pereira e a Escola Básica da Ribeira Brava. Neste contexto, além da dimensão espiritual, foram proporcionados momentos de lazer e convívio, com a visualização do filme “o dia em que o sol bailou” e animação musical.
Dia do Trabalhador
O dia do trabalhador (1 de maio), foi relembrado com um debate muito participativo sobre as profissões de outrora e da atualidade.
 
Dia da Mãe
No dia 2 de maio, de modo a homenagear e celebrar o dia da mãe, os idosos partilharam experiências sobre os privilégios e desafios de serem mães e sobretudo de serem filhos.
 
Feira de Stocks
A 9 e 10 de maio, a convite do município da Ribeira Brava, o CSPSB participou na "Feira de Stocks", comercializando e partilhando iguarias e especialidades de pastelaria, que se realizou no adro da igreja paroquial e deliciou os visitantes.
 
Dia dos Museus
No dia 18, a convite do Museu Etnográfico da Madeira alguns cidadãos tiveram a oportunidade, de visitar este museu e o seu jardim de ervas aromáticas.
 
Divino Espírito Santo
A 25 de maio, o Lar de São Bento recebeu a visita do Divino Espírito Santo, momento muito aguardado e apreciado por todos os residentes e colaboradores.
Encontro de Idosos
No dia 21 fomos convidados pela Associação “Garouta do Calhau” a participarmos ativamente no VI Encontro de Idosos, no Jardim Municipal. Neste contexto, foi dinamizada, pelos idosos, uma peça de teatro de cariz histórico, sobre o milagre das rosas da Rainha Santa Isabel.
 
Abertura do Desporto Escolar
Não deixamos o mês de maio, sem relembrar a participação dos idosos do Ensino Recorrente, na abertura do desporto escolar, com uma coreografia de dança, que se realizou no dia 25 de maio, a convite da Secretaria da Educação. 

 
Homenagem ao Centro Social e Paroquial de São Bento
 
O Centro Social e Paroquial de São Bento foi alvo de homenagem pelo Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na sessão de abertura das comemorações da Segurança Social, que se realizou a 08 de maio,no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira.
Nesta cerimónia, que contou com a presença da Exma. Sra.Secretária Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rubina Leal e do Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretivo do ISSM, IP-RAM, foi reconhecido publicamente o trabalho de três Instituições de Solidariedade Social na Região:
Na intervenção com os idosos foi contemplado o Centro Social e Paroquial de São Bento; na área da comunidade e família, o Centro Social e Paroquial de Santo António; na Infância e Juventude, a Fundação Aldeia da Paz.
É com grande orgulho e satisfação que o Centro Social e Paroquial de São Bento vê reconhecidos 19 anos de intervenção junto da população idosa, solidamente assentes em valores e principios éticos: Solidariedade; Humanização; Individualidade; Dignidade humana; Qualidade e Inovação.
A Direção do CSPSB manifesta o seu apreço a todos os colaboradores, que tornaram possível o presente reconhecimento público e agradece a distinção.
 
Para mais informação consultar:
http://www.jornaldamadeira.pt/artigos/apoios-sociais-ser%C3%A3o-monitorizados-na-regi%C3%A3o
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/515316-governo-aposta-no-apoio-integrado-aos-cidadaos-mais-necessitados
 

 
Jantar 2 de maio - Liga Portuguesa Contra o Cancro
 
No dia 2 de maio decorreu o jantar promovido pela Equipa de “S. Bento Por uma Causa”, no restaurante Encumeada, com o intuito de angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Foi com imensa satisfação que verificamos uma grande adesão por parte da população a este evento, refletindo a solidariedade para com a Causa.  
Foi um momento pautado pela boa disposição e convívio, misturado com muita animação musical. Com a aproximação do “Dia da Mãe” e atendendo à Causa do evento, foi homenageada uma mãe que partiu vítima de cancro, tendo sido alargada esta homenagem a todas as mães presentes (entregue uma flor pelos voluntários).
O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro Dr. Ricardo Sousa esteve presente, tendo dirigido umas palavras de apreço e de esperança a todos os presentes, bem como o Presidente da Direção do CSPSB Sr. Padre Bernardino.
A Equipa de “S. Bento por Uma Causa” agradece a todos quanto colaboraram connosco, permitindo que o jantar fosse memorável, bem como aos participantes e ainda a alguns colaboradores e amigos, que mesmo não estando presentes fizeram questão de contribuir para a Liga, tendo-nos sido possível arrecadar 1243 euros, que certamente farão a diferença na vida de alguém!
A todos os voluntários da equipa Bem Hajam por todo o Esforço e Dedicação!
 
 

 
Atividade Desenvolvidas no Mês de abril
 
Diz o velho ditado: “Abril, águas mil”
Na nossa Instituição pode-se dizer-se que: “Em abril, atividades mil”, pelo vasto leque de atividades dinamizadas.
 
Semana Santa
Na Semana Santa, os clientes tiveram oportunidade de participar nas diversas celebrações religiosas, bem como, numa “caça ao ovo”, que envolveu os cidadãos das diferentes valências.
No dia de Páscoa, não podiam faltar algumas iguarias: o cabrito e as amêndoas deliciaram os nossos clientes, tendo-lhes sido também oferecido, uma pequena lembrança alusiva à época
 
 
Dia Mundial da Saúde
Já nos dias 06 e 07 de abril, em comemoração do Dia Mundial da Saúde, foi realizada uma caminhada entre a avenida do mar e o cais do Funchal, onde estes puderam observar os magníficos cruzeiros ancorados na baía e desfrutaram de um piquenique no parque de Santa Catarina.
A convite do município da Ribeira Brava, para festejar a mesma data, participou-se numa aula de ginástica sénior, que ocorreu a 10 de abril, nos paços do concelho.
 
 
 Dia da Liberdade – 25 de abril   
Não poderíamos esquecer o dia da Liberdade e como tal, os clientes tiveram a oportunidade de visualizar o filme: “Os Capitães de Abril”, seguindo-se um debate, muito participativo, alusivo ao tema: “O tempo da ditadura e a liberdade”.
 
Dia Mundial do Sorriso  
Caminhando para o fim do mês, mais concretamente no dia 28, realizou-se uma atividade de estimulação cognitiva, em comemoração do dia do sorriso, na qual, apartir da apresentação fotográfica de diversos sorrisos, os clientes deveriam identificar a quem perteciam: “Adivinhem de quem é este sorriso?”
 
 
Dia Mundial da Dança
Não poderíamos deixar passar o Dia Mundial da Dança sem um pezinho de Zumba,que se proporcionou a 29 de abril, sob orientação da Professora de Educação Física,no pátio do Lar São Bento. 
 

 
Projeto "Um Dia Pela Vida"  
 
O Centro Social e Paroquial de S. Bento (CSPSB) associou-se ao  Projeto "Um Dia Pela Vida", tendo constituído uma equipa, "S. Bento Por Uma Causa", composta por vinte voluntários. O projeto está a ser desenvolvido no concelho da Ribeira Brava, tendo como principal propósito sensibilizar/prevenir a doença do cancro, bem como angariar fundos para reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para deste modo poderem apoiar todos aqueles que necessitam. 
Neste âmbito a "Equipa S. Bento Por Uma Causa" organizou uma ação de sensibilização, direcionada para os colaboradores desta instituição.  E está a providenciar um jantar no Restaurante Encumeada, no próximo dia 2 de maio, aberto a toda a comunidade, com o intuito de angariar os  fundos para a Causa.
 
Ação de Sensibilização, desenvolvida no dia 9 de abril. Contou com a colaboração da Enfermeira Cátia, tendo estado presente nesta ação noventa colaboradores do CSPSB.
 
 
 

 
Atividades Desenvolvidas no Mês de março de 2015
 
MARÇO foi um mês de comemorações e homenagens que não poderiam ficar esquecidas:
 
- Dia Internacional da MULHER (08 Março)
Foi promovido, a 08 de março, um debate com os idosos, sobre a igualdade de género e de oportunidades, os direitos da mulher e a sua evolução ao longo dos tempos.
As diferenças entre a mulher de outrora e a mulher contemporânea, foram sendo entusiasticamente enumeradas pelos idosos.
Em jeito de homenagem, foi oferecido a cada mulher uma porta chaves reciclado, em forma de flor.
 
 
 
- Dia do PAI e de SÃO JOSÉ (19 de março)
O dia do pai, foi repleto de reflexão e partilha de experiências sobre a figura paterna. Foi igualmente, momento de oração, a São José.
Alguns idosos participaram também,com grande entusiasmo, no arraial de São José, dinamizado pelo Lar da Bela Vista.
 
 
- Dia Mundial da PRIMAVERA, da ÁRVORE e da FLORESTA (21 de março)
Em ode à Natureza, foi promovido, a 25 de março, um passeio intergeracional, envolvendo os cidadãos das várias valências da Instituição e alguns jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).
Estes foram enriquecidos, com os conhecimentos transmitidos pelos guias do Núcleo dos Dragoeiros e do Parque Ecológico do Funchal, sobre as árvores endémicas da Laurissilva da Madeira, o trabalho desenvolvido para proteção do parque ecológico (exposição fotográfica), seguindo-se de uma caminhada guiada por um dos trilhos do parque.
No Lar de São Bento, não se poderia também deixar de comemorar esta data, que foi assinalada com a plantação de uma árvore de fruto (ameixeira), no jardim da Instituição, com a colaboração dos idosos, que assumiram o compromisso de a cuidar.
 
 
 
 
- Dia Mundial da JUVENTUDE (28 de março)
Celebrou-se o dia da juventude com a presença e testemunho de alguns jovens, que partilharam experiências, sonhos, expetativas para o futuro e desafios da atualidade.
Promoveu-se ainda, o debate sobre as diferentes tribos urbanas, com visualização fotográfica de diversas modas e estilos adotados pelos jovens de hoje, que despertou o interesse e a curiosidade dos espectadores.
AINDA NESTE MÊS…
- Alguns idosos, deram ASAS À CRIATIVIDADE, colaborando na elaboração de um objeto decorativo (arranjo floral), com material reciclado, que foi digno de exposição nas instalações da Câmara Municipal da Ribeira Brava (“Exposição Eco-criativa”).
 
- Enquanto adeptos experienciados, dos benefícios do SNOEZELEN, alguns residentes não quiseram faltar à exposição, promovida pelo CAO, no Museu Etnográfico da Madeira, sobre este tipo de Terapia.
 
 

 
Consignação IRS
 
 
SEJA SOLIDÁRIO E APOIE DOANDO 0,5 % DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI!
 
O Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava informa a todos os interessados que no presente ano, poderão contribuir com 0,5% do imposto líquido no IRS.
 
O seu contributo pode fazer a diferença!
Estará a colaborar na aquisição de bens e serviços propiciadores de qualidade de vida aos cidadãos que usufruem dos nossos serviços.

Esta ação não tem quaisquer custos para si:
O Estado permite que 0,5% do imposto total de cada contribuinte que iria para os seus cofres, revertam para uma Instituição, sem prejuízo do valor que lhe será devolvido, caso tenha direito ao reembolso do referido imposto.
Como contribuir?
Preencha o quadro 9 do anexo H, na sua declaração anual de IRS (modelo 3), com o nome da instituição:
“CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SÃO BENTO DA RIBEIRA BRAVA”
e no campo destinado ao NIPC, coloque: “511058110”
A Instituição agradece a vossa generosidade!
 
  

 
Fevereiro foi o mês do Entrudo, das malassadas, de S. Valentim e “afinal é Carnaval ninguém leva a mal!”
Associado a estes eventos, o CSPSB definiou como tema do Carnaval a “Trupe dos Afetos”, pelo que ao longo do mês os idosos ajudaram na confeção dos seus trajes e tiveram vários ensaios da coreografia.
No dia 11, fomos convidados a participar num convívio promovido pelo Centro de Dia da Encarnação.  
No dia 13, participamos no cortejo de carnaval promovido pelas escolas do concelho. No dia 15, fomos até ao Funchal para animar o cortejo trapalhão.
No dia 16, o grupo da “Associação de Idosos do Porto Moniz e Ribeira da Janela”, fez-nos uma visita, tendo-nos proporcionado momentos de animação com as suas cantigas populares.
Finalizamos as animações de Carnaval e o dia de São Valentim no dia 18, com um concurso de quadras alusivas à época, promovendo um convívio entre idosos das diferentes valências do CSPSB e do Centro de Dia da Madalena do Mar. 
 
Confeção dos Trajes de Carnaval
 
CConvívio no Centro de Dia da Encarnação
 
Cortejo de Carnaval
 
Animação com os idosos da Associaçao do Porto Moniz
 
Convívio entre idosos das valências do CSPSB e do C. de Dia da Madalena do Mar
 

 
 
Jogo de Bóccia
 
Realizou-se a 16/01/2015, um encontro com o Lar da Ponta Delgada para um jogo de Boccia, sendo este um momento de confraternização entre os idosos de ambas as instituições. 
 
 

 
 
Santo Amaro
 
Os idosos das diferentes valências do CSPSB foram cantar o Santo Amaro e “varrer os armários” em diferentes instituições do concelho.  
 
 
 

 
 
Bodas de Platina
 
Comemorou-se a 08/01/2015, os 65 anos de Matrimónio do casal Manuel Lobo e Maria Conceição Abreu, com a celebração eucarística e um convívio, onde estiveram presentes alguns familiares e amigos do casal. 
 
 
 

 
Dia de Reis
 
Proporcionou-se o convívio e o Cantar dos Reis com a visita, ao Lar de São Bento, do infantário “O Balão” e do Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava.
 
 
 

 
Visita Presépios
 
Os idosos das diferentes valências do CSPSB tiveram a oportunidade de visitar o presépio do Curral das Freiras e o do Galeão em São Roque. 
 
 

 
O mês da “Festa”
 
Várias foram as atividades desenvolvidas no mês de dezembro, de modo a comemorar o “Mês da Festa”.
Os idosos ajudaram na preparação dos enfeites natalícios, na ornamentação de uma árvore de Natal que se encontra exposta no Museu Etnográfico da Madeira.
O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Ribeira Brava convidou-nos a assistir ao espetáculo das comemorações da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais.
Atuamos na festa de Natal do Lar da Ponta Delgada com o nosso grupo de animação musical “Flôr da Idade”.
No dia 24 de dezembro participamos na “missa dos avós”.
Os idosos tiveram ainda a oportunidade, de assistir ao “Circo Mundial”, ao “Natal dos Hospitais” e ver a Iluminação/ Decoração na cidade do Funchal alusivas à época Natalícia.

 
Noite do Mercado
 
A noite do mercado da Ribeira Brava decorreu nos dias 20 e 21 de dezembro, na qual o Centro Social e Paroquial de S. Bento participou, com uma feira de venda de produtos decorativos (realizados pelos residentes da Instituição), broas e licores. Teve ainda uma "quermesse" em que foram sorteados vários prémios. Contou com o apoio de vários colaboradores que disponibilizaram-se para contribuir nas vendas que depois revertem a favor dos residentes.
 

  
 Missa do Parto
 
No passado dia 16 de dezembro, foi celebrada uma "missa do parto", onde estiveram presentes alguns residentes e colaboradores do Centro Social e Paroquial de S. Bento. Deste modo, foi possível reviver e participar numa cerimónia tão apreciada nesta época festiva. Após a missa houve muita animação no Lar, acompanhada de uma canja, cacau e sandes, bem típico da nossa tradição madeirense.

 
 Decorações de Natal 
 
As valências do Centro Social e Paroquial de S. Bento estão decorados a preceito, de modo a que os residentes, colaboradores, famílias e visitantes tenham o espírito da época Natalícia  bem presente.
 

 
Jantar de Natal - 13 de dezembro
 
Foi no passado dia 13 de dezembro que decorreu o jantar de Natal entre os colaboradores do Centro Social e Paroquial de S. Bento. Este encontro tem como principal objetivo fomentar o convívio e estreitar os laços entre os colaboradores desta instituição, celebrando deste modo a época natalícia.
O divertimento e a animação entre todos os colaboradores foi visível ao longo de todo o jantar. Foi feito um sorteio de prémios aos colaboradores (oferecidos pelos fornecedores do Centro Social e Paroquial de S. Bento). A noite terminou com karaoke e muita dança que deliciou os presentes. 
 
 
  
 
 
  

 
 Preparativos para a "Festa" - Broas
 
Foi num ambiente de muita animação e entreajuda que alguns residentes e colaboradores  do Centro Social e Paroquial de S. Bento se reuniram com o intuito de confecionar as "broas para a festa". Foram feitas broas de laranja com côco, broas de mel e salgadinhos. 
 
 

 
Votos de umas Boas Festas
  
 

 
S. Martinho
 
Neste mês de novembro, o CSPSB festejou o São Martinho, com a realização de um magusto, que implicou a preparação e o assar das castanhas, com a ajuda dos idosos. Neste convívio, que envolveu as diferentes valências do CSPSB, falou-se sobre a lenda de São Martinho e como manda a tradição, não deixou de faltar:
“São Martinho Castanhas e Vinho!”
 
 

 
 Formação aos Colaboradores do CSPSB
 
Atendendo à importância que a formação assume para a garantia de um serviço de excelência e para a qualidade dos cuidados prestados, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, promoveu junto dos seus colaboradores, nos meses de julho e de outubro, duas Acções de Formação intituladas “Trabalho em Equipa e Gestão de Conflitos” e “Primeiros Sinais de Demência”, repartidas por oito sessões, tendo abrangido cerca de 110 colaboradores em cada uma das temáticas. 
 

 
Dia da Música e do Halloween
 
No dia 31 de outubro celebramos o "dia da Música" e do "Halloween", dia em que brincamos às bruxas e aos fantasmas. Momentos de muita animação e de boa disposição. Tivemos a participação dos nossos residentes, assim como, dos cidadãos das valências dos centros de convívio da Furna e da Serra de Água. 


 
Dia Mundial da Terceira Idade
 
No dia 28 de outubro, participamos na comemoração do “Dia Mundial da Terceira Idade”, promovido pelo Museu Etnográfico da Madeira.
Foi uma tarde muito animada, em que se promoveu o convívio entre os idosos de diferentes instituições do concelho. Foram desenvolvidas várias atividades, desde a leitura de poemas de autores portugueses, cantigas, dança de músicas populares e ainda jogos de dominó e cartas. No fim os participantes receberam um certificado de participação. 
 

 
DESFILE SÉNIOR - “ Reciclar para usar”
 
No dia 01 de outubro, participamos no desfile sénior “ Reciclar para usar” promovido pela ADBRAVA no átrio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
Foi um momento de convívio e de muita animação entre todos os presentes. 
 
 

 
Terapia Hortícola
 
O Lar de São Bento, criou desde junho deste ano, uma horta biológica, procurando garantir uma terapia lúdica aos seus residentes. Pretende-se deste modo, que lhes seja proporcionada ocupação e a satisfação de colher os produtos agrícolas para consumo próprio.
 
 
 

 
 
Entrevista do CSPSB ao Jornal Solidariedade - março 2014
 
Pode aceder à notícia, através do link (págs 20-21):
http://issuu.com/solidariedade/docs/03soli01-24_9f3c8e1c636d65
 
 

  
Participação no Cortejo de Carnaval - 2014
 
 
À semelhança de anos anteriores, o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, participou nos desfiles alegóricos, que decorrereram a 28 de fevereiro e a 02 de março, na Vila da Ribeira Brava, no ãmbito nas festividades Carnavalescas do município.
 
 
A nossa Trupe “brincou” à arte e aos pintores, numa festa cheia de folia e animação!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Votos de Boas Festas
  
 
 

 
     
Jantar de Natal - 14 de dezembro de 2013
 
O Centro Social e Paroquial de São Bento organizou um Jantar de Natal, com o intuito de promover o convívio o espírito natalício entre os seus colaboradores, que se realizou a 14 de dezembro, no Restaurante Lugar de Baixo.
 
 
 
 

 
 
Exposição: "O Nascimento do Menino, nos nosso dias..."
 
 
 
Foi inaugurada a 22 de Novembro, pelas 17 horas, no Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava a Exposição: “O Nascimento do Menino, nos nossos dias…”, proveniente da coleção particular de Ludovina Pereira.
 
A colecionadora, nascida a 25 de novembro de 1962, no concelho do Funchal, é casada, tem dois filhos e reside no concelho de Ribeira Brava. Ludovina iniciou esta coleção em 1985, com um presépio adquirido de uma prenda monetária aquando do seu casamento. Mais tarde, ao serviço do CSPSB, frequentou uma formação de Artes Decorativas, onde iniciou a pintura de pequenas imagens e presépios, desenvolvendo especial gosto pelos últimos, dado o seu simbolismo. O gosto manifestado é tal, que a Família e Amigos têm contribuído com grande entusiasmo para o crescimento desta coleção, que já ultrapassa os 200 presépios.
 
Assim, com o aproximar da época Natalícia o Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava abre portas à comunidade e promove a ocupação e interação dos seus clientes com a mesma e respetivas famílias.
 A exposição estará aberta ao público, nas instalações do Lar de São Bento, no período entre 22 de novembro e 23 de janeiro de 2014, com o horário compreendido entre as 10:00 – 13:00 e as 14:00 - 17:00h.
 
 

 
 
Comemoração de 100º Aniversário 
 
 
“Graças a Deus por chegar a esta Idade, Estou tão feliz”
– frase proferida pela Sra. Maria de Jesus Gomes, aquando da comemoração do seu ANIVERSÁRIO NATALÍCIO (100 anos), a 24 de outubro, com a presença de familiares, amigos, clientes e coloboradores do Centro Social Paroquial de São Bento, Instituição da qual usufrui do apoio do Serviço de Ajuda Domiciliária.
Ao perguntarmos à cliente como chegar a esta idade com tamanha autonomia, vivacidade e alegria, a mesma respondeu-nos:
“Todos os dias vou à fazenda, rezo um terço a S. João para o bom juízo e um terço a  N. S. Da Piedade para não ficar entravada”.
 
Esta experiência transmite-nos claramente um ensinamento:
Mais do que acrescentar "anos à vida" importa acrescentar "vida aos anos".
 
Que Viver mais signifique também viver melhor!
 

 
Tarde de Convívio e Animação Musical
 
Foi dinamizada, no dia 21 de Setembro de 2013, uma tarde de Convívio, no Centro de Convívio da Eira do Mourão (Ribeira Brava), visando proporcionar a todos os colaboradores do Centro Social e Paroquial de São Bento, um momento de descontração e convívio.
  
   Descrição da Atividade:
   - Almoço (oferecido pela Instituição)
   - Tarde de Animação (Música, Dança e Karaoke)
 
 

  
"Serenata ao Luar" 
 
Foi realizada uma Noite de Fados, a 13 de Setembro de 2013,  no Jardim do Lar de São Bento da Ribeira Brava, pelas 20:00, com a participação dos Idosos, familiares e colaboradores  desta valência. 
 
 
 

 
17º Aniversário -  Centro Social e Paroquial de São Bento
 
O Centro Social e Paroquial de São Bento celebrou o seu 17.º Aniversário, a 11 de agosto de 2013, com as seguintes atividades:
- Celebração da Eucaristia (na Igreja da Ribeira Brava)
- Almoço Convívio
- Animação Musical, desenvolvida pelos Idosos do Lar de São Bento.
 

 
Dia dos Avós / Dia Internacional da Amizade
 
 O Lar de São Bento comemorou, a 31 de julho de 2013,  o Dia dos Avós e o Dia Internacional da Amizade com atividades direcionadas aos idosos e familiares:
- "Gincana da Amizade";
- Lanche convívio.  
 

 
28 junho de 2013 - Marchas de São Pedro na vila da Ribeira Brava
 
Os colaboradores e idosos do Lar de São Bento da Ribeira Brava participaram, uma vez mais, no desfile de Marchas Populares da Ribeira Brava, que se realizou a 28 de Junho de 2013, por ocasião das Festas de São Pedro.
 
 

 
 
Michael Birt, Bailiff de Jersey visita Lar de São Bento
 
Michael Birt, Bailiff de Jersey, na sua visita à Região Autónoma da Madeira visitou e almoçou nas instalações do Lar de São Bento da Ribeira Brava, a 13/06/2013, cuja ampliação, contou com a ajuda de um donativo dos habitantes de Jersey, depois da catástrofe do 20 de Fevereiro 2010.
 
 
 

 
 
 
 Fonte: http://www.dehonianos.org/portal/noticias_ver.asp?noticiaid=796
 
Convívio Comemorativo - Condecoração Pe Bernardino da Trindade
(Presidente da Direção do CSPSB e Pároco da Ribeira Brava)
 
  
 
  
 

topo